Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas noites...

Sinceramente quanto a mim, será mais um evento milagroso de acontecer tal como o ultimo, embora os 4 quatro tornados obtidos, nada de especial...

Este é mais fogo de vista embora é de o realçar a pressao baixa... e possiveis 'movimentaçoes' bombas...

Sobrestudo quando a movimentaçao é a classica para eventos ciclocogenicos... a falta de jet ou melhor a corrente(jet) ao lado da massa em geral vai fazer com que a precipitaçao seja tipo invernil tipo londres e depois o possivel choque de massa termica, dai a formaçao de trovoadas e sistemas covectivos algo organizados...

Com a retirada de precipitaçao e o aumento em geral de CAPE, os sistemas serão dispersos... pois os meteogramas assim o indicam --->muita chuva em horas alargadas... e não repentinas...

Tal como o vento acompanhado de aguaceiro...

mas isto é a minha primeira analise;)
 


rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Á uma enorme sintonia nos modelos(gfs,ecmwf) depois de findar a sequencia de dias de chuva, na previsão para as 216 h e 240 h,entrada do AA e enfraquecimento do jet stream.

Podem-me explicar (sinteticamente) as implicações do enfraquecimento do jet stream?:huh:

EDIT:

Obrigado Minho pelo reencaminhamento para o post! Fiquei bastante mais esclarecido! Vou adicionar o post aos meus favoritos!
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Podem-me explicar (sinteticamente) as implicações do enfraquecimento do jet stream?:huh:

O enfraquecimento do Jet em si não significa muito. Mais importante é o modo como ele ondula. Mas uma coisa é certa, jet pouco intenso não dá origem nem a grandes depressões nem a anticiclones potentes. Neste post sintetizei a relação entre o posicionamento do Jet e a alteração do estado do tempo.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Novas actualizações,novas corridas, novas viagens,
e agora já não vem o temporal então por alguns pincelado,
agora o cenário é mais desafogado,
virá mais chuva concerteza,
sempre benvinda à mesa,
mas o seu episódio foi encurtado...
mas cuidado:-Amanhã com nova corrida,
nova viagem ,
o cenário pode de novo ser alterado.
A esta distância ainda haverá lugar para a surpresa...
Paradoxalmente o que aí vem ,o que está mais perto,
é o mais incerto.
Onde, quando e quanto choverá nada estará ainda certo .
Mais certo parece, que prá semana o jet stream enfraquece,
e olá Primavera,ao contrário do pós-Andreia em que os modelos vaguearam ao ritmo do esvoaçar da borboleta.
Agora ,a sua consistência na semana anticiclónica que aí vem é avassaladora.
Até lá, um mundo de convulsões atmosféricas à nossa espera ,num lugar perto de si, de quinta a domingo...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Novas actualizações,novas corridas, novas viagens,
e agora já não vem o temporal então por alguns pincelado,
agora o cenário é mais desafogado,
virá mais chuva concerteza,
sempre benvinda à mesa,
mas o seu episódio foi encurtado...
mas cuidado:-Amanhã com nova corrida,
nova viagem ,
o cenário pode de novo ser alterado.
A esta distância ainda haverá lugar para a surpresa...
Paradoxalmente o que aí vem ,o que está mais perto,
é o mais incerto.
Onde, quando e quanto choverá nada estará ainda certo .
Mais certo parece, que prá semana o jet stream enfraquece,
e olá Primavera,ao contrário do pós-Andreia em que os modelos vaguearam ao ritmo do esvoaçar da borboleta.
Agora ,a sua consistência na semana anticiclónica que aí vem é avassaladora.
Até lá, um mundo de convulsões atmosféricas à nossa espera ,num lugar perto de si, de quinta a domingo...


Será que depois de Domingo vem finalmente a Primavera? Parece-me que já lá está outro sistema na Terranova, mas pode ser confusão minha.:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Bom dia!

Se ontem era o europeu que cavava a depressão de quinta para sexta, que dizer hoje do GFS!




Parece uma situação a acompanhar cada vez mais!

A propósito... algumas pessoas podem achar que nós somos por vezes alarmistas... mas que se passa com o IM? VEjam as previsões (para já não falar no impacto gráfico da previsão significativa :surprise: )!

EDIT: 13h, os senhores do IM já retiraram parte do alarmismo! :p
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Pois é Vitamos. O freemeteo aumentou e de que maneira a quantidade de precipitação para Aveiro, de ontem para hoje, conta com uns ricos 76 mm :w00t:
O IM coloca a possibilidade de rajadas até 80km/h no litoral e 90 nas terras altas.
Realmente é uma cenário a ter em atenção a precipitação prevista para sexta e domingo.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Sempre útil este gfs Meteo PT, muito obrigado! Era mais ou menos aquilo que esperava: cavamento ligeiramente abaixo dos 980hPa com Portugal continental a ser afectado na ordem dos 990hPa. Vento a andar para ali na casa dos 70 e picos... acho que há motivos, no meu modesto entender para:

1) Abrir tópico de seguimento

2) Nomear a depressão se e só se Berlim não o fizer... alguma novidade pelo lado do país das salsichas?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Na sucessão de previsões e contra previsões acrescento mais um quadro habitual (NCEP) no qual é de destacar a passagem da barreira dos 150mm nos próximos 7 dias para o litoral Norte e Centro:

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
A confirmar-se o que é adiantado pela esta última saída do GFS poder-se-á falar em situação de temporal para o NW peninsular para o final de quinta/madrugada de sexta.
Com 975 hPa no centro , com aquele gradiente de pressão e tão perto do Minho e Douro Litoral,não sei não:
-É que ainda por cima não estamos a falar de uma situação prevista para a semana que vem :- É já para daqui a 48 horas !!!...
Aguardaremos por ulteriores desenvolvimentos...