E como o prometido é devido aqui fica o complemento às fotos do meu conterrâneo Meteoptg.
Na manhã do dia 10 de Janeiro de 2009, após uma pequena, mas sempre magnífica, queda de neve na região interior alentejana, desloquei-me a Portalegre, ao fim da manhã. Na cidade não havendo já grande quantidade de neve e na esperança de ver alguma acumulação de jeito no alto da Serra de São Mamede, tomei a decisão de subir à serra.
E foi isto que encontrei enquanto subia:
A Senhora da Penha já com pouca neve, devido ao avançado da hora, perto do meio-dia, e pelo Sol que estava impiedoso e levava a olhos vistos a candura da paisagem. Isto apesar de a temperatura ser de apenas 3ºC.
A neve ainda permanecia nos locais mais sombrios, como nestas imagens de uma estrada florestal e pequenos troços da estrada de acesso ao alto de São Mamede:
Embora troços pequenos, como já referi, sempre perigosos. É realmente contrastante a grande beleza da neve, com os perigos que representa, em especial para a condução mais desatenta e descuidada.
Nesta fotografia são bem visíveis as consequências de um despiste, devido ao piso escorregadio
.
Mais algumas imagens branquinhas da pouca neve, que apenas se mantinha à sombra, mas bem fofinha!
Quando cheguei ao alto da serra a desilusão foi muita, pois apenas havia vestígios de neve em locais à sombra e a quantidade não era muita. Deu-me a sensação que terá nevado mais na cidade que na serra, possivelmente devido à nebulosidade baixa
.
Para terminar deixo-vos com esta bonita vista da sempre bela cidade de Portalegre. (Ainda se visualizavam alguns telhados esbranquiçados.
)
Um abraço companheiros!