Possível Landspout Tornado no Alandroal - 09 Agosto 2009

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Hoje vi um Landspout antes de chegar uma trovoada, ia do chão à nuvem e durou ( do momento em que o vi até desaparecer ) cerca de 5 minutos, e tinha um 'funil' de tamanho 'razoável', avistei do meu local de trabalho, uma torre de vigia de incêndios com 12 metros no alto do Castelo de Montemor.

Hoje as condições meteorológicas também eram propícias: temperatura acima dos 30 ºC, instabilidade de advecção e presença de algum vento ... Acho que estes fenómenos ocorrem bem mais frequentemente no nosso país do que imaginamos; o problema é fazer o seu registo fotográfico. Eu tive sorte no Domingo porque estava a fazer observações à evolução da nebulosidade e deparei-me com o espectáculo (foi estar no local certo à hora certa e com a máquina fotográfica à mão).
 


trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Hoje as condições meteorológicas também eram propícias: temperatura acima dos 30 ºC, instabilidade de advecção e presença de algum vento ... Acho que estes fenómenos ocorrem bem mais frequentemente no nosso país do que imaginamos; o problema é fazer o seu registo fotográfico. Eu tive sorte no Domingo porque estava a fazer observações à evolução da nebulosidade e deparei-me com o espectáculo (foi estar no local certo à hora certa e com a máquina fotográfica à mão).

Eu devido a estar a trabalhar na Torre de Vigia não tinha a máquina, nunca a levo para o trabalho, mas foi um fenómeno bastante interessante de se vêr, inclusive contactaram-nos lá para a Torre a perguntar se era um incêndio, porque se avistava da nacional 114 entre Montemor e Évora. :lol:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu devido a estar a trabalhar na Torre de Vigia não tinha a máquina, nunca a levo para o trabalho, mas foi um fenómeno bastante interessante de se vêr, inclusive contactaram-nos lá para a Torre a perguntar se era um incêndio, porque se avistava da nacional 114 entre Montemor e Évora. :lol:

Tens que andar com máquina....
E hora e local exacto, arranja-se ?
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Tens que andar com máquina....
E hora e local exacto, arranja-se ?

Hora, por volta das 15 e 30, local junto à estrada nacional 114 perto de Montemor a este sensivelmente, não estaria a mais de 5 km.

PS: De facto tenho, já perdi uns achados por não levar a máquina. :disgust: