Previsão do Tempo e Alertas - Dezembro 2007

Weatherman

Cumulus
Registo
27 Nov 2006
Mensagens
145
Local
Vouzela
Alerta Amarelo

O estado de alerta amarelo foi este sábado instaurado em 12 distritos do país, devido às descida das temperaturas que em algumas zonas vão chegar aos sete graus negativos.
Segundo o Instituto de Meteorologia (IM), o alerta amarelo abrange os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Coimbra, Castelo Branco, Leiria, Santarém, Lisboa, Setúbal e Évora.

A este cenário de frio escapam os distritos de Faro, Beja, Portalegre, Guarda, Viseu e Porto e as ilhas.

A temperatura mínima prevista, de acordo com o site do IM, regista sete graus negativos em Bragança e três graus negativos em Braga.

A temperatura mínima mais alta prevista para Portugal continental é de 9 graus para Faro.

O IM prevê assim um dia de frio mas com sol em todo o país. Para a Madeira espera-se uma variação entre os 16 e os 22 graus e para o arquipélago dos Açores as temperaturas deverão variar entre os 13 e os 18 graus.

Ultimas do correio da manhã
 


Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Valha-nos a chuva e o vento!


gfs0108id2.png
gfs2108mz1.png
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Boa tarde Pessoal,
A semana promete, para aqui neve só me lembro de ter caído a uns bons 20 anos,sem dúvida que deve ter havido algum milagre:pray:). Mas com diz o amigo Minho venha chuva e vento com força, o IM para terça já prevê vento a 70 km/h para o litoral e 90km/para as terras altas. Como já foi referido o vento e a aproximação do sistema frontal poderá ser um inimigo :mad: para a neve, pelo menos nas cotas mais baixas. O pessoal que tiver esse presentinho do pai natal que tire umas fotos, para o resto do pessoal de babar todo;).
Vamos lá ver o desenrolar da situação, para já só queria umas boas chuvadas, porque a situação está a ficar grave.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
O GFS mantem a tendência e que tendência;):thumbsup::cold::rain:

gfs266em1.png


gfs272mh7.png


gfs366hk7.png


Reparem bem nisto;)

rtavn661uj1.png


rtavn662tg4.png


Cada vez estou mais confiante, só tenho pena é que na Terça vou ter um dia complicado em termos de trabalho...
 

Relâmpago

Nimbostratus
Registo
19 Mai 2007
Mensagens
613
Local
Lisboa (80m)
http://www.metoffice.gov.uk/weather/europe/surface_pressure.html

Olá

O anticiclone está a resistir e a fortalecer-se na Europa do norte. Para 3ª feira espera-se entrada de ar marítimo pelo sul. Estou a ver a depressão a Oeste muito fraquinha. Existe, também, um anticiclone no norte de África. Não espero grandes precipitacões. Devido ao ar frio pré-frontal é natural que haja queda de neve nas primeiras horas de precipitação (não no litoral:().
Não estou a ver, repito, grande coisa em termos quantitativos. Pelo menos para a semana. :sad:
Talvez a Madeira tenha algo mais em termos de precipitação.

Em Lisboa, agora:

Temperatura do ar: 14º C
Pressão atmosférica: 1019 mb
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Eu achei a saida das 12h horrivel, não só para aqui como para todo o país. Muito menos precipitação e que cair ficaria quase toda a sul. Para aqui o GFS prevê apenas 2,12 mm de precipitação (em forma de neve), o que pode muito bem significar 0 mm que é o que tem acontecido nos últimos tempos. Na zona centro, para além da precipitação também há o problema de haver menos frio em altura, que pode complicar a queda de neve a cotas médias.

Como o Relâmpago disse, não vai haver grandes precipitações excepto a sul do Tejo, a maior parte vai ser descargada no mar. A ver as próximas saídas, mas estou cada vez menos optimista... :(
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu estou cada vez mais optimista vai chover a sério e vai haver uma mudança de padrão e o frio vai manter-se :eek: já não falo em neve só falo em chuva porque se nevar nem que seje agua-neve no sul já é historico já não deve acontecer desde dos anos 20 em Dezembro :lmao::lmao:

Isto está bonito está :cold::cold::cold: até os termometros do IM congelam...:p
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Até ao final do ano o GFS prevê para Faro/Aeroporto uma boa quantidade de chuva:D

15 day TOTAL PRECIP: 133.4 mm and Convective: 67.7 mm

Se verificar-se será um mês chuvoso como já alguns anos não acontecia em Dezembro:D:D
 

storm

Cumulus
Registo
17 Set 2007
Mensagens
491
Local
Bombarral
Os meus pesamos para ti Flaviense21 e para toda a tua família.

-----------------------------------------------------------
Neve, quem falou em neve, se não for pedir muito podiam mandar alguma aqui para estes lados.:D:lmao:
Mesmo que não chegue cá a neve, que venha a chuva para regar as batatas e afins :rain:

Pessoal, alguém me pode explicar a partir de que ponto e de como se vê (nos modelos) a formação de geadas? É que ainda não encontrei grande coisa.

:cold::cold:

Cumps,
:trovao:
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Alguém me explique... Não são só os modelos que enlouqueceram...
No IM colocam Temperaturas para Bragança na terça entre -4 e 2 ºC e a previsão é aguaceiros... não será de referir: Aguaceiro de Neve...???:huh::huh::huh:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Alguém me explique... Não são só os modelos que enlouqueceram...
No IM colocam Temperaturas para Bragança na terça entre -4 e 2 ºC e a previsão é aguaceiros... não será de referir: Aguaceiro de Neve...???:huh::huh::huh:

Eles amanhã já tiram a chuva toda e baixam as temperaturas ;)