Portalegre - Nevão 10 Janeiro 2009



Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,497
Local
Bragança (675m)
Um bonito nevão :thumbsup:
 

NorthWind

Cirrus
Registo
13 Dez 2008
Mensagens
89
Local
Bolzano
Que belas imagens! :thumbsup:


Que bonito é ver o nosso Alentejo pintado de branco! E ainda por cima uma zona que adoro!
Pelos vistos as altitudes da serra de São Mamede fizeram notar a sua presença nesta passagem de ar frio. :D
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Por aí sim deu bem para pintar a cidade de branco :w00t:, grandes fotos! Este Outono/Inverno estão a ser memoráveis na nossa Capital de Distrito.

Nesta noite esperei tanto pelo teus relatos da queda de neve! Como não aparecias pensava que não haveria hipótese de ela chegar a cair. Agora entendo que estavas em vale de lençóis :D

Ainda por aí passei no dia 10 ao final da manhã e ainda vi cair uns tímidos flocos no alto da Serra de S. Mamede já perto das 13h por uma ou outra nuvem que passava ;). Eu depois acrescento aqui as fotos que tirei por essas bandas.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Então ainda tiveste sorte porque fecharam as três estradas que dão acesso a S.Mamede. A cidade estava fantástica. Hoje, numa horta a frente de minha casa, onde não lhe dá sol, ainda existem restos de neve.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Então ainda tiveste sorte porque fecharam as três estradas que dão acesso a S. Mamede. A cidade estava fantástica. Hoje, numa horta a frente de minha casa, onde não lhe dá sol, ainda existem restos de neve.

Pois pelos vistos! :unsure:

Cheguei acho que era perto das 11h30 e a única estrada que vi lá encima cortada, acho que a que vai para Ribeira de Nisa. Estava lá uma patrulha da GNR com uns pinos a barrar o acesso.
Em alguns locais apanhei algum ou outro troço mais sombrio de estrada completamente congelada, mas nada que com cautela não se passasse.
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
É verdade, neste Outono-Inverno é a segunda vez na cidade e pelo menos a terceira em S.Mamede.Lá para terça ou quarta feira teremos festa outra vez.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
E como o prometido é devido aqui fica o complemento às fotos do meu conterrâneo Meteoptg. :thumbsup:

Na manhã do dia 10 de Janeiro de 2009, após uma pequena, mas sempre magnífica, queda de neve na região interior alentejana, desloquei-me a Portalegre, ao fim da manhã. Na cidade não havendo já grande quantidade de neve e na esperança de ver alguma acumulação de jeito no alto da Serra de São Mamede, tomei a decisão de subir à serra.

E foi isto que encontrei enquanto subia:

P1104144Large.jpg



A Senhora da Penha já com pouca neve, devido ao avançado da hora, perto do meio-dia, e pelo Sol que estava impiedoso e levava a olhos vistos a candura da paisagem. Isto apesar de a temperatura ser de apenas 3ºC.

P1104146Large.jpg



A neve ainda permanecia nos locais mais sombrios, como nestas imagens de uma estrada florestal e pequenos troços da estrada de acesso ao alto de São Mamede:

P1104147Large.jpg


P1104221Large.jpg


P1104225Large.jpg



Embora troços pequenos, como já referi, sempre perigosos. É realmente contrastante a grande beleza da neve, com os perigos que representa, em especial para a condução mais desatenta e descuidada.
Nesta fotografia são bem visíveis as consequências de um despiste, devido ao piso escorregadio :(.

P1104226Large.jpg



Mais algumas imagens branquinhas da pouca neve, que apenas se mantinha à sombra, mas bem fofinha! :w00t: ;)

P1104148Large.jpg


P1104166Large.jpg


P1104178Large.jpg


P1104224Large.jpg



Quando cheguei ao alto da serra a desilusão foi muita, pois apenas havia vestígios de neve em locais à sombra e a quantidade não era muita. Deu-me a sensação que terá nevado mais na cidade que na serra, possivelmente devido à nebulosidade baixa :unsure:.

P1104151Large.jpg


P1104150Large.jpg



Para terminar deixo-vos com esta bonita vista da sempre bela cidade de Portalegre. (Ainda se visualizavam alguns telhados esbranquiçados. :D)

P1104145Large.jpg


Um abraço companheiros! :thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
He...estava a ver que nunca mais vinhas!!! Foi como te disse...apenas nos locais abrigados.Na tal horta à minha frente na segunda ainda havia neve.A desilusão relativamente ao alto da serra é compreensivel, pois de facto a queda de neve deve ter sido bastante localizada e até acredito que tera nevado mais na cidade do que em S.Mamede. Só para dizer que aqui a 10 Km para NNO(nas carreiras) que fica a mais uns 200m de altitude nem viram flocos.Relativamente ás tuas fotos, gostei imenso, principalmente a da panoramica da cidade onde só aparecem os telhados brancos virados a Norte.Aquela foto do sinal para S.Bento está porreira.Amanha ponho a foto de dia 29.11.2008 (o 1º nevão) quando ainda estava em condições.

Atenção que terça ou quarta é provável (aliás...certeza)temos mais neve.:)
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
He...estava a ver que nunca mais vinhas!!! Foi como te disse...apenas nos locais abrigados.Na tal horta à minha frente na segunda ainda havia neve.A desilusão relativamente ao alto da serra é compreensivel, pois de facto a queda de neve deve ter sido bastante localizada e até acredito que tera nevado mais na cidade do que em S.Mamede. Só para dizer que aqui a 10 Km para NNO(nas carreiras) que fica a mais uns 200m de altitude nem viram flocos.Relativamente ás tuas fotos, gostei imenso, principalmente a da panoramica da cidade onde só aparecem os telhados brancos virados a Norte.Aquela foto do sinal para S.Bento está porreira.Amanha ponho a foto de dia 29.11.2008 (o 1º nevão) quando ainda estava em condições.

Atenção que terça ou quarta é provável (aliás...certeza)temos mais neve.:)

Opá atão já sabes como é alentejano=lento :lmao:
Fico há espera do foto do cruzamento antes do despiste! ;)
E na 3ªf e 4ªf vamos à neve! :w00t:

mondral bem-vindo ao fórum! Apresenta-te aqui! :thumbsup:

Estive ai uns anitos destacado no DGMT! Belos tempos. ;) Ainda existe o Centro Comercial Palmeiras por essas bandas? :huh: