Previsão do Tempo e Alertas - Agosto 2008

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
boas

Alagerve hihi :D :D :D , não pode vir uma chuvinha que eles já nem escrever sabem :D

mais uma boa noticia, o estofex já marca alguma coisa, mas apenas no norte :angry:



passado não sei quantos dias temos de novo uma linha amarela em cima do nosso canto.

abraços



Epá não perdes uma sempre com o radar ligado :p:p :lol:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Quando fizerem citações, evitem repetir as imagens na citação pois torna a página desnecessáriamente mais pesada e a leitura mais dificil.

Gracias :p
 

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Excelente post Vince:thumbsup: Também me ajudaste a conhecer melhor o sistema das trovoadas, mas o que à mais tempo gostava de conhecer eram esses diagramas que explicaste aí, no IM conhecidos por Tefigramas. Eu não percebia nada desse esquema e assim fiquei com umas noções:p

Excelente:thumbsup:


Ah, e quanto às imagens nas citações, não volta a acontecer:p
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Excelente post Vince:thumbsup: Também me ajudaste a conhecer melhor o sistema das trovoadas, mas o que à mais tempo gostava de conhecer eram esses diagramas que explicaste aí, no IM conhecidos por Tefigramas. Eu não percebia nada desse esquema e assim fiquei com umas noções:p

Excelente:thumbsup:



Só é pena porem os numeros tão pequenos.
Exelente post Vince.





E como o vince mencionou 348 horas, é para sonhar.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Belo post Vince!! :thumbsup:

Sim por isso mesmo é que escrevi sonho no meu post :p mas é preciso ir acompanhando a tendência e se virem nesta run apenas muda a localização ;) agora é para Este :D enfim no meio de tanta pasmaceira temos de ir olhando para alguma coisa :) e é um sonho que não é nada impossivel ;)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Volta a falhar a sintonia das previsões a longo prazo entre modelos nesta ultima run,o que é prefeitamente normal, enquanto uma dá subida acentuada da temperatura a partir do dia 20,para a generalidade do território de portugal continental, e com nortada quente para o fim do dia na costa ocidental ,isto na previsão GFS,no entanto no outro modelo de previsão (ECMWF)temos a continuação da nortada moderada a forte, e fresca na costa ocidental e no interior com as temperaturas médias para a epoca do ano, isto tem como causa a interpetação do geopotencial dos 500 hp de estar com valores dentro da média 5840,pois no GFS esses valores são mais altos andando em média pelos 5880 o que se vai refletir em superficie.
Estes valores são referencia para Lisboa.

No meu modo de interpetar estas 2 situações e atendendo ao padrão que se tem mantido acho que vai prevalecer o ECMWF
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esse mapa mostra o CAPE (Convective available potential energy ) e o LI (Lifted Index).


...

mto mto obrigado :thumbsup::thumbsup::w00t:
olha quando se ve o mapa do "700 hpa verticalblew" do GFS a convecçao esta assinalada pelo valor positivo ou negativo??
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
mto mto obrigado :thumbsup::thumbsup::w00t:
olha quando se ve o mapa do "700 hpa verticalblew" do GFS a convecçao esta assinalada pelo valor positivo ou negativo??

O mapa 700 hpa Verticalblew do gfs do wetterzentrale é mais um para juntar à colecção dos muitos mapas para onde se pode olhar. Não confundir com o da humidade relativa aos 700hPa (relative feuchte) falado anteriormente.
Este mapa indica o movimento vertical do ar na atmosfera, quer o ar que sobe (por variadas causas muito resumidamente explicadas no outro post) quer o ar que desce. Pelo que anteriormente expliquei é fácil perceber que este mapa também é importante.

Em relação à tua pergunta, o ar que sobe são os valores negativos nestes mapas do WZ. Noutros outputs a escala podem ser os positivos mas na legenda indicam então o sinal negativo. É negativo porque tem a ver com a pressão, a pressão desce com a altitude.

Movimento ascendente: Amarelo->Vermelho->Violeta
Movimento descendente: Verde->azul->violeta

Em relação ao ar que sobe, não significa directamente convecção, significa que o ar sobe, é claro que quando sobe satura o que acaba por mostrar indirectamente a convecção, mas não esquecer que é preciso humidade. Se não estou em erro, por exemplo um valor de -5 a precipitação deve estar presente ou iminente e um valor de -10 é um indicativo de trovoadas.

De realçar que este mapa pode tornar-se confuso para quem não entenda toda a fisica por detrás disto tudo devido à proximidade do que sobe e desce e ao dinamismo de tudo ao longo das horas. É preciso não esquecer que quando o ar sobe tem que estar também a descer em qualquer lado e numa trovoada isso acontece até dentro da mesma célula. A forma como o ar desce, a velocidade dele e se é concentrado numa pequena area ou é por uma area extensa também tem implicações no tipo de efeitos que uma trovoada provoca.

E claro, nunca esquecer que estamos a falar de modelos. Os mapas não representam nunca a realidade da atmosfera porque é impossível. A 1ª regra para saber usar modelos é ter a consciência que eles nunca estão certos, eles dão-nos umas pistas, que para determinados fenónomos são suficientes com elevado grau de confidencialidade, para outros fenónomos complexos pequenas diferenças tem grandes implicações.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
De realçar que este mapa pode tornar-se confuso para quem não entenda toda a fisica por detrás disto tudo devido à proximidade do que sobe e desce e ao dinamismo de tudo ao longo das horas. É preciso não esquecer que quando o ar sobe tem que estar também a descer em qualquer lado e numa trovoada isso acontece até dentro da mesma célula. A forma como o ar desce, a velocidade dele e se é concentrado numa pequena area ou é por uma area extensa também tem implicações no tipo de efeitos que uma trovoada provoca.

eu to no 11 ano por isso entendo de fisica (tenho 18 a fisico quimica ) podes fazer explicaçoes mais complexas pq o q eu n entender pergunto-te.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
eu to no 11 ano por isso entendo de fisica (tenho 18 a fisico quimica ) podes fazer explicaçoes mais complexas pq o q eu n entender pergunto-te.

Já agora, um segundo é a duração de 1.173.500.000 períodos da radiação correspondente à transição entre os dois níveis hiperfinos do estado fundamental do átomo de césio 133.
Nunca mais esqueci esta frase desde que um dos administradores do fórum a proferiu. :)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
O mapa 700 hpa Verticalblew do gfs do wetterzentrale é mais um para juntar à colecção dos muitos mapas para onde se pode olhar. Não confundir com o da humidade aos 700hPa.
Este mapa indica o movimento vertical do ar na atmosfera, quer o ar que sobe (por variadas causas muito resumidamente explicadas no outro post) quer o ar que desce. Pelo que anteriormente expliquei é fácil perceber que este mapa também é importante.

Em relação à tua pergunta, o ar que sobe são os valores negativos nestes mapas do WZ. Noutros outputs a escala podem ser os positivos mas na legenda indicam então o sinal negativo. É negativo porque tem a ver com a pressão, a pressão desce com a altitude.

Movimento ascendente: Amarelo->Vermelho->Violeta
Movimento descendente: Verde->azul->violeta

Em relação ao ar que sobe, não significa directamente convecção, significa que o ar sobe, é claro que quando sobe satura o que acaba por mostrar indirectamente a convecção, mas não esquecer que é preciso humidade. Se não estou em erro, por exemplo um valor de -5 a precipitação deve estar presente ou iminente e um valor de -10 é um indicativo de trovoadas.

De realçar que este mapa pode tornar-se confuso para quem não entenda toda a fisica por detrás disto tudo devido à proximidade do que sobe e desce e ao dinamismo de tudo ao longo das horas. É preciso não esquecer que quando o ar sobe tem que estar também a descer em qualquer lado e numa trovoada isso acontece até dentro da mesma célula. A forma como o ar desce, a velocidade dele e se é concentrado numa pequena area ou é por uma area extensa também tem implicações no tipo de efeitos que uma trovoada provoca.


E claro, nunca esquecer que estamos a falar de modelos. Os mapas não representam nunca a realidade da atmosfera porque é impossível. A 1ª regra para saber usar modelos é ter a consciência que eles nunca estão certos, eles dão-nos umas pistas, que para determinados fenónomos são suficientes com elevado grau de confidencialidade, para outros fenónomos complexos pequenas diferenças tem grandes implicações.



É só dar uma achega, os mapas de 700hp no GFS são muito confusos(as cores),na minha opinião o modelo mais simples de ver as convergencias ou divergencias (velocidade de vortice) será o FNMOC ,e nestes mapas são muito bons para ver a energia que está numa frente fria em aproximação.
No entanto tem que se comparar todos e tirar dai as conclusões

É pena o ECMWF não ter a previsão das(06) disponivel ao publico para a comparar com o GFS pois este acentuou a tendencia para grande aumento de calor a partir do dia 20.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É só dar uma achega, os mapas de 700hp no GFS são muito confusos(as cores),na minha opinião o modelo mais simples de ver as convergencias ou divergencias (velocidade de vortice) será o FNMOC ,e nestes mapas são muito bons para ver a energia que está numa frente fria em aproximação.
No entanto tem que se comparar todos e tirar dai as conclusões

É pena o ECMWF não ter a previsão das(06) disponivel ao publico para a comparar com o GFS pois este acentuou a tendencia para grande aumento de calor a partir do dia 20.


E em nowcasting para além de previsões temos a análise de ventos do CMISS, pois mostra a realidade embora apenas de 3 em 3 horas, indicando o windshear, convergência, divergência, etc:

http://cimss.ssec.wisc.edu/tropic/real-time/europe/winds/wm7shr.html
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
em qé q consiste o wind shear? e a vorticidade??

Uma explicação detalhada fica para um dos próximos dias, hoje não tenho muito tempo disponível. Mas sobre o windshear há pouco tempo atrás falei qualquer coisa neste tópico: http://www.meteopt.com/forum/tempo-...racoes-atlantico-2008-a-1877-4.html#post78058

Sobre a vorticidade depois explico melhor, mas dentro deste contexto que temos falado é um dos vários processos que leva o ar a ascender ou a descender. A vorticidade é a rotação do ar, se for no sentido ciclónico é vorticidade positiva, se for anti-ciclonico é negativa. Se quiseres ir adiantando podes procurar na Net por PVA (Positive vorticity advection) e se fores aos modelos GFS do wetter3 vês que está lá um mapa chamado "Vorticityadvektion", é mais um para juntar à grande colecção dos mapas úteis na previsão de trovoadas :) Neste caso em termos de valores deste mapa interessa-nos a vorticidade positiva pois provoca divergência nos niveis altos levando o ar a ascender para ocupar o lugar do ar que diverge no topo.



eu to no 11 ano por isso entendo de fisica (tenho 18 a fisico quimica ) podes fazer explicaçoes mais complexas pq o q eu n entender pergunto-te.


Os meus conhecimentos de fisica são muito limitados, já lá vão muitos anos em que tive que estudar fisica. Tudo isto mete fisica e quem esteja à vontade nessa área e com boas bases percebe tudo de forma muito mais natural e eu tenho alguma dificuldade em entender certas coisas mas com paciência depois tudo se vai tornando mais claro.

O que tenho reparado é que a Meteorologia é uma area que a nivel de ensino poderia tornar disciplinas de Fisica muito mais interessantes para os estudantes pois a maioria das vezes as pessoas não gostam de determinadas áreas como a Matemática ou Fisica devido à abstracção. E a meteorologia é uma boa ponte entre a abstracção e a realidade pois mostra-nos como as equações da fisica nos rodeiam por todo o lado mesmo olhando para uma pequena nuvem a formar-se. Porque é que ela se formou, que temperatura está, a que altitude está a base, porque é que começou a chover, a trovejar, etc,etc, tudo isso calcula-se facilmente recorrendo a formulas e tudo se torna muito mais divertido de aprender. O ensino muitas vezes falha porque ou o sistema ou os professores não conseguem fazer essa ponte para o lado divertido da ciência.

No caso dos mapas claro que se pode esquecer a Fisica e olhar só para os bonecos e as cores. Mas isso quanto a mim não é uma forma adequada de aprender, porque por exemplo no caso das trovoadas a conjugação de factores é muita e não existe uma receita única para cozinhar uma trovoada, só quem percebe realmente os diversos processos e o seu significado consegue depois balancear toda a informação que tem e perceber o que pode ou não acontecer.