VENTANIA VIOLENTA Válido para a zona OESTE de Lisboa, durante a noite de hoje (13 de Outubro de 2018) para amanhã (14 de Outubro de 2018) Prevê-se que surjam ventos superiores a 100 km/h ou até a 150 km/h, em toda a costa do litoral centro, pelo menos a partir de Cascais para cima. Em alguns pontos, poderá até mesmo passar os 200 km/h. Run das 06 GFS(P) A título de exemplo, um dos possíveis efeitos do vendaval que poderá acontecer durante esta próxima noite: Prevenir é importante, ficar em casa é uma boa ideia!
Deixando a Leslie em paz, o ex-Michael irá afetar o território como uma simples baixa pressão (L 1004 hPa), estando prevista uma chuvada normal de Outono para segunda-feira, deixando mais no litoral norte. Aqui fica a carta das frentes: Depois disto devemos ter um período de seca com o anticiclone a estender-se até à Escandinávia, impossibilitando qualquer entrada atlântica. Contudo, temperaturas serão as da época, ao menos isso.
Entretanto o ex-Michael ainda vai permitir acumular mais alguns mm's por todo o país, antes de se dissipar, com especial incidência no Litoral Norte e Centro Vento de Sul/SW com rajadas até 60/70km/h no litoral Oeste, principalmente durante a manhã, abrandando ao longo do dia Um dia normal de outono antes do regresso do tempo seco
O que resta de Leslie não vai desaparecer sem deixar uma última assinatura de autora A partir do mapa que postou @Tonton e tendo em conta o vento marítimo do sudeste quente e úmido: Esta tarde-noite ocorrerá um episódio conhecido como llevantada, embora desta vez o vento não seja tanto do leste (levante (castelhano) e llevant (catalão)) como do sudeste (siroco ou jaloque (castelhano) e xaloc (catalão)). As precipitações serão torrenciais: Níveis de aviso vermelhos
Evento Quarta-Quinta A chegada do anticiclone às nossas portas e consequente extensão prevista até ao Reino Unido traz mais frentes para quarta-feira, formando-se mesmo uma baixa pressão centrada na P. Ibérica. É previsto que a maioria dos acumulados grandes fiquem por Espanha, mas chuva é sempre bem-vinda. Frente fria a chegar ao final do dia: A situação vai se assemelhar à situação de depressão térmica no Verão em termos de vento, vamos ter "nortada" violenta no litoral oeste desde o final de quarta-feira até praticamente sexta-feira, sendo mais intensa pela manhã de quinta: ~ Carta das frentes (Quarta 12h UTC): Carta das frentes (Quinta 00h UTC): É possível que o evento se prolonge pelo resto do dia de quinta-feira (principalmente no interior centro e Sul) Boa semana a todos
Situação de "gota fria" clássica potencialmente de grande severidade nos próximos dias na fachada mediterrânica ibérica: - Estabelecimento no mar de Alborán de uma DANA (depressão isolada em níveis altos) originada pelo isolamento de um ramal do jato polar: - Entrada intensa de ar marítimo quente e úmido do leste em níveis baixos, médios e médio-altos com penetração no interior: - Temperatura da água do mar acima da média normal: Resultado em apenas 24-36 horas: Dependendo da evolução da situação e das características locais as áreas afetadas podem variar, mas a situação geral começa a ficar clara.
Nesta animação do GFS da run da 6h, nota-se bem o "jet-stream" a descer até á Península para "largar" a "cut-off"
Mais tres detalhes para comentar: - Ocorrência de centros de ação favoráveis ao processo: baixa em superfície entre as Ilhas Baleares, Argélia e o sudeste ibérico (mapa 1), altas pressões na Europa Oriental canalizadoras em origem do fluxo marítimo nas áreas mediterrânicas mais a leste (mapa 2). - Fluxo (rio) marítimo de ar úmido e instável de curso longuíssimo que percorre praticamente todo o Mediterrâneo em direção a Valência: - Reflexo inicial da DANA em superfície na área do Golfo de Cádiz que pode causar uma primeira fase de chuvas intensas na área norte do Mar Alboran (Cádiz, Málaga, Granada e Almeria) As áreas mais afetadas por este processo dependerão da exacta localização final das peças (impossível de conhecer agora) e das características locais. Em qualquer caso, um episódio muito interessante.
Intervalos de várias horas com precipitação intensa praticamente sempre nas mesmas regiões. Evento a seguir com muita atenção pelas autoridades locais.
PORTUGAL CONTINENTAL: Instabilidade para o centro e sul O território de Portugal Continental começara a ficar condicionado, a partir da tarde desta quarta-feira, pela presença de um núcleo de ar muito frio em altitude, que se desloca de norte para sul ao longo do Oceano Atlântico, junto à costa ocidental portuguesa, até se posicionar a sudoeste do Algarve. Em superfície avança uma superfície frontal fria que afectará sobretudo as regiões do centro e sul do território do continente, deslocando-se do litoral para o interior, levando à formação de um centro de baixas pressões no interior da Península Ibérica. Assim, o estado do tempo tenderá a tornar-se instável ao longo do dia, com o aumento de nebulosidade e ocorrência de precipitação, sobretudo a partir da tarde e estendendo-se do litoral para o interior. Possibilidade de trovoadas, nas regiões do sul, a partir da tarde. Descida de temperatura. O tempo instável, com aguaceiros e trovoadas, especialmente nas regiões do centro e sul, prolongar-se-á para quinta-feira.
Destacado do Seguimento Europa, já que nos vai afectar, ainda que com bastante incerteza no grau, mesmo de acordo com a AEMET: https://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-europa-2018.9623/pagina-73#post-699202 A partir del domingo, día 21, lo más probable es que la situación tienda a remitir, con el desplazamiento de la borrasca hacia el oeste de la Península, aunque existe bastante incertidumbre en cuanto a su trayectoria.