Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
segundo o modelo ecmwf o vento vai estar de ne ou e mas os modelos por vezes exageram e eu acho q devido a relativa proximidade das linhas isobaricas o vento vai aumentar e rodar para n pelo menos no litoral embora no interior o vento possa ser mais fraco de ne ou e.
de qualquer maneira a temp vai subir e ha condiçoes para a formaçao de uma depressao termica no sul da peninsula


ps: quando digo q o vento vai aumentar refiro-me a vento moderado com intensidade ate 40 kph principalmente á tarde
o q é menos do q se tem registado ontem e hoje , quando o vento ultrapassou os 50 kph por exemplo em oeiras
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
nem calor nem frio nem trovoadas nem chuva nem...nada!!!
ja vi a actualizaçao do ecmwf e afinal o tempo vai manter-se fresco no litoral e quente so no interior alentejano

A instabilidade tem vindo a ser aumentada de saída para saída, agora quando é que se irão reunir as condições ideias é que vamos ver, ou melhor, esperar :rolleyes::rolleyes: não me parece que seje para tão cedo, a nortada não deixa que nada se forme.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a mslp vai manter-se abaixo dos 1020hpa e como se sabe é abaixo deste patamar que a probabilidade de precipitaçao/convecçao aumenta razoavelmente
mas é preciso ver que a temp vai estar baixa por volta dos 20-25 no litoral e 30-35 no interior o q nao favorece a formaçao de grandes celulas
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
a mslp vai manter-se abaixo dos 1020hpa e como se sabe é abaixo deste patamar que a probabilidade de precipitaçao/convecçao aumenta razoavelmente
mas é preciso ver que a temp vai estar baixa por volta dos 20-25 no litoral e 30-35 no interior o q nao favorece a formaçao de grandes celulas

temperatura baixa? 30º, 35º? para a formação de células convectivas?
Oh stormy !!! tem dó...
todos já vimos e assistimos fazendo um rewind no nosso historial de vida ,
a grandes trovoadas, a grandes convecções com temperaturas à superfície por volta dos 20º ou pouco mais. A questão não é a temperatura à superfície.
Para haver convecção consistente há que reunir uma série de factores que não será determinante a tempª à superfície.
já por aqui muito sobre isso foi falado.

Quanto ao que nos espera ,o Verão prossegue quase normal nas nortadas,
mas deficitário em circulação de Leste na Ibéria.
Até terça, sabíamos já que a circulação atlântica iria ganhar consistência.
Depositávamos esperanças para depois de terça em que pelo menos para uns dias , seria agora ou nunca, pegar ou largar, se instalasse o Anticiclone nas British ou a sueste,
e embora lá, uns dias de Verão também no Litoral Oeste da Ibéria.
Mas parece que ainda não é para esta semana que a dita cuja circulação se irá instalar.
Nos modelos , verifica-se que há uma amálgama de pequenos centros anticiclónicos e de depressões com os seus centros meio indefenidos
e variações profundas de actualização em actualização na suas localizações.
O vento leste vai de novo ser adiado.
Este "nem ser carne nem ser peixe" a partir de quarta, volta a dar e baralhar
volta a adiar o Verão no litoral oeste.
Verão até agora sem histórias para contar e assim irá continuar.
E até a chuva (que começa a fazer falta) prevista para 2ª e 3ª estará cada vez mais confinada ao extremo litoral norte (onde não fará tanta falta)e cada vez menos significativa.
Lá longe ,16, 17 , alguns modelos (nem todos) acenam-nos com a tal circulação de Verão de lés(te) a lés(te)...
Trovoadas? Sim, ouvi falar.Disseram-me que em tempos, nesta altura aconteciam.
Sei que amanhã não será a véspera de tal dia,
mas ainda falta mais de metade de Agosto...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
temperatura baixa? 30º, 35º? para a formação de células convectivas?
Oh stormy !!! tem dó...
todos já vimos e assistimos fazendo um rewind no nosso historial de vida ,
a grandes trovoadas, a grandes convecções com temperaturas à superfície por volta dos 20º

eu sei , ate ja houve trovoadas com neve, mas quanto maior a t maior a energia da atmosfera e mais potentes as trovoadas
o q eu quero sao trovoadas POTENTES nao quero uma com 2 trovoes 2 relampagos e 2 mm de acumulaçao!!!
eu previ 30-35 graus so no interior sul onde a instabilidade causada pela "frente fria" vai ser menor e trovoadas nem velas
no norte e centro o tempo vai arrefecer mto e no minho nao acharia estranho ver temp maximas de 18 ou 19 graus
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Calor tremido, instabilidade a querer manifestar-se, depressões por perto, alguma nortada, assim andam os modelos :wacko: :maluco: :w00t:



Viva a crescente frescura do polo norte :cold: :w00t:

o q achas q vai acontecer se a t no polo for abaixo da media?
eu penso que poderá fortalecer a depressao da islandia devido a uma maior diferença entre a t das massas de ar
tem logica nao?