Portalegre - Nevão 10 Janeiro 2009

Um bonito nevão :thumbsup:

Que belas imagens! :thumbsup:

Que bonito é ver o nosso Alentejo pintado de branco! E ainda por cima uma zona que adoro!
Pelos vistos as altitudes da serra de São Mamede fizeram notar a sua presença nesta passagem de ar frio. :D

Por aí sim deu bem para pintar a cidade de branco :w00t:, grandes fotos! Este Outono/Inverno estão a ser memoráveis na nossa Capital de Distrito.

Nesta noite esperei tanto pelo teus relatos da queda de neve! Como não aparecias pensava que não haveria hipótese de ela chegar a cair. Agora entendo que estavas em vale de lençóis :D

Ainda por aí passei no dia 10 ao final da manhã e ainda vi cair uns tímidos flocos no alto da Serra de S. Mamede já perto das 13h por uma ou outra nuvem que passava ;). Eu depois acrescento aqui as fotos que tirei por essas bandas.

Então ainda tiveste sorte porque fecharam as três estradas que dão acesso a S.Mamede. A cidade estava fantástica. Hoje, numa horta a frente de minha casa, onde não lhe dá sol, ainda existem restos de neve.

Então ainda tiveste sorte porque fecharam as três estradas que dão acesso a S. Mamede. A cidade estava fantástica. Hoje, numa horta a frente de minha casa, onde não lhe dá sol, ainda existem restos de neve.

Pois pelos vistos! :unsure:

Cheguei acho que era perto das 11h30 e a única estrada que vi lá encima cortada, acho que a que vai para Ribeira de Nisa. Estava lá uma patrulha da GNR com uns pinos a barrar o acesso.
Em alguns locais apanhei algum ou outro troço mais sombrio de estrada completamente congelada, mas nada que com cautela não se passasse.

É verdade, neste Outono-Inverno é a segunda vez na cidade e pelo menos a terceira em S.Mamede.Lá para terça ou quarta feira teremos festa outra vez.

E como o prometido é devido aqui fica o complemento às fotos do meu conterrâneo Meteoptg. :thumbsup:

Na manhã do dia 10 de Janeiro de 2009, após uma pequena, mas sempre magnífica, queda de neve na região interior alentejana, desloquei-me a Portalegre, ao fim da manhã. Na cidade não havendo já grande quantidade de neve e na esperança de ver alguma acumulação de jeito no alto da Serra de São Mamede, tomei a decisão de subir à serra.

E foi isto que encontrei enquanto subia:

P1104144Large.jpg

A Senhora da Penha já com pouca neve, devido ao avançado da hora, perto do meio-dia, e pelo Sol que estava impiedoso e levava a olhos vistos a candura da paisagem. Isto apesar de a temperatura ser de apenas 3ºC.

P1104146Large.jpg

A neve ainda permanecia nos locais mais sombrios, como nestas imagens de uma estrada florestal e pequenos troços da estrada de acesso ao alto de São Mamede:

P1104147Large.jpg

P1104221Large.jpg

P1104225Large.jpg

Embora troços pequenos, como já referi, sempre perigosos. É realmente contrastante a grande beleza da neve, com os perigos que representa, em especial para a condução mais desatenta e descuidada.
Nesta fotografia são bem visíveis as consequências de um despiste, devido ao piso escorregadio :(.

P1104226Large.jpg

Mais algumas imagens branquinhas da pouca neve, que apenas se mantinha à sombra, mas bem fofinha! :w00t: ;)

P1104148Large.jpg

P1104166Large.jpg

P1104178Large.jpg

P1104224Large.jpg

Quando cheguei ao alto da serra a desilusão foi muita, pois apenas havia vestígios de neve em locais à sombra e a quantidade não era muita. Deu-me a sensação que terá nevado mais na cidade que na serra, possivelmente devido à nebulosidade baixa :unsure:.

P1104151Large.jpg

P1104150Large.jpg

Para terminar deixo-vos com esta bonita vista da sempre bela cidade de Portalegre. (Ainda se visualizavam alguns telhados esbranquiçados. :D)

P1104145Large.jpg

Um abraço companheiros! :thumbsup:

He...estava a ver que nunca mais vinhas!!! Foi como te disse...apenas nos locais abrigados.Na tal horta à minha frente na segunda ainda havia neve.A desilusão relativamente ao alto da serra é compreensivel, pois de facto a queda de neve deve ter sido bastante localizada e até acredito que tera nevado mais na cidade do que em S.Mamede. Só para dizer que aqui a 10 Km para NNO(nas carreiras) que fica a mais uns 200m de altitude nem viram flocos.Relativamente ás tuas fotos, gostei imenso, principalmente a da panoramica da cidade onde só aparecem os telhados brancos virados a Norte.Aquela foto do sinal para S.Bento está porreira.Amanha ponho a foto de dia 29.11.2008 (o 1º nevão) quando ainda estava em condições.

Atenção que terça ou quarta é provável (aliás...certeza)temos mais neve.:)

He...estava a ver que nunca mais vinhas!!! Foi como te disse...apenas nos locais abrigados.Na tal horta à minha frente na segunda ainda havia neve.A desilusão relativamente ao alto da serra é compreensivel, pois de facto a queda de neve deve ter sido bastante localizada e até acredito que tera nevado mais na cidade do que em S.Mamede. Só para dizer que aqui a 10 Km para NNO(nas carreiras) que fica a mais uns 200m de altitude nem viram flocos.Relativamente ás tuas fotos, gostei imenso, principalmente a da panoramica da cidade onde só aparecem os telhados brancos virados a Norte.Aquela foto do sinal para S.Bento está porreira.Amanha ponho a foto de dia 29.11.2008 (o 1º nevão) quando ainda estava em condições.

Atenção que terça ou quarta é provável (aliás...certeza)temos mais neve.:)

Opá atão já sabes como é alentejano=lento :lmao:
Fico há espera do foto do cruzamento antes do despiste! ;)
E na 3ªf e 4ªf vamos à neve! :w00t:

mondral bem-vindo ao fórum! Apresenta-te aqui! :thumbsup:

Estive ai uns anitos destacado no DGMT! Belos tempos. ;) Ainda existe o Centro Comercial Palmeiras por essas bandas? :huh: