Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
o que mais me impressiona são os 30ºC previstos amanha para Santarém.
o clima anda mesmo maluco...ainda uma semana andava de casacão e agora é andar de t-shirt.:hehe::hehe:
 


rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
o que mais me impressiona são os 30ºC previstos amanha para Santarém.
o clima anda mesmo maluco...ainda uma semana andava de casacão e agora é andar de t-shirt.:hehe::hehe:

Não sei se é o tempo ou quem o prevê!
Até hoje de manhã o site do weather channel previa 26º para 5ª feira e 25º para 6ª feira para Lisboa. Agora já prevê só 24º para os dois dias. Em contraste o IM previa 26º para 5º feira e 6ª feira. Agora reveu as previsões para 28º para 5ª, 6ª feira e Sábado!

Caramba!!!
Estou baralhado!!!!


Aliás a imagem de satélite das 12:00 utc dá ideia de que a nossa chuvinha se vai esfumar na direcção da Irlanda e GB:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Não sei se é o tempo ou quem o prevê!
Até hoje de manhã o site do weather channel previa 26º para 5ª feira e 25º para 6ª feira para Lisboa. Agora já prevê só 24º para os dois dias. Em contraste o IM previa 26º para 5º feira e 6ª feira. Agora reveu as previsões para 28º para 5ª, 6ª feira e Sábado!

Caramba!!!
Estou baralhado!
POXX0039

Eu nestas coisas confio mais no nosso IM, uma vez que existe um muito maior conhecimento das características reais dos locais para os quais é indicada a temperatura
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Eu nestas coisas confio mais no nosso IM, uma vez que existe um muito maior conhecimento das características reais dos locais para os quais é indicada a temperatura

Yep essas previsões de temperaturas são baseadas nos outputs dos modelos numéricos de mesoscala que utilizam que no caso do IM é o Aladin. Este tipo de modelo, assim como o Hirlam usado pelos nossos vizinhos, têm em conta os factores locais/regionais nas suas previsões ao contrário dos modelos globais (ECM, GFS...)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apoiado ... em termos de temperaturas o IM nunca nos deixa ficar ... e além disso eu olho sempre os mapas dos ventos e sei o que ventos de Leste nos implica !!

E sei que entre Hoje e Sábado/Domingo está a Primavera (quase) Verão instalado!!
Depois bem ... eu não espero grande coisa ... talvez uns aguaceiros locais com alguma trovoada nas regiões do Interior .... mas sinceramente não espero grande coisa deste mês (tomando em conta os modelos) !!
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Yep essas previsões de temperaturas são baseadas nos outputs dos modelos numéricos de mesoscala que utilizam que no caso do IM é o Aladin. Este tipo de modelo, assim como o Hirlam usado pelos nossos vizinhos, têm em conta os factores locais/regionais nas suas previsões ao contrário dos modelos globais (ECM, GFS...)

um pequeno aparte, como dizes as previsoes de temperatura do IM (geralmente boas, apesar de volta e meia darem buraco, mas isso é como tudo, até sao boas) são BASEADAS nos modelos, nomeadamente no de mesoscala ALADIN, que ate é bastante certinho e bem comportado regra geral.. mas la ta.. BASEADOS, obviamente o IM nao preve valores vindos de output do ALADIN.. as vezes e em certos locais seriam bons, noutros desastrosos, se assim fosse era uma desgraça as previsoes para Portalegre p.ex! portanto dependendo do meteorologista de serviço, e sim conhecendo as particularidades de cada local, usam os modelos, nomeadamente o ALADIN como acham que devem para por eles proprios com mao humana darem os valores previstos.. uns vao mais na conversa do modelo outros menos.. ;)

so digo isto para nao ser enganoso o que foi referido antes! nao sao propriamente os modelos que dao temperaturas tento em conta particularidades dos locais.. isso é mao dos meteorologistas. os modelos de mesoescala dao é maior detalhe e precisao, uma bela ajuda.. qd muito poder-se-ia fazer pos processamento com base em formulas empiricas aos dados directos dos modelos, e isso sim era uma boa alternativa. penso que actualmente nao usem isso ainda mt no IM, apesar de ser feito, pelo menos em testes.. mas duvido que os meteorologistas de serviço vao ja mt por ai....

qto as previsoes de sites estrangeiros, tenho duvidas, mas naturalmente para tanto local remoto e de onde nao teem conhecimento "empirico", certamente serao maioritariamente outputs directos.. logo...:unsure:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu não diria fantástica, mas sim democrática ;)

Era uma ironia Vitamos :D

Olhando as imagens ve-se que a precipitação é completamente irrisória ..
Eu é que tive uns problemas com a Internet e acabei por mandar assim mesmo ... e como apenas agora é que voltei, ficou assim ....:D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Era uma ironia Vitamos :D

Olhando as imagens ve-se que a precipitação é completamente irrisória ..
Eu é que tive uns problemas com a Internet e acabei por mandar assim mesmo ... e como apenas agora é que voltei, ficou assim ....:D

Olhe que não, olhe que não :D

Se caísse o que está aí já não seria mau de todo... é claro que podia ser bem melhor... é claro que estas previsões podem falhar, and so on...

O que se proporciona certamente é uma distribuição não homogénea, não a nível territorial mas em termos de precipitação! Ou seja: 50mm num dado local pode significar 49mm no dia 8, 0,9 no dia 7 e 0,1 no dia 9 (exemplo hipotético). Ainda é cedo... e vamos aguardar e estar atentos como sempre ;)

Mas pelo menos umas trovoadas jeitosas acho que são possíveis de aparecer :thumbsup::trovao:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
um pequeno aparte

Eu sinceramente não sabia se era de uma forma automática ou não, obrigado pela informação. Por acaso pensei que pudesse ser automática porque muitas vezes há alguma contradição entre a previsão descritiva e esta, e atribuia isso a algum tipo de automatismo.

Em Espanha como indicam temperaturas para centenas de localidades, o AEMET obviamente tem que recorrer aos automatismos, mas mete lá sempre um aviso a informar disso.

Exemplo Badajoz:
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=06001

Predicciones esquemáticas, para 7 días, en 8107 municipios de España. Estas predicciones para localidades específicas deben interpretarse como la tendencia más probable de la evolución meteorológica en los próximos 7 días. Se generan de forma automática mediante el tratamiento estadístico de los resultados de modelos numéricos de predicción meteorológica. Esta generación automática puede dar lugar ocasionalmente (en situaciones meteorológicas especiales o en algunas zonas geográficas determinadas) a que no coincidan totalmente con las demás predicciones realizadas por la Agencia, y muy especialmente las referidas a fenómenos adversos, que son elaboradas por predictores que interpretan y adecuan los resultados de los modelos, y que también puede encontrar en esta web.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boa tarde

Vamos ter que esperar para se confirma as previsões, que nesta ultima actualização do gfs(12).Senão ainda apanhamos uma desilusão(espero que não).Esperar se coincide com a do ecmwf.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Eu sinceramente não sabia se era de uma forma automática ou não, obrigado pela informação. Por acaso pensei que pudesse ser automática porque muitas vezes há alguma contradição entre a previsão descritiva e esta, e atribuia isso a algum tipo de automatismo.

Em Espanha como indicam temperaturas para centenas de localidades, o AEMET obviamente tem que recorrer aos automatismos, mas mete lá sempre um aviso a informar disso.

Exemplo Badajoz:
http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/localidades?l=06001

sim sim, isso dos espanhois ja tinah reparado, e pronto, compreendo que assim tenha que ser, mas que realmente sao previsoes fraquinhas da temperatura, isso sao, especialmente a mais de 2/3 dias... mas pronto sao mtas estaçoes naquele serviço, teria de ser algo automatico claro..

aqui nada como a mao de um BOM meteorologista, desde que saiba usar BEM as ferramentas que lhe dao..

embora haja mto estudo e mta coisa (como ja disse tb sei que fazem isso no IM, nao sei é com que grau de operacionalidade) de usar filtros de pos processamento aos dados do modelo, que ja entram com as series passadas de cada local, e assim com "formulas empiricas" para determinar temperaturas automaticamente, tipo filtros de Kalman (nao sei se o nome esta correcto)..
;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Pelas previsões do ecmwf, marrocos vai ter um diluvio na terça feira.
AH e o sul de portugal.