Portugal atravessa quinta onda de calor de 2006

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Cinco ondas de calor já atingiram o país desde o mês de Maio. O fenómeno não é novo, mas a sua frequência é cada vez maior. Pelo menos até amanhã, Portugal volta a estar mergulhado em temperaturas muito mais elevadas do que é habitual nesta altura do ano.

As ondas de calor - assim classificadas quando se registam seis dias consecutivos com temperaturas cinco graus superiores à média - podem acontecer em qualquer época, seja no Verão ou no Inverno, mas são mais frequentes em Portugal em Agosto e em Junho. É no período estival, já de si naturalmente quente, que o aumento da temperatura em relação à média tem mais probabilidade de causar incómodo às pessoas.

O fenómeno, explica Fátima Espírito Santo, directora do departamento de Clima e Alterações Climáticas do Instituto de Meterologia, "entrou na ordem do dia com as ondas de calor de 2003", que "afectaram não só Portugal mas grande parte da Europa, durante cerca de duas semanas". A invulgar extensão no tempo e no espaço, juntamente com a mortalidade atribuída ao calor, chamaram a atenção para um fenómeno que já em 1981 e em 1991 tinha tido episódios significativos no país.

No entanto, a maior atenção dada ao fenómeno também se prende com o aumento da sua frequência. A subida generalizada das temperaturas máximas, e consequentemente das médias, implica a possibilidade de estes fenómenos extremos ocorrerem com mais assiduidade. Aliás, os dados recolhidos pelo Instituto de Meteorologia mostram que nos últimos 30 anos a tendência de aumento das temperaturas é crescente.

Temperaturas descem

A descida generalizada das temperaturas prevista a partir de amanhã deverá ser suficiente para ultrapassar a actual situação, mesmo nas regiões do interior, onde se vive agora a terceira onda de calor.

Segundo Fátima Espírito Santo, nunca nenhuma região portuguesa foi afectada por mais de três ondas de calor no mesmo ano. De acordo com os dados disponíveis até ao momento, esse limite ainda não foi ultrapassado porque as várias ondas de calor atingiram áreas diferentes. A região de Lisboa, por exemplo, ainda não foi este ano afectada por nenhuma, porque tem tido "sequências de três ou quatro dias muito quentes mas depois as temperaturas baixam durante um dia ou dois, antes de voltarem a subir", explica.

Desde a primeira onda de calor, que começou em Maio, já se registaram alguns fenómenos invulgares. A onda de calor de Julho (entre 7 e 18), pela sua extensão espacial (quase todo o território) e temporal (11 dias no Alentejo), pode mesmo ser considerada a mais significativa observada neste mês desde Julho de 1941.

Em Agosto registaram-se duas ondas, mas o mês foi de extremos. Os dois períodos de tempo quente foram intercalados por outro, entre 15 e 19, em que as temperaturas estiveram muito abaixo da média. Mesmo assim, Agosto de 2006 ficará entre os 15 mais quentes de que há registo.

A quarta onda de calor, entre 2 e 13 de Agosto, foi particularmente invulgar por afectar o litoral Norte e Centro. Fátima Espírito Santo explica que o litoral, por causa da influência moderadora do mar nas temperaturas é menos susceptível às ondas de calor, sobretudo no Norte, geralmente mais frio. Assim, é surpreendente que os valores máximos da temperatura tenham sido em alguns casos dez graus superiores à média, quando o Sul não foi afectado.

Fonte: http://dn.sapo.pt/2006/09/05/sociedade/portugal_atravessa_quinta_onda_calor.html
 


dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Que média se fosse a 71-2000 não eram muito anormais;) :huh: :huh: :p

Aiii...refila com a WMO:p :p

Não faz muito sentido usar a média 71-00...Não nos momentos que as coisas estão...Temos um periodo com que comparar o tempo presente...e esse periodo neste momento está convencionado que é 61-90. Por isso nao há muita volta a dar :P

Alem disso, tu leste o meu estágio e sabes bem que nunca houve mais que 3 ondas de calor no verão nas 18 estações meteorologicas que estudei!!

Se fosse fazer o meu estagio comparando com a media 71-00 em vez de haver 3 se calhar haveria 2 ondas no maximo por Verão, mas este ano haveria se calhar 4...

Logo por mais que tentem dar a volta a coisa...Este Verão foi extremamente anormal em termos de ondas de calor...e temperaturas...
:rolleyes: :rolleyes:
 

Seringador

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2005
Mensagens
2,984
Local
Canelas - Vila Nova de Gaia
Aiii...refila com a WMO:p :p

Não faz muito sentido usar a média 71-00...Não nos momentos que as coisas estão...Temos um periodo com que comparar o tempo presente...e esse periodo neste momento está convencionado que é 61-90. Por isso nao há muita volta a dar :P

Alem disso, tu leste o meu estágio e sabes bem que nunca houve mais que 3 ondas de calor no verão nas 18 estações meteorologicas que estudei!!

Se fosse fazer o meu estagio comparando com a media 71-00 em vez de haver 3 se calhar haveria 2 ondas no maximo por Verão, mas este ano haveria se calhar 4...

Logo por mais que tentem dar a volta a coisa...Este Verão foi extremamente anormal em termos de ondas de calor...e temperaturas...
:rolleyes: :rolleyes:

Não é com a WMO, mas sim com o IM, entidade responsável pelo fornecimento dos dados;) :p
essas 18 estações muitas das vezes nem estão a funcionar correctamente, enfim... isso é outra conversa..:(
Mas o período 61-90 foi mais frio e obviamente iria ter reflexos nos resultados do teu estágio, se calhar nem tinhas ondas de calor fora do normal;) :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Como ainda incorpora os anos 70, que tiveram Verões bem frescos, a normal de 1971-2000 é capaz de apresentar maiores diferenças nos meses mais frios.
Mas só vendo :huh:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Como ainda incorpora os anos 70, que tiveram Verões bem frescos, a normal de 1971-2000 é capaz de apresentar maiores diferenças nos meses mais frios.
Mas só vendo :huh:

Mas o que interessa é que tivemos 20 ondas de calor este ano, e que podem preparar um imposto por causa de Kioto, o resto é paisagem :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:


Santa ignorância:disgust:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Mas o período 61-90 foi mais frio e obviamente iria ter reflexos nos resultados do teu estágio, se calhar nem tinhas ondas de calor fora do normal;) :D

O sinal da tendência é sempre o mesmo quer seja com a normal 61-90 ou com a 71-00..

Logo em termos de tendencias nao iria influenciar os resultados..

AS normais usam-se apenas para existir um termo de comparaçao...

O numero de pessoas que morre devido ao calor neste ultimos anos é o mesmo quer se use a normal 61-90 ou a normal 71-00...Por isso...estas a discutir se houve 4 ondas de calor...ou 5 ondas de calor devido a usar-se uma ou outra normal...nao faz grande sentido...
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
De facto, e para já, tudo vai de encontro ao projecto SIAM de Filipe Duarte Santos, que baseado em dados concretos, prognostica um aumento da intensidade e frequência das ondas de calor. Isso está realmente a acontecer.
O que me surpreende nesse projecto é não se fazer nenhuma referência a possíveis frios, decorrentes do fim do período interglaciar e do enfraquecimento da Corrente do Golfo. Apenas se prevêm secas, inundações e ondas de calor. E então o frio? Estranho esta ausência ...

Uma cois é certa, este aquecimento excessivo irá mais tarde ou mais cedo desencadear qualquer coisa de novo, não sei muito bem o quê, mas é como uma panela de água quente a ferver. Tanto ferve que um dia extravasa ...:eek:
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
De facto, e para já, tudo vai de encontro ao projecto SIAM de Filipe Duarte Santos, que baseado em dados concretos, prognostica um aumento da intensidade e frequência das ondas de calor. Isso está realmente a acontecer.
O que me surpreende nesse projecto é não se fazer nenhuma referência a possíveis frios, decorrentes do fim do período interglaciar e do enfraquecimento da Corrente do Golfo. Apenas se prevêm secas, inundações e ondas de calor. E então o frio? Estranho esta ausência ...

Uma cois é certa, este aquecimento excessivo irá mais tarde ou mais cedo desencadear qualquer coisa de novo, não sei muito bem o quê, mas é como uma panela de água quente a ferver. Tanto ferve que um dia extravasa ...:eek:

Realmente a comunicação social faz um bom trabalho de propaganda, eu gostava que me dizessem onde estão as 5 ondas de calor no nosso País pq o nosso País não é apenas a estação da Amareleja ;)

23-08-2006 24 16,9 20,45
24-08-2006 24,9 14,6 19,75
25-08-2006 24,8 14,8 19,8
26-08-2006 24,7 15,6 20,15
27-08-2006 26 14,5 20,25
28-08-2006 27 17 22
29-08-2006 29,3 16,7 23
30-08-2006 30,8 13,8 22,3
31-08-2006 29,6 14,4 22
01-09-2006 24,8 16,2 20,5
02-09-2006 25,6 16,4 21
03-09-2006 27,4 17 22,2
04-09-2006 34,7 15,1 24,9
05-09-2006 36,2 16,9 26,55

Descumbram aqui onde está uma onda de Calor, podem até ir buscar os valores da cidade de Aveiro e basearem-se nesses. Lx teve alguma onda de Calor? Prt teve alguma onda de Calor agora?, Braga? Faro? Que coisa esta das noticias das ondas de calor
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Realmente a comunicação social faz um bom trabalho de propaganda, eu gostava que me dizessem onde estão as 5 ondas de calor no nosso País pq o nosso País não é apenas a estação da Amareleja ;)

Leste a noticia toda????

nunca nenhuma região portuguesa foi afectada por mais de três ondas de calor no mesmo ano. De acordo com os dados disponíveis até ao momento, esse limite ainda não foi ultrapassado porque as várias ondas de calor atingiram áreas diferentes. A região de Lisboa, por exemplo, ainda não foi este ano afectada por nenhuma, porque tem tido "sequências de três ou quatro dias muito quentes mas depois as temperaturas baixam durante um dia ou dois, antes de voltarem a subir", explica.

O melhor é leres o resto da noticia com atenção...

Desde a primeira onda de calor, que começou em Maio, já se registaram alguns fenómenos invulgares. A onda de calor de Julho (entre 7 e 18), pela sua extensão espacial (quase todo o território) e temporal (11 dias no Alentejo), pode mesmo ser considerada a mais significativa observada neste mês desde Julho de 1941.

A quarta onda de calor, entre 2 e 13 de Agosto, foi particularmente invulgar por afectar o litoral Norte e Centro. Fátima Espírito Santo explica que o litoral, por causa da influência moderadora do mar nas temperaturas é menos susceptível às ondas de calor, sobretudo no Norte, geralmente mais frio. Assim, é surpreendente que os valores máximos da temperatura tenham sido em alguns casos dez graus superiores à média, quando o Sul não foi afectado.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Leste a noticia toda????



O melhor é leres o resto da noticia com atenção...

Mais uma vez se confirma o sensacionalismo do jornalismo. Se não existiram locais com 5 ondas de calor, pq dizer que Portugal teve 5 ondas de calor? É uma mentira ou não é? E quantas ondas de frio existiram? se calhar tb 5, todas nas Penhas Douradas, mas prontos é me Portugal :lol:

O que eu quero deixar claro é que a noticia sai numa altura crucial, tal como saiu aquela no dia a seguir ao episodio da neve. Faz lembrar as noticias que saem sobre o Benfica sempre dias antes de marcos importantes pro clube :p

Se tirarmos Bragança e as Penhas Douradas temos sempre as médias de Setembro superiores a 19º, vamos ver se as nossas estações vão ficar por cima ou por baixo deste valor e depois vamos falar em ondas de calor., ok?:thumbsup:
 

dj_alex

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2005
Mensagens
1,913
Local
Lisboa
Mais uma vez se confirma o sensacionalismo do jornalismo. Se não existiram locais com 5 ondas de calor, pq dizer que Portugal teve 5 ondas de calor? É uma mentira ou não é? E quantas ondas de frio existiram? se calhar tb 5, todas nas Penhas Douradas, mas prontos é me Portugal :lol:

O que eu quero deixar claro é que a noticia sai numa altura crucial, tal como saiu aquela no dia a seguir ao episodio da neve. Faz lembrar as noticias que saem sobre o Benfica sempre dias antes de marcos importantes pro clube :p

Se tirarmos Bragança e as Penhas Douradas temos sempre as médias de Setembro superiores a 19º, vamos ver se as nossas estações vão ficar por cima ou por baixo deste valor e depois vamos falar em ondas de calor., ok?:thumbsup:


quanto ao benfica estamos de acordo:D :D :lmao: :lmao:
Mas a ondas de calor e com valores diarios..e nao com medias mensais do setembro todo..ne? Podes ter 6 dias acima da media a vontade..e o resto do mes ser bastante frio...Acho que nao podemos entrar por ai...

Quanto as ondas de frio acho que chegou a haver 1 este inverno..mas sinceramente nao me lembro...Se bem que este inverno ate foi bastante chuvoso, pelo que as condiçoes de bloqueio favoraveis as ondas de frio (geralmente sem precipitaçao) nao ocorreram...;) ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
quanto ao benfica estamos de acordo:D :D :lmao: :lmao:
Mas a ondas de calor e com valores diarios..e nao com medias mensais do setembro todo..ne? Podes ter 6 dias acima da media a vontade..e o resto do mes ser bastante frio...Acho que nao podemos entrar por ai...

Quanto as ondas de frio acho que chegou a haver 1 este inverno..mas sinceramente nao me lembro...Se bem que este inverno ate foi bastante chuvoso, pelo que as condiçoes de bloqueio favoraveis as ondas de frio (geralmente sem precipitaçao) nao ocorreram...;) ;)

A média de Setembro de Beja é de 22,2 o que significa que temos de ter 6 dias consecutivos com medias diárias superiores a 27,2 para podermos ter onde de calor em Setembro.

Por exemplo em Agosto a estação de Beja não teve nem 3 dias de onda de calor, quanto mais 6. Em julho teve uma onda de calor com a duração de 8 dias, mas um dos dias teve 28,9 e o valor de referencia é de 28,8 :p . Em junho não teve nenhuma onda de calor e em Maio tb não. Ou seja, em Beja existiu na realidade 1 onda de calor, durante o mês de Agosto. Posso continuar a verificar as outras zonas ;)
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Com os dados até 22/8 a estação de Castelo Branco teve 2 ondas de calor e todas em Maio ;) . Ou seja até essa data nem 3 tiveram. Vou ver Bragança e deixo o interior mais ou menos de Norte a Sul acabado :D
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
E Bragança não registou onda de calor nenhuma até ao dia 22/8, e esta heim?:lmao: :lmao: :lmao: :lmao:


Mas eu pergunto, onde estão as 5 ondas de calor? Só se somarmos as das estações todas :D