Portugal, o melhor clima do mundo?

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
portugal, situado a meio ( um pouquinho menos) caminho entre o polo e o equador tem basicamente duas estações,uma fria e chuvosa ( nov-abr) e outra quente e seca ( os restantes meses).
quando estamos fartos do calor, temos frio , quando estamos fartos de frio, temos calor.
quando estamos fartos de chuva, temos sol, quando estamos fartos de sol, temos chuva.
quando estamos fartos de frentes sem animação, temos tempestades de verao, quando as trovoadas de verao causam danos, temos frentes sem animação.
quando está tudo seco e castanho, volta o inverno e com ele o verde esmeralda.
no inverno neva nas terras altas deixando-as lindas de brancura e quando a neve dá problemas vem o verao e ficam os prados verdejantes.
as medias anuais sao amenas dexando plantas e animais de climas frios e quentes desenvolver-se bem.
e, no final somando tudo, será que portugal tem o melhor clima do mundo
 


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Talvez :D
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Nem pensar, o melhor clima do mundo está nos EUA. Existem dezenas de países com essas mesmas características, mas para o nosso tamanho não é mau de todo, apenas um pouco frustrante às vezes.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Venho fazer um primeiro reparo no teu topico que abris-te, tens que pôr pontuação, porque não se sabe se é uma afirmação ou uma interrogação.
Se é uma interrogação ao nivel se é o melhor clima do mundo nem pensar, já uma vez pus aqui o nome de uma cidade mexicana(Cuernavaca) que tem a sempre a mesma média de temperatura anual.
Tal como o Fil pôs existe N de sitios com um clima muito melhor que o nosso! Quanto ao o Verão ter tempestades é um erro o que dizes quando é tudo monotono , deverás ser muito novo, pois muitas vezes passam-se Verões de uma calmaria total(aborrecido), isto de um amante de meteorologia. Mais exemplos poderia dar ao nivel das estações do ano, mais uma coisa temos 4 e não 2 estações como referis-te:huh::huh:, e terás ter mais exatidão, e explicar essa tal afirmação do numero de estações.
Enquanto clima mediterraneo, existem mais sitios no mundo com semelhanças, e mais radicais do que o nosso clima (para um amante de meteorologia)um desses exemplos é a Australia.
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
Basta olhar para o lado e ver que a vizinha Espanha é, notavelmente, mais rica em todo o tipo de fenómenos :D

Além de que, têm amplitudes enormes, muita neve e calor tórrido nas costas, grandes altitudes (ao nível das melhores da Europa) e uma costa que abrange uma percentagem enorme do território :D
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Portugal, não acho tenha o melhor clima do mundo, possivelmente um dos mais salubres e com uma variabilidade excepcional para o seu tamanho, mas não existe conceitos para o que é um melhor ou pior clima...Depende é de para quê é que será melhor...
Se me explicares o teu conceito de «melhor», talvez te possa ajudar...
Reparei que descreves diferentes meteorologias com algum entusiasmo, mas penso que em termos de variabilidade as grandes massas continentais são melhores assim como lugares de clima continental ( subtropical, temperado,etc...).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Penso que era melhor focar a atenção em locais ou mesmo regiões e não em países inteiros. O nosso país é relativamente pequeno e apresenta apenas um tipo de clima, mas há países enormes que possuem uma grande variedade climática.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
há zonas de portugal que ou morres de frio ou de calor!

Na zona transmontana é possível no inverno subir às montanhas no inverno e apanhar temperaturas de -15 ou menos e no verão descer aos vales mais quentes e apanhar temperaturas acima de 45ºc. Não acontece no mesmo sítio, mas na mesma região.
Mas penso que a Ásia Central e os USA são bem mais extremos nestas coisas ( nevões, vagas de calor, furacões, geadas fortíssimas,etc...) a uma escala inimaginável para nós.
 

olheiro

Cumulus
Registo
18 Nov 2007
Mensagens
138
Local
Santo Estêvão - Santarém
Basta olhar para o lado e ver que a vizinha Espanha é, notavelmente, mais rica em todo o tipo de fenómenos :D

Além de que, têm amplitudes enormes, muita neve e calor tórrido nas costas, grandes altitudes (ao nível das melhores da Europa) e uma costa que abrange uma percentagem enorme do território :D



Subscrevo inteiramente...e não é necessário ir mais longe....:)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o que eu queria dizer é que temos um clima muito variavel, que nao é uma "seca".
quanto ás estações generalizei visto que as estações de transição sao muito curtas ou indefenidas.
quando falei em tempestades de verao referia-me ás trovoadas que ocorrem no verao ( que em algumas estações é a altura do ano com maior ocorrencia desses fenomenos).
no fundo penso que temos um clima interessante e variado tendo em conta as nossas limitações geograficas.
ps um clima que nao varie e que tenha sempre as mesmas medias é um bocado xato nao?
 

Bgc

Nimbostratus
Registo
17 Nov 2007
Mensagens
985
Local
Nogueira,Bragança(770m)/Porto
o que eu queria dizer é que temos um clima muito variavel, que nao é uma "seca".
quanto ás estações generalizei visto que as estações de transição sao muito curtas ou indefenidas.
quando falei em tempestades de verao referia-me ás trovoadas que ocorrem no verao ( que em algumas estações é a altura do ano com maior ocorrencia desses fenomenos).
no fundo penso que temos um clima interessante e variado tendo em conta as nossas limitações geograficas.
ps um clima que nao varie e que tenha sempre as mesmas medias é um bocado xato nao?

Chato.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
o que eu queria dizer é que temos um clima muito variavel, que nao é uma "seca".
quanto ás estações generalizei visto que as estações de transição sao muito curtas ou indefenidas.
quando falei em tempestades de verao referia-me ás trovoadas que ocorrem no verao ( que em algumas estações é a altura do ano com maior ocorrencia desses fenomenos).
no fundo penso que temos um clima interessante e variado tendo em conta as nossas limitações geograficas.
ps um clima que nao varie e que tenha sempre as mesmas medias é um bocado xato nao?

Acho que a Espanha é melhor nisso!
E o bom é que está aqui perto e tão acessível!
Eu já fiz pesquisas de campo em zonas fronteiriças e sempre gostei muito dos espanhóis que lá viviam, porque sempre foram muito afáveis e amigos.
Entre Portugal e Espanha, às vezes não se sabe quais os limites e tanto plantas, como animais e pessoas vivem como se fosse a mesma coisa.