Previsão do Tempo e Alertas - Abril 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
O calor parece que está a ser cada vez mais apertado e empurrado para o periodo entre dia 24 a 26 para variar 3 dias de calorzinho e chega e com alguma pseudo-nortada há mistura :lmao::lmao: vá aproveitem para suar que depois ninguém sabe quando voltarão a suar tão cedo :p

 


LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Sinto-me confuso :confused::confused::confused::confused::confused: :lmao::lmao: :assobio: os pinguins vão dominar o mundo...só sou eu a reparar em tal incongruência ??


Efectivamente, o que à partida era para muita gente aqui o inicio do Verão, não é mais do que um breve periodo de 3 dias de sol e temperaturas agradáveis, que imediatamente darão lugar a uma nortada potente e duradora.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,913
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Que venha a nortada agora e que no verao nos deixe em paz com inumeras vagas de calor a rondar os 40 graus sem vento algum :D

Sim, analisando as previsões segundo o freemeteo, para vários sitios do país o vento vai soprar de Norte ou de NO, com alguma intensidade a partir do fim-de-semana, (ex: Lisboa 35km/h), por isso, que venha agora a nortada para podermos aproveitar o verão 2008 melhor que o do ano passado, que para além das nortadas, foi bem fresco, pelo menos nas minhas férias no algarve, tive dias e noites bem desagradáveis!
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas Noites:
-Antes das nortadas que ainda estarão distantes,antes de mais ,aí está uma alteração ( revolução) no estado do tempo, coincidente com o feriado respectivo.
Se nos últimos 15 dias, Abril jorrou água,
nos próximos ,Abril que bem chorou, agora vai rir.
Até Domingo,de sorriso estampado,abril segue o seu ciclo.
E como Abril ,ora chora ora ri,
prá semana , que venham as nortadas.
Antes agora,que no Verão e
Abril sem muito chorar, irá concerteza franzir...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Peço opinião aos entendidos para esta situação:

GFS run 6z (Domingo)




Possível instabilidade com aquelas trovoadas "quentes" de fim de tarde :huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Peço opinião aos entendidos para esta situação:

Possível instabilidade com aquelas trovoadas "quentes" de fim de tarde :huh:


Possivelmente será isso aliás o potencial tem vindo a aumentar cada vez mais :D:D eu já mal vejo calor isto deve ser das oculos preciso de um upgrade se ontem se resumia a 3 dias hoje resume-se a 2 :rain::rain::rain: :lmao: se alguém conhecer um serviço de reboques baratos a ver se os contactamos para rebocar o calor até cá se não nada feito :hehe:



 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Isto anda tudo maluco! Aonde esta a nortada para o fds? No domingo certo? Amanha, e sábado vao ser dias bastantes agradáveis com vento fraco oh nulo durante alguns períodos. Alias eu nao sei porque é que quando ah calor as pessoas nao falão: Agora sim temos calor mas para semana vem frio, mas nao é lg a destrupar as coisas, sinceramente cada vez que venho aqui e leio estes comentários sem nexo algum, enfim é o que temos. Amanha é praia e sábado também, domingo é calor e vento e dai? É mau? Vivão um dia de cada vez e nao vivão na ilusão e expectativas criadas por vocês mesmo, façam uma analise adequada e verdadeira pois nao se esqueçam que isto é um fórum publico e vem muita gente ver as nossas previsões, mas a quem compete dizer ou nao o que vai acontecer certeficadamente é o instituto de meteorologia.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
E ja agora desde quando o freemeteo é um site com qualidade e de confiança? Para mim nunca foi e é por isso que ja nao consta nos meus favoritos, mas enfim vocês só põe aqui o que lhe convém.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal

WINDGURU Isto sim é um site de bastante confiança mas muita mesma.
O vento anda nas vossas cabeças mas só dexe a terra domingo;)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E ja agora desde quando o freemeteo é um site com qualidade e de confiança? Para mim nunca foi e é por isso que ja nao consta nos meus favoritos, mas enfim vocês só põe aqui o que lhe convém.


Claro que o Freemeteo é fraquinho.
Também não faz parte , obviamente das minhas consultas.
Mas,não entendi essa coisa do vocês?
Como forum publico que o é,
a minha participação é aqui perfeitamente individual,
não sabendo nada, mesmo nada da vida privada,
de tantos que eu já sei (ler) por aqui.
Acho que o colectivo aqui é mesmo e só, a soma das partes.
Não haverá lugar para os "vocês"...
Acrescento:quem participa e/ou quem nos visita saberá a destrinça.
Elegerá as suas consultas e/ou participará como quiser .
Mas aproveitando o balanço,confesso o quão às vezes é desanimador,
mas, e haverá sempre um mas,
como espaço de intercâmbio do saber e de afinidades,outras vezes é seguramente encorajador.

Voltando ao tópico :
-Não...
Ao redor da minha cabeça agora ,não irá soprar vento algum:
-Este mini-Verão deste fim de semana há muito que está anunciado...
A semana que o sucederá, também já tem contornos bem nítidos:
Regresso das temperaturas para valores mais baixos e
Primavera tímida de regresso.
Chuvas? A haver, muito poucas e só a norte...
Para já, para já , o vento leste por aqui, acaba de chegar...
Vem cá passar o prolongado fim de semana...



Chuvas ?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom dia
Ao ver as previsões dos vários modelos matemáticos(ecmwf,gfs,fnmoc)irá se constatar que o gfs continua manter a tendencia que vem vindo a mostrar,nortada moderada e para o fim da previsão a formação da depressão de origem termica.Quanto ao ecmwf á uma grande mudança este dá uma entrada de ar de origem polar modificado, que deverá dar aguaceiros moderados a norte de portugal e mais fracos para o resto de portugal, isto no dia 30 de abril, depois irá haver a mudança radical, tudo devido a posição da depressão que nos afectou de uma maneira "suave",e que se vai situar a oeste da Irlanda e com ela vai estar associado um extenso vale em altitude que se projecta até aos Açores,o que devido a posição do respectivo vale, vai contribuir para que no continente português se formar uma componente de SW no dia 3 de maio,que dará alguma chuva.

A ver qual dos modelos mantem as previsões.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias
-E em plena manhã de Verão,poder-se-á pensar quanto tempo o tempo assim irá ficar.
A previsão do I.M. já aponta para significativa descida das temperaturas para domingo e até alguma chuva fraca para o norte lá para segunda.
Para meados da semana que vem, a unanimidade dos modelos é avassaladora:

ohquq2.png


ohqumg6.png


ohqueay8.png


Depressão centrada ao sul das Ilhas Britânicas e que continuará a influenciar/afectar mais a norte que a sul continental com tempo fresco e ventoso de volta e até alguma chuva .
Depois e como sempre acontece a alguma distância os modelos disparam na diversidade...
Pois é:- ainda é Abril, ainda falta tempo para o tempo de Verão por cá se instalar.
Por isso, hoje e amanhã haverá que aproveitar esta visitinha do sol e do calor.