Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
600
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Saudações a todos os membros do forum!

Alguém quer comentar a carta de superfície para 6ª feira?
Parece uma depressão jeitosa centrada nos Açores e AA muito a norte (a estender por todo o Mediterrâneo, influenciando Portugal Continental).



abraços,
Ricardo Rodrigues


--------------------------
Aviso MeteoPT.com

As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

--------------------------
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Saudações a todos os membros do forum!

Alguém quer comentar a carta de superfície para 6ª feira?
Parece uma depressão jeitosa centrada nos Açores e AA muito a norte (a estender por todo o Mediterrâneo, influenciando Portugal Continental).

A grande dúvida a meu ver vem precisamente a partir dessa sexta feira! O AA exerce aí a sua influência, mas como irá evoluir essa depressão nos Açores e se irá se posicionar (ou não) junto ao continente... Acho que as nossas atenções neste início de Abril se vão centrar precisamente no evoluir dessa situação!

Quanto aos Açores, "a festa" parece estar a chegar... e parece-me que é daqueles tipos de situações que os Açoreanos já estão habituados... mas sem dúvida a ter em atenção e com os devidos alertas se se vierem a justificar!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Precisamente ....
Para já segundo os modelos essa depressão vai-se formar na Quarta-Feira nos Açores, colocando-se depois entre os Açores e a Madeira, onde permancerá entre Quinta-Feira e Domingo, "engatando" depois a 5ª velocidade e em cerca de um dia, chega e atravessa Portugal, começando a atravessar Portugal no Domingo á tarde ... até Terça-feira de manhã, mas sem precipitação de relevo....

Acho que a precipitação do mês de Abril, vai ter muito a haver com o evoluir desta depressão (não tenha em que me fundamentar), mas sendo um mero palpite !!
É precisamente isso que parece indicar os modelos a longo prazo !!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Alguém quer comentar a carta de superfície para 6ª feira?
Parece uma depressão jeitosa centrada nos Açores e AA muito a norte (a estender por todo o Mediterrâneo, influenciando Portugal Continental).

Se tudo correr bem pode ser o abono de família do Forum que anda a precisar de animação :D

Mas permanecem as mesmas dúvidas que eu esboçei há uns dias atrás e que também já foram referidas agora por outros. A formação próxima dos Açores de uma depressão em altura que rápidamente se reflecte à superficie parece certa, mas o rumo da mesma ainda é uma incógnita.

Mas talvez mais importante do que a depressão é o que se esboça a seguir que poderia interagir com a depressão.
Nesta última run (das 6z) a depressão deslocar-se-ia para o continente onde depois ouro sobre azul seria absorvida sobre nós por um vale depressionário em altura que atravessa toda a Europa até à Pensinsula, situação que permitiria chuva não sendo extrema seria generosamente distribuída por todo o país, sobretudo na 3ª e 4ªf da próxima semana. A presença desse vale é comum aos dois modelos globais embora o GFS enfraqueça de forma muito suspeita o Anticiclone que o ECM mantem mais forte a Oeste das ilhas britâncias.
Mas ainda são muitas as horas que faltam, contudo importa realçar que seria um padrão para se manter durante bastante tempo, até ao final dos períodos de previsão dos modelos, ou seja, metade de Abril poderia ser de chuva q.b. e pressões relativamente baixas também q.b.


GFS 7/8/9 Abril

gfsbs0.gif


ECMWF 7/8/9 Abril

ecmpd7.gif



A depressão em si ainda vai oscilar muito nos modelos, como se pode ver no Ensemble do GFS para dia 8 Abril.

gfsensov0.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,167
Local
Setúbal
Bem poderemos ter uma pressão atmosférica rara de se ver nas nossas estações! 990hpa a 995hpa... sabendo o que ai vem para a semana até sabe bem este calorzinho até domingo bow
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Minha previsão para o mês de Abril:

Abril: Será um mês com temperaturas na média, quanto à precipitação será um mês chuvoso a muito chuvoso.

Temperaturas: anomalia entre 0ºC a 0.5ºC

Precipitação: 80 mm a 100 mm

É a mesma previsão já feita em Março e vale o que vale e publicada no meu blog:D, mas segundo a run das 12 parece que aproxima-se da previsão quanto à precipitação.:D:D :lmao:.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Hum ... previsão bastante interessante, esta run das 12z......

Esta run já é bastante interessante em termos de precipitação, e insiste em manter esta tendencia para toda a metade deste mês de Abril !!

Até ás 180h, penso um jetstream tão a sul (madeira e áfrica) e depois das 180h, um jetstream menos potente em direcção a Portugal !!

Alguém me pode explicar isto melhor !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos a ver como esta depressão vai "encavar", porque vai ser a Madeira a lombar com os maiores ventos enquanto que em Portugal vai ser o Algarve, devido á conjugação Depressão/Anticlone !!!

Situação a acompanhar no sitio do costume .... :D
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Precisamente ....
entre Quinta-Feira e Domingo, "engatando" depois a 5ª velocidade e em cerca de um dia, chega e atravessa Portugal, começando a atravessar Portugal no Domingo á tarde

boas

bem todos dizem :lmao: Abril trovoadas mil (ões) :D Aurélio mete a 5 não, 6 esta depressão é maquina :D

neste inicio vamos todos assistir ao aumento da temperatura máxima, a minha pergunta é:

este aumento de temperatura poderá influenciar a potencia e deslocação desta depressão ?

temos visto nestes últimos tempos que ao serem lançados modelos com depressões parecidas a deslocação das mesmas é alterada nas constantes runs, mas mantendo deslocações muito próximas. por isso malta vamos ter calmex :D muitos :lmao: sempre



abraços
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa tarde

Espero que a depressão venha até ao continente, e não estacione no atlantico :pray:

para bem da agricultura esperamos que esta previsão do gfs(12) se matenha:thumbsup:.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Já agora que vi o ecmwf, tambem se mantenham as previsões.Era fantastico.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Se tudo correr bem pode ser o abono de família do Forum que anda a precisar de animação .

Mas talvez mais importante do que a depressão é o que se esboça a seguir que poderia interagir com a depressão. A presença desse vale é comum aos dois modelos globais.


Na realidade a tua análise é muito bem vista porque esse vale depressionário em altitude poderá potenciar os efeitos da depressão.
A dança dos modelos já começou: Se há 2 dias havia alguma discrepância, hoje,com as últimas saídas há pequenas diferenças na localização do centro da depressão e ulterior deslocamento. A situação de chuvas mais ou menos generalizadas para o início da próxima semana parece com o tal cenário do vale depressionário a ajudar,parece pois consistente, mas ainda assim, a esta distância ,cautelas e caldos de galinha são aconselháveis.
Para já , vamos usufruir do regresso de máximas que já há uns meses estavam no Arquivo.E sol, muito sol...
 

apassosviana

Cumulus
Registo
30 Jan 2008
Mensagens
127
Local
Viana do Castelo
Precipitação 1º semana Abril

Bem , pelo menos até 5 Abril não há precipitação em Portugal, dia 6 lá começa;
Amanhã 1de Abril
1abril.png


2Abril
2abril.png



(...)


6 de Abril

6abril.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
O ECMWF tem temporariamente aberto ao público os mapas de precipitação. É aproveitar enquanto dura.

Animação Precipitação ECMWF (De 02/Abril 00:00z a 10/Abril 12:00z)
(Atenção: Precipitação acumulada a cada 12 horas e não 6 como no GFS)

animog0.gif


http://www.ecmwf.int/samples/d/banner/page.html

Repararam na quantidade de precipitação a partir do dia 6, apesar de ser 12 horas é muito boa se vier a concretizar e eu estou muito convicto nisso:w00t: :shocking::rolleyes: