Chingula Meu caro amigo se essa boca foi para mim e outros digo-lhe que choveu um terço apenas que choveu na Madeira (na Madeira choveu em 12h dia 20 350mm), uma semana após tivemos precipitação dessa ordem com tudo entupido. Como em vários dias de Janeiro e outros tantos de Dezembro... E ainda tens coragem de dizer isso?
Vocês tem radares será que não dava para prever de certeza dava talvez estavam era outra vez a dormir de dia...
(E digo mais uma coisa só tenho pena de não recuar o Hirlam...)
Knyght,
Em primeiro lugar não se pode comparar esta precipitação à ocorrida na Madeira.
São coisas completamente diferentes. Na Madeira foi muita chuva, distribuída em longo de horas. No Cacém foram 30mm em minutos.
Depois, fenómenos convectivos são totalmente imprevisíveis e de difícil previsão. Não há modelo nenhum que o faça na precisão. Prevêem o CAPE, o LI, a região onde podem ocorrer os fenómenos mais extremos, mas nunca com uma exactidão tal, ao ponto de dizer que vai cair um diluvio (30mm em menos de meia hora) na baixa do Funchal e em São Martinho (5km ao lado) apenas uns pingos. (Referi essas duas localidades como exemplo entre o Cacém e Queluz. No Cacém foi o que foi, enquanto que em Queluz quase nem choveu).
Além disso, são fenómenos tão rápidos, que nem o radar pode ajudar muito.
Quem estivesse a acompanhar as imagens de satélite, não dava pela nebulosidade que estava na região. No entanto, em minutos, desenvolveu-se uma célula potente que fez cair aquele diluvio.
E tão depressa como se formou, desapareceu.
Estamos a falar de fenómenos cujo tempo de vida às vezes nem chega a uma hora (entre o seu desenvolvimento exponencial, chuva diluviana e a sua morte).
E nesse dia houve casos pontuais cuja intensidade foi muito maior. Pelo radar se vê que em algumas zonas do Alentejo poderão ter caído mais de 60mm em minutos, enquanto que 3km ao lado nem choveu.