Possível Landspout Tornado no Alandroal - 09 Agosto 2009



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom registo.

O que o Gerofil registou é quase de certeza um Tornado, do tipo que os americanos chamam de Landspout. Este tipo de tornados tem uma génese diferente da que está associada a um mesociclone. Nestes casos existe previamente um vórtice/remoinho à superfície que é sugado pela corrente ascendente de uma nuvem em desenvolvimento vertical gerando-se um Tornado. É a mesma génese da maioria das trombas marinhas.

Estes tornados são na sua grande maioria fracos (F0-F1), mas nem sempre, por vezes podem provocar bastante estragos podendo chegar à intensidade F3, embora isso seja muito raro

Landspout

A landspout is a slang-term coined by meteorologist Howard B. Bluestein in 1985 for a kind of tornado not associated with the mesocyclone of a thunderstorm. The Glossary of Meteorology defines a landspout as

"Colloquial expression describing tornadoes occurring with a parent cloud in its growth stage and with its vorticity originating in the boundary layer.
The parent cloud does not contain a preexisting midlevel mesocyclone. The landspout was so named because it looks like a weak Florida Keys waterspout over land."

Known officially as "dust-tube tornadoes" by the National Weather Service, they form during the growth stage of convective clouds by the ingestion and tightening of boundary layer vorticity by the cumuliform tower's updraft. Landspouts most often occur in drier areas with high-based storms and considerable low-level instability. They generally are smaller and weaker than supercellular tornadoes, though many persist in excess of 15 minutes and some have produced F3 damage. They bear an appearance and generative mechanism highly similar to that of waterspouts, usually taking the form of a translucent and highly laminar helical tube. Like waterspouts, they are also technically considered tornadoes since they are defined by an intensely rotating column of air in contact with both the surface and a cumuliform cloud. Not all landspouts are visible, and many are first sighted as debris swirling at the surface before eventually filling in with condensation and dust.

http://en.wikipedia.org/wiki/Landspout


Analisadas as imagens de satélite, estas coincidem com uma pequena célula em crescimento a sudeste do Alandroal precisamente à hora do evento, entre as 17:30 e 17:40.


(Alandroal no mapa marcado com uma bola)

animc.gif
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Bom registo:thumbsup:

Qualquer fenómeno meteorológico que aconteça em Portugal há sempre um membro do nosso forum para o capturar;):)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Qual será a probabilidade de um ser humano presenciar um fenómeno destes, ainda por cima em território português?:D

Seja o que for, excelente registo Gerofil!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Olá; agradeço todos comentários entretanto já feitos.

Comecei a observar este fenómeno pelo seu topo e por cima dos telhados de uma rua da vila (era um cone perfeito que descia de uma nuvem e que se deslocava de leste para oeste). Demorei dois a três minutos a chegar ao local onde tirei as primeiras duas fotografias; depois fiz o filme e só tirei a terceira e quarta fotografia depois de ter feito o filme.
Desconheço mais alguém que tenha observado o fenómeno aqui no Alandroal mas sei que algumas pessoas comentaram a existência de um tufão na Aldeia do Rosário que, para mim, terá sido a localidade mais próxima por onde terá passado o fenómeno. Lembro que eram 17h30 de Domingo e a temperatura estaria bem acima dos 30 ºC.
Acho que o fenómeno não será assim tão raro no nosso país; conversando com um amigo dessa aldeia do Rosário, fiquei a saber que há poucos anos (2 ou 3) também terá ocorrido outro fenómeno parecido por ali perto que terá derrubado algumas árvores.
Quanto à máquina fotografia, está mesmo a precisar de uma manutenção técnica ou mesmo substituí-la por uma outra mais sofisticada. Um conselho deixo a todos: qualquer que seja o local para onde vaiam, levem sempre uma máquina fotográfica …
Ah, e acreditem que se desejarem verem muito um determinado fenómeno, vão ver que um dia terão o desejo concretizado.
Por fim, um grande mesmo grande agradecimento ao Vince todo o trabalho de edição e realização final do vídeo.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Não podia deixar igualmente de felicitar o meu vizinho, por tão bom apanhado. :surprise:
É o que se chama estar no local certo à hora exacta! :thumbsup:

E também eu tenho esa mesma filosofia/crença de que se desejar-mos muito uma coisa mais tarde ou mais cedo ela se concretizará! ;)

Quanto à máquina em si, aquelas duas manchas pretas parecem-me uns fungos que se formam nas lentes com alguns anos. Ou optas por uma limpeza feita por algum profissional ou então vai pensando numa nova! :D

Um abraço e muitos parabéns por este momento único!
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Hoje vi um Landspout antes de chegar uma trovoada, ia do chão à nuvem e durou ( do momento em que o vi até desaparecer ) cerca de 5 minutos, e tinha um 'funil' de tamanho 'razoável', avistei do meu local de trabalho, uma torre de vigia de incêndios com 12 metros no alto do Castelo de Montemor.