Política e Economia internacional 2026

Mais um ataque à toa, agora o Azerbaijão. O Irão aparenta querer lançar toda a região no conflito.
Eu acho que essa é mesmo a estratégia deles. Tentar lançar o caos mundial. Do ponto de vista deles, talvez não seja mal pensado.
Do nosso ponto de vista (vá, do meu), espero que não aconteça, mas também não deveria ter acontecido esta guerra mas o pedófilo e o genocida fazem o que querem.

-> https://www.jpost.com/opinion/article-888630

Pá, acho que é expectável que amigavelmente se bombardeie certos vizinhos para casualmente dissuadir ideias secessionistas.

Acrescento que o presidente azeri... não é propriamente um santo.

Oficialmente, o Azerbaijão tem relações muito próximas com Israel.

Oficiosamente, o Azerbaijão é utilizado pelos israelitas para operações dentro do Irão.

Os EUA e Israel estão intencionalmente a desmantelar toda a infraestrutura de segurança no noroeste iraniano dominado por curdos e azeris.

Tal como boa parte do restante país, o noroeste é extremamente montanhoso o que favorece prolongadas insurgências na ausência de autoridades unificadas.

Caos sectário é o objetivo (Israel) ou pelo menos uma alavancagem negocial (EUA) no estilo da Síria.

A ver como acabará porque turcos não permitirão de jeito nenhum o regresso de certas fações curdas, o que pode implicar o armamento de milícias azeri-iranianas. Não falam mais publicamente para não chatear o laranja.

Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar
Do nosso ponto de vista (vá, do meu), espero que não aconteça, mas também não deveria ter acontecido esta guerra mas o pedófilo e o genocida fazem o que querem.
O 'engraçado' é que podes dizer isso assim, em qualquer idioma, que ninguém vai perguntar de quem se fala.
Entendo o que querem dizer, mas não há ninguém mais pedófilo do que os aiatolás. A idade de consentimento no regime iraniano é, no mínimo, de 9 anos, e o casamento forçado é legal. Quanto aos genocidas, não tenho a menor dúvida de que o Irão dos xiitas fanáticos teria a vontade de matar o maior número de civis possíveis de forma indiscriminada se tivessem essa capacidade. Aliás, basta olhar para o que a Guarda Revolucionária Islâmica faz dentro do Irão para perceber isso. :rolleyes:

Com isto não quero branquear as ações de Israel e dos EUA sob a administração de Trump, mas tenho visto recentemente uma espécie de propaganda que tenta colocar o regime islamista como a "vítima", ao mais puro estilo da Ucrânia na invasão russa - ignorando completamente o facto de terem sido eles que puseram todo o Ocidente como o maior inimigo deles, e todas as ações nefastas da República Islâmica durante décadas. Curiosamente, muitas das "pessoas" que têm puxado esta narrativa são muçulmanos sunitas - e digo curiosamente porque, se o Irão conseguisse alcançar os seus objetivos de longo prazo, os sunitas estariam na linha de fogo do regime. Estão literalmente a apoiar pessoas que não teriam nenhum problema em abatê-los só porque não aceitam a sua autoridade e hierarquia dentro da religião islâmica. Sabia que havia uma tolerância absurda de muitas das comunidades muçulmanas em relação a fundamentalistas da treta, mas não sabia que chegava ao nível absurdo de tolerarem clérigos que os odeiam, e não são discretos em relação a isso. :wacko:

• Gosto
Reactions: hurricane
Entendo o que querem dizer, mas não há ninguém mais pedófilo do que os aiatolás. A idade de consentimento no regime iraniano é, no mínimo, de 9 anos, e o casamento forçado é legal. Quanto aos genocidas, não tenho a menor dúvida de que o Irão dos xiitas fanáticos teria a vontade de matar o maior número de civis possíveis de forma indiscriminada se tivessem essa capacidade. Aliás, basta olhar para o que a Guarda Revolucionária Islâmica faz dentro do Irão para perceber isso. :rolleyes:

Com isto não quero branquear as ações de Israel e dos EUA sob a administração de Trump, mas tenho visto recentemente uma espécie de propaganda que tenta colocar o regime islamista como a "vítima", ao mais puro estilo da Ucrânia na invasão russa - ignorando completamente o facto de terem sido eles que puseram todo o Ocidente como o maior inimigo deles, e todas as ações nefastas da República Islâmica durante décadas. Curiosamente, muitas das "pessoas" que têm puxado esta narrativa são muçulmanos sunitas - e digo curiosamente porque, se o Irão conseguisse alcançar os seus objetivos de longo prazo, os sunitas estariam na linha de fogo do regime. Estão literalmente a apoiar pessoas que não teriam nenhum problema em abatê-los só porque não aceitam a sua autoridade e hierarquia dentro da religião islâmica. Sabia que havia uma tolerância absurda de muitas das comunidades muçulmanas em relação a fundamentalistas da treta, mas não sabia que chegava ao nível absurdo de tolerarem clérigos que os odeiam, e não são discretos em relação a isso. :wacko:

Quando se começa a comparar democracias (??) Ocidentais (??) com regimes como o Iraniano já não é possível discutir mais nada. O regime Saudita é péssimo. Bora lá bombardear aquilo e fazer cair o regime. Ou, em alternativa, podemos fazer um convite para jantar.

Ninguém, no seu estado normal, nega o horror que é o regime Iraniano. O que se questiona são as premissas falsas usadas para justificar a guerra e o critério. O regime Iraniano é horrível e assassina os seus cidadãos. Vamos libertá-los deste horror assassinado-os. E podemos começar por uma escola de meninas. Uma coisa é verdade: como só se morre uma vez, todos os que forem assassinados pelos Americanos e Israelitas já não podem ser assassinados pelo seu próprio líder. Podiam escrever isso nos túmulos.

• Gosto
Outro que dá uma no cravo e outra na ferradura.

Não concordo que tenham sido os Iranianos a colocarem-se contra todo o ocidente. Aliás, foi o Ocidente (USA e Britãnicos) que acabaram com a democracia no Irão. E pasmem-se lá sobre a razão...petróleo , pois claro. O Irão de Mossadegh era uma democracia cada vez mais semelhante às ocidentais, mas o homem lembrou-se de nacionalizar as empresas do petróleo!!! Toca a fazer um golpe de estado.
Não vamos ser ingénuos. Nem Estados Unidos, nem Israel querem uma democracia no Irão. Querem é mais do mesmo, mas com alguém que lhe "dê" dinheiro. Vou até mais longe. Os países vizinhos do Irão não querem que eles sejam uma democracia. Vejam lá...um estado democrático a dar ideias às populações dos países de Reis :)

O "Ocidente" tem dado cabo e vai continuar a destruir países e mais países por interesses financeiros alegando como sempre a liberdade e a democracia.

PS: Estou bem a borrifar-me para a queda do regime teocrático dos Aiatolas...estou é preocupado pela repetição de tantas e tantas histórias iguais que acabaram super mal.

Não concordo que tenham sido os Iranianos a colocarem-se contra todo o ocidente. Aliás, foi o Ocidente (USA e Britãnicos) que acabaram com a democracia no Irão. E pasmem-se lá sobre a razão...petróleo , pois claro. O Irão de Mossadegh era uma democracia cada vez mais semelhante às ocidentais, mas o homem lembrou-se de nacionalizar as empresas do petróleo!!! Toca a fazer um golpe de estado.
Não vamos ser ingénuos. Nem Estados Unidos, nem Israel querem uma democracia no Irão. Querem é mais do mesmo, mas com alguém que lhe "dê" dinheiro. Vou até mais longe. Os países vizinhos do Irão não querem que eles sejam uma democracia. Vejam lá...um estado democrático a dar ideias às populações dos países de Reis :)

O "Ocidente" tem dado cabo e vai continuar a destruir países e mais países por interesses financeiros alegando como sempre a liberdade e a democracia.

PS: Estou bem a borrifar-me para a queda do regime teocrático dos Aiatolas...estou é preocupado pela repetição de tantas e tantas histórias iguais que acabaram super mal.

Quando é que o Trump disse que estava a atacar o Irão porque queria instituir uma democracia no Irão?

Fiz uma pesquisa e encontrei isto:

In his first live public remarks on the operation, he offered four reasons for the campaign:

• Destroying Iran's missile capabilities;
  • Annihilating Iran's navy;
  • Preventing Iran from developing nuclear weapons;
  • Ensuring the regime can't continue to arm, fund or direct "terrorist armies" outside its borders.

• Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial
Quando é que o Trump disse que estava a atacar o Irão porque queria instituir uma democracia no Irão?

Fiz uma pesquisa e encontrei isto:

In his first live public remarks on the operation, he offered four reasons for the campaign:

• Destroying Iran's missile capabilities;
  • Annihilating Iran's navy;
  • Preventing Iran from developing nuclear weapons;
  • Ensuring the regime can't continue to arm, fund or direct "terrorist armies" outside its borders.
Onde é que eu disse que o Trump disse que queria instituir uma democracia no Irão? Fiquei curioso.
Mas falta-te aí a mudança de regime, embora não tenha certeza se foi o papagaio laranja que o disse...ou se um dos seus idióticos lacaios. Já fica difícil acompanhar, pois cada dia surge uma razão nova para a origem da guerra.

• Gosto
Não vamos ser ingénuos. Nem Estados Unidos, nem Israel querem uma democracia no Irão.

Pensei que isto queria dizer que havia pessoas a sugerir que a guerra é porque queriam uma democracia no Irão.

Não encontrei em lado nenhum o Trump a dizer que queria uma democracia no Irão. Da mesma forma que não encontrei em lado nenhum o Trump a dizer que queria uma democracia na Venezuela.

Pensei que isto queria dizer que havia pessoas a sugerir que a guerra é porque queriam uma democracia no Irão.

Não encontrei em lado nenhum o Trump a dizer que queria uma democracia no Irão. Da mesma forma que não encontrei em lado nenhum o Trump a dizer que queria uma democracia na Venezuela.
Há pessoas a sugerir isso. Não foi é o Trump, mas eu também não disse que foi o Trump.

• Gosto

Há também a famosa compilação em que o Sócrates local há décadas fala da bomba nuclear que está a semanas de distância, mas publicá-la já seria bater no ceguinho.

• Gosto