Precipitação Intensa na zona de Sintra - 21-03-2010

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Um pequeno relato do sucedido.




É de realçar os 32,7mm registados aqui em Mira-Sintra em pouco mais de 1h, enquanto que a estação de Queluz, por exemplo, pouco passou de 1mm.

Queluz dista cerca de 8km do meu local de residência.
 
Editado por um moderador:


Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Boa reportagem.

Esse aguaceiro foi acompanhado de trovoada?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Interessante ou nem por isso! :unsure: :shocking:

Essa área, de acordo com o radar, estava bem saturada!

Nesse momento, ainda a descansar de uma noite de serviço, levei com essa mancha, não com tanta intensidade, mas foi além de um simples raspão na zona a avaliar pelo ruído que provacava.
Não ouvi trovoada, apenas precipitação bem forte.
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Bom registo Gilmet! Águinha por todos os lados! A pessoa que aparece no filme com o carro avariado é que teve "pontaria" para lhe acontecer uma situação assim! :shocking:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Bom registo Gil;)

Defacto quase 32mm numa hora é um valor bastante elevado, nem quero imaginar se tivesse continuado a chover assim por mais 2 ou 3 horas:eek: ia causar grandes problemas:(
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Por coincidência, testemunhei pessoalmente este pequeno dilúvio pois estava naquela zona. O que foi mais surpreendente é que no sat era uma pequena célula que ninguém dava nada por ela, na altura fiquei verdadeiramente estupefacto pois tinha estado pouco antes a ver modelos e satélite e não esperava nada daquilo.

Nem sempre há estações para registar estas coisas tão localizadas, desta vez havia, a do Gil :)


rad.gif
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Por coincidência, testemunhei pessoalmente este pequeno dilúvio pois estava naquela zona. O que foi mais surpreendente é que no sat era uma pequena célula que ninguém dava nada por ela, na altura fiquei verdadeiramente estupefacto pois tinha estado pouco antes a ver modelos e satélite e não esperava nada daquilo.

Nem sempre há estações para registar estas coisas tão localizadas, desta vez havia, a do Gil :)


rad.gif

E sem intenção maldosa...é caso para perguntar se os modelos (dos Senhores tão criticos em relação a 20 de Fevereiro) apanharam a situação?...
Os fenómenos convectivos em certas situações....a quantidade da precipitação associada e o local da ocorrência são o diabo!!!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Chingula Meu caro amigo se essa boca foi para mim e outros digo-lhe que choveu um terço apenas que choveu na Madeira (na Madeira choveu em 12h dia 20 350mm), uma semana após tivemos precipitação dessa ordem com tudo entupido. Como em vários dias de Janeiro e outros tantos de Dezembro... E ainda tens coragem de dizer isso?

Vocês tem radares será que não dava para prever de certeza dava talvez estavam era outra vez a dormir de dia...

(E digo mais uma coisa só tenho pena de não recuar o Hirlam...)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Chingula Meu caro amigo se essa boca foi para mim e outros digo-lhe que choveu um terço apenas que choveu na Madeira (na Madeira choveu em 12h dia 20 350mm), uma semana após tivemos precipitação dessa ordem com tudo entupido. Como em vários dias de Janeiro e outros tantos de Dezembro... E ainda tens coragem de dizer isso?

Vocês tem radares será que não dava para prever de certeza dava talvez estavam era outra vez a dormir de dia...

(E digo mais uma coisa só tenho pena de não recuar o Hirlam...)

Knyght,

Em primeiro lugar não se pode comparar esta precipitação à ocorrida na Madeira.
São coisas completamente diferentes. Na Madeira foi muita chuva, distribuída em longo de horas. No Cacém foram 30mm em minutos.

Depois, fenómenos convectivos são totalmente imprevisíveis e de difícil previsão. Não há modelo nenhum que o faça na precisão. Prevêem o CAPE, o LI, a região onde podem ocorrer os fenómenos mais extremos, mas nunca com uma exactidão tal, ao ponto de dizer que vai cair um diluvio (30mm em menos de meia hora) na baixa do Funchal e em São Martinho (5km ao lado) apenas uns pingos. (Referi essas duas localidades como exemplo entre o Cacém e Queluz. No Cacém foi o que foi, enquanto que em Queluz quase nem choveu).

Além disso, são fenómenos tão rápidos, que nem o radar pode ajudar muito.
Quem estivesse a acompanhar as imagens de satélite, não dava pela nebulosidade que estava na região. No entanto, em minutos, desenvolveu-se uma célula potente que fez cair aquele diluvio.
E tão depressa como se formou, desapareceu.
Estamos a falar de fenómenos cujo tempo de vida às vezes nem chega a uma hora (entre o seu desenvolvimento exponencial, chuva diluviana e a sua morte).

E nesse dia houve casos pontuais cuja intensidade foi muito maior. Pelo radar se vê que em algumas zonas do Alentejo poderão ter caído mais de 60mm em minutos, enquanto que 3km ao lado nem choveu.
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Chingula Meu caro amigo se essa boca foi para mim e outros digo-lhe que choveu um terço apenas que choveu na Madeira (na Madeira choveu em 12h dia 20 350mm), uma semana após tivemos precipitação dessa ordem com tudo entupido. Como em vários dias de Janeiro e outros tantos de Dezembro... E ainda tens coragem de dizer isso?

Vocês tem radares será que não dava para prever de certeza dava talvez estavam era outra vez a dormir de dia...

(E digo mais uma coisa só tenho pena de não recuar o Hirlam...)

Talvez não me faça compreender...uma coisa são as Pessoas e outra coisa são os modelos fisico-matemáticos que são elaborados por Técnicos Humanos...mas que por melhores equações e por melhores informações de base disponíveis, ainda não conseguem "agarrar" a totalidade dos fenómenos....e outra coisa ainda, também a considerar, é a capacidade de quem faz previsões ou tem de interpretar as várias projecções que os modelos apontam, de escolher sempre a melhor opção. Hoje com o caudal de informação...parece tudo mais fácil mas não é...quantas vezes os modelos apontam para quantidades elevadas de precipitação e depois nada ocorre...sendo o inverso também verdade.
Apenas achei, como em outras situações de forte convecção potencial...que o caso que aconteceu em Agualva Cacém...podia ter acontecido em Lisboa e como se sabe nesse dia em Lisboa, não ocorreu precipitação...pois se tem sido em Lisboa a Comunicação Social, e não só, não se calava...
A postura que recomendo ao mais sábio ou ao mais ignorante...nestas coisas da ciência e da meteorologia em particular é a humildade....pois sabemos (todos) ainda muito pouco.
Com amizade