Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Completamente de acordo! Mas já tenho saudade daqueles nevoes dos anos 90 em que metade de Portugal se vestia de branco! Estão recordados concerteza! Penso que é esta ausencia já tão prolongada de nevoes com N grande que me leva a acreditar que algo se esta a passar!
A verdade é que n tivemos Verão e parece que não vamos ter Inverno!
Bolas tenho saudades de umas boas frentes atlanticas! :(

Como sabes que n vamos ter inverno se ainda n começou ?
 


Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Portugal está imerso num clima de extremos (em termos de precipitação), ou chove muito ou chove pouco, não há meias medidas. É como se as médias não valessem para nada... Estamos no mês ou 2º mês mais chuvoso do ano, e no mínimo vamos ter mais uma semana sem precipitação alguma. Depois disso lá se verá, mas na saida das 18h aparece bastante precipitação a meio da próxima semana e neve acima de uns 1300 m. Claro que na próxima saída, vai tudo mudar. Já está mais que na hora de termos um dezembro dentro da média, desde 2002 que isso não acontece.

Itália,Grécia, vão ficar enterrados em neve, o frio vai ser extremos durante 1 semana e meia pelo menos, são países de extremos 47ºC no verão, e agr este frio brrr:cold:

Safam-se os mesmos do costume... Na costa mediterrânica espanhola também podem ver alguma neve no próximo domingo (com os modelos actuais), em cotas médias. Nós vamos continuar a ver navios, com céu limpo e acentuado arrefecimento nocturno...
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Completamente de acordo! Mas já tenho saudade daqueles nevoes dos anos 90 em que metade de Portugal se vestia de branco! Estão recordados concerteza! Penso que é esta ausencia já tão prolongada de nevoes com N grande que me leva a acreditar que algo se esta a passar!
A verdade é que n tivemos Verão e parece que não vamos ter Inverno!
Bolas tenho saudades de umas boas frentes atlanticas! :(

belos tempos :sad: cada vez que me lembro das noites de inverno que começava a nevar ao inicio da noite e já sabia a partida que ao outro dia nao tinha aulas:D deitava-me e acordava a meio da noite para confirmar se ainda estava a nevar :) e de manha ao acordar quando nao ouvia carros a passar antes de ver já sabia que havia nevão :sad: coisa que já nao me lembro de ver a sério desde o carnaval de 96/97
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
Já está mais que na hora de termos um dezembro dentro da média, desde 2002 que isso não acontece.

.

Foi mais ou menos desde essa altura que a Oscilação do Atlantico Norte passou a ter um índice positivo até ao momento... com o típico AA forte...

Mas os modelos indicam um enfraquecimento durante os proximos dias do AA, o que poderá trazer precipitação... vamos lá ver!
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Portugal está imerso num clima de extremos (em termos de precipitação), ou chove muito ou chove pouco, não há meias medidas. É como se as médias não valessem para nada... Estamos no mês ou 2º mês mais chuvoso do ano, e no mínimo vamos ter mais uma semana sem precipitação alguma. Depois disso lá se verá, mas na saida das 18h aparece bastante precipitação a meio da próxima semana e neve acima de uns 1300 m. Claro que na próxima saída, vai tudo mudar. Já está mais que na hora de termos um dezembro dentro da média, desde 2002 que isso não acontece.



Safam-se os mesmos do costume... Na costa mediterrânica espanhola também podem ver alguma neve no próximo domingo (com os modelos actuais), em cotas médias. Nós vamos continuar a ver navios, com céu limpo e acentuado arrefecimento nocturno...

Podes crer safam-se os mesmo do costume, com muita neve e muito frio, países de extremos mesmo, nos com os modelos actuais e com um pouco de precipitação podíamos ter neve em vários locais do pais, não se esqueçam do ar frio acumulado na atmosfera aos longo destes dias gelidos, com que faz que a temperatura a 850 hpa não seja a mesma referida nos modelos, existem sempre surpresas :cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Em termos de valores de temperatura, neste Inverno já não nos podemos queixar. Até já se bateram alguns recordes e o Inverno ainda mal começou.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Completamente de acordo! Mas já tenho saudade daqueles nevoes dos anos 90 em que metade de Portugal se vestia de branco! Estão recordados concerteza! Penso que é esta ausencia já tão prolongada de nevoes com N grande que me leva a acreditar que algo se esta a passar!
A verdade é que n tivemos Verão e parece que não vamos ter Inverno!
Bolas tenho saudades de umas boas frentes atlanticas! :(

Tempos idos... Eu já não me lembro da última vez que vi nevar em dezembro (sem contar com a neve puxada a vento de 25/12/2004), quando a média normal são dois dias de neve neste mês. Ou seja, se tudo corresse dentro da média, já devia ter visto nevar 14 vezes este século em dezembro, e no entanto não me estou a lembrar de um único dia... (mas também verdade seja dita, eu tenho uma memória meteorológica muito fraca... :p)
 
M

Membro excluído 274

Como sabes que n vamos ter inverno se ainda n começou ?

Não sei! Baseio-me no Verão que não tivemos! E no que estamos a passar! Se os modelos continuarem a fazer o que têm feito que é adiar diariamente a precipitação! Não teremos Inverno! Quando falo n ter Inverno, refiro.me à chuvinha! Porque algum frio sempre teremos ( penso eu )...

Que inveja dos gregos! Ate a nossa posicão geografica é uma treta!:(
Estava tão apreensivo depois do Inverno espectacular no HS! Enfim... Quiça Fevereiro! Costuma ser um bom mês!
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Em termos de valores de temperatura, neste Inverno já não nos podemos queixar. Até já se bateram alguns recordes e o Inverno ainda mal começou.



É isso mesmo, sinceramente eu tenho bastante fé neste inverno, ver e entradas destas no principio de Dezembro é algo incomum e da que pensar. Podemos chamar vaga de frio a estes dias que se seguem? Parecem durar semana e meia com temperaturas máximas a volta dos 11ºC e mínimas a volta dos -9 :cold:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Está aqui a ser teclada muita lamentação e desespero :lmao: tenham calma a meteorologia é como ir a uma consulta tem de se esperar esperar até que chega uma dia que é sempre e rebentar :p

O senhor frio está a começar a sair de casa.
 

Nuno

Nimbostratus
Registo
2 Dez 2006
Mensagens
1,140
Local
Setúbal
Não sei! Baseio-me no Verão que não tivemos! E no que estamos a passar! Se os modelos continuarem a fazer o que têm feito que é adiar diariamente a precipitação! Não teremos Inverno! Quando falo n ter Inverno, refiro.me à chuvinha! Porque algum frio sempre teremos ( penso eu )...

Que inveja dos gregos! Ate a nossa posicão geografica é uma treta!:(
Estava tão apreensivo depois do Inverno espectacular no HS! Enfim... Quiça Fevereiro! Costuma ser um bom mês!


Nao te podes só basear no verão. Que estamos a passar? Acho que o que estamos a passar ja é muito bom bom par esta altura do ano tendo em conta os últimos anos. Pois inverno não é só chuva mas descansa que ela vai aparecer e não tarda muito :D
 
M

Membro excluído 274

Nao te podes só basear no verão. Que estamos a passar? Acho que o que estamos a passar ja é muito bom bom par esta altura do ano tendo em conta os últimos anos. Pois inverno não é só chuva mas descansa que ela vai aparecer e não tarda muito :D

Àmen!;)
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
Na minha modesta opinião parece-me que a latitude das depressões (no Inverno e no Verão) se alterou mais para norte. Assim parece-me que os modelos raramente irão acertar nos seus resultados. A única saída que me parece normal será a previsão a 48horas e já é uma sorte acertarem. Posso estar enganado mas parece-me que não ando muito longe do que se verifica. Quais médias e quais ciclos normais. Cada vez mais nos podemos despedir daquilo que seria normal.
Verão húmido ou molhado e Inverno seco ou gelado. Tomara que não nos aconteça o que se está a passar nos Estados Unidos. Não estamos preparados para isso. Do mal o menos. :cold::cold:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,512
Local
Bragança (675m)
Mas o clima Mediterrâneo é assim, grande irregularidade das precipitações. No ano passado tivemos cheias em Outubro e Novembro, este ano tivemos tempo seco e valores mínimos extremamente baixos na mesma altura.