Vivemos na expectativa de surgir algo que empolgue... e acreditamos que possa acontecer...mas uma coisa é certa ...temos o melhor AA do Mundo!!!

.

o "vai apanhar nevoeiro" a meu ver foi bem pior!

Olá...boas noites :
-No "combate dos chefes" que anunciei aqui ontem ,
no confronto entre os gigantes da previsão meteorológica,
parece que vai ganhando pontos,desta vez, o GFS.
O ECMWF afinal acaba por recuar,
e é ele, que vai dando por ora, o braço a torcer.
Afinal este Anticiclone, a esta distância , ameaça prolongar -se.
Se bem que há umas nuances de ar frio em altura que agora o GFS aponta que podem provocar surpresas.
Reviravolta de 180º no "Combate dos Chefes".
E claro, as chuvas e as neves sempre anunciadas pelo Mário Barros
vão, mais uma vez para as calendas...
E a propósito,
Mas não estou a entender a polémica!!!
Qual é o problema?
Será que sou ingénuo demais?
Então isto não é um forum, livre, sem censura?
O Costa disse de sua justiça,
e o que disse até é seguramente acolhido por inúmeros nossos leitores/participantes:
é claro que anunciar ventos e tempestades a toda a hora não nos dará muita credibilidade para quem nos visita.
E também é claro que sendo leitores uns dos outros já sabemos o que vem dos seus autores.
Mas então qual é o problema?
Haja liberdade.
Daqueles que anunciam chuva a toda a hora,
e tomara que muitas vezes acertassem,
mas também daqueles que ,olham de uma outra forma,
para esta realidade que é a fiabilidade dos modelos,no seu cômputo e não num só , a 200 horas.
Haja Liberdade para todos...
A Meteorologia surpreende e poderá até vir aí um final de Fevereiro e um Março fabuloso..
Mas , entrementes, Segue esta Primavera antecipada que também tem o seu encanto.Excelente pôr-do-sol à beira-mar que hoje vivi.
Nem uma brisa.20º. Em pleno Inverno
Num dia que seguramente,há 7 dias atrás foi anunciado por este ou aqulele modelo uma situação bem diferente e que encheu 3 ou 4 páginas deste tópico...

E claro, as chuvas e as neves sempre anunciadas pelo Mário Barros
vão, mais uma vez para as calendas...
E a propósito,
Mas não estou a entender a polémica!!!
Qual é o problema?
Será que sou ingénuo demais?
Então isto não é um forum, livre, sem censura?
O Costa disse de sua justiça,
e o que disse até é seguramente acolhido por inúmeros nossos leitores/participantes:
é claro que anunciar ventos e tempestades a toda a hora não nos dará muita credibilidade para quem nos visita.
E também é claro que sendo leitores uns dos outros já sabemos o que vem dos seus autores.
Mas então qual é o problema?
Haja liberdade.
Daqueles que anunciam chuva a toda a hora,
e tomara que muitas vezes acertassem,
mas também daqueles que ,olham de uma outra forma,
para esta realidade que é a fiabilidade dos modelos,no seu cômputo e não num só , a 200 horas.
Haja Liberdade para todos...
Há liberdade, mas também há respeito e algum cuidado com as ironias. O que se pede é que se discuta, concorde ou discorde as ideias e opiniões de alguém, é para isso que o forum serve. É isso que o Nimboestrato faz quando alerta constantemente para o disparate que é olhar para os modelos a longo prazo e quem reler os seus post's criticos percebe que o faz com cuidado sem ser rude com ninguém ou com frases irónicas que podem ser mal interpretadas. É isso que eu faço e o André também no tópico do aquecimento global. Discordamos violentamente do Mário Barros e explicamos porquê, e conseguimos fazê-lo sem ironias ou frases curtas que podem levar a grandes confusões.
O Costa de vez em quando faz intervenções irónicas. A ironia pode ser meramente inocente ou até humorada, mas a ironia online (num forum, num blogue ou num simples email) é uma coisa perigosa, que muitas vezes leva a grandes confusões nestes meios virtuais em que as pessoas não estão frente a frente e não conseguem avaliar se do outro lado está um rosto bem disposto ou mal disposto, sério ou divertido, a rir, a brincar, a troçar ou a gozar . E raramente vi o Costa a debater, explicar ou fundamentar. Assim torna-se dificil saber quem é o Costa, que até pode ser uma pessoa espectacular que gosta apenas de fazer umas piadas irónicas. Mas é impossível perceber, compreender ou avaliar alguém desta forma com frases curtas e irónicas, se está meramente a fazer uma piada divertida e inocente, ou está a ser rude ou em trolling. Vai com 25 post's no forum, inscrito há quase um ano e apesar de tão poucas mensagens já lhe tive que apagar umas 2 ou 3 por não terem nexo ou estarem descontexualizadas, apagar uma assinatura com uma fotografia de um "cagalhão" e uma frase contra um partido político, etc. O aviso que lhe fiz teve em conta esse historial, mas não o censurei. Por isso não percebi de todo a questão da censura ou da liberdade. Foi apenas um alerta e tendo em conta anteriores situações.
Trabalho de moderador é muito ingrato, somos sempre muito criticados por fazer e por não fazer. Ainda esta semana já tive a minha dose que quase me pôs à beira de desistir de tudo. Também cometemos erros, também avaliamos mal e também temos más decisões. Erramos como todos os outros e às vezes as nossas decisões são respondidas com grande hostilidade sem qualquer respeito pelo que fizemos e fazemos aqui. Felizmente que nesta comunidade estes casos são extremamente raros. Um ou dois por ano, algo de que esta comunidade se pode muito orgulhar e é certamente uma grande inveja de muitas outras. Às vezes as nossas decisões levam mesmo ao abandono do próprio forum pelo visado que é o que mais magoa qualquer moderador, pois o trabalho dele e as decisões que toma é precisamente o inverso, manter a comunidade a crescer, viva, educada e respeitável. Ainda há um mês houve um abandono de um membro que muito me magoou só porque lhe pedi para criticar de forma construitiva as decisões ou resultados de uma instituição em vez de adjectivar toda uma instituição de «bando de incompetentes». São abandonos que magoam muito porque não respeitam o muito trabalho e as muitas horas que eu,o Fil,o Minho e o Rog dedicamos nos bastidores ao forum. Porque há muito trabalho que fazemos que nem sequer é visivel, a comunidade e as visitas crescem e não é certamente por magia.
Mas neste caso a única coisa que pedi foi respeito, o que já tenho feito em anteriores ocasiões. Respeito com as pessoas e também com as instituições como por exemplo o Instituto de Meteorologia ou outras. Peço apenas que se critique as opiniões, as ideias, os resultados ou as previsões por exemplo. De preferência de forma construtiva. Mas que não se critique ou adjective as pessoas ou as instituições. A diferença pode não ser perceptivel para todos, mas ela existe e é muito importante. E até o próprio Mário e outros já foram alertados para isso. Já moderei outros foruns e comunidades virtuais no passado e sei bem como as coisas descarrilam (às vezes até à morte) quando se rompe com frequência essa linha que pode ser tenue mas de facto não o é. Será assim tão dificil perceber onde está essa fronteira ?
Ao Mário e a todos os outros peço também alguma contenção e um maior esforço no forecasting e que evitem o wishcasting. Como já repetidas vezes alertei aqui em anteriores ocasiões, este forum tem muitas visitas que nada tem a ver com a comunidade activa que por vezes discute de forma às vezes até divertida alguns cenários longínquos nas 200 ou 300 horas mas que pode induzir em erro leitores menos familiarizados com estas discussões ou com os modelos.
Há liberdade, mas também há respeito e algum cuidado com as ironias. O que se pede é que se discuta, concorde ou discorde as ideias e opiniões de alguém, é para isso que o forum serve. É isso que o Nimboestrato faz quando alerta constantemente para o disparate que é olhar para os modelos a longo prazo e quem reler os seus post's criticos percebe que o faz com cuidado sem ser rude com ninguém ou com frases irónicas que podem ser mal interpretadas. É isso que eu faço e o André também no tópico do aquecimento global. Discordamos violentamente do Mário Barros e explicamos porquê, e conseguimos fazê-lo sem ironias ou frases curtas que podem levar a grandes confusões.
O Costa de vez em quando faz intervenções irónicas. A ironia pode ser meramente inocente ou até humorada, mas a ironia online (num forum, num blogue ou num simples email) é uma coisa perigosa, que muitas vezes leva a grandes confusões nestes meios virtuais em que as pessoas não estão frente a frente e não conseguem avaliar se do outro lado está um rosto bem disposto ou mal disposto, sério ou divertido, a rir, a troçar ou a gozar . E raramente vi o Costa a debater, explicar ou fundamentar. Assim torna-se dificil saber quem é o Costa, que até pode ser uma pessoa espectacular que gosta apenas de fazer umas piadas irónicas. Mas é impossível perceber, compreender ou avaliar alguém desta forma com frases curtas e irónicas, se está meramente a fazer uma piada divertida e inocente, ou está a ser rude ou em trolling. Vai com 25 post's no forum, inscrito há quase um ano e apesar de tão poucas mensagens já lhe tive que apagar umas 2 ou 3 por não terem nexo ou estarem descontexualizadas, apagar uma assinatura com uma fotografia de um "cagalhão" e uma frase contra um partido político, etc. O aviso que lhe fiz teve em conta esse historial, mas não o censurei por isso não percebi de todo a questão da censura ou da liberdade. Foi apenas um alerta e tendo em conta anteriores situações.
Trabalho de moderador é muito ingrato, somos sempre muito criticados por fazer e por não fazer. Ainda esta semana já tive a minha dose que quase me pôs à beira de desistir de tudo. Também cometemos erros, também avaliamos mal e também temos más decisões. Erramos como todos os outros e às vezes as nossas decisões são respondidas com grande hostilidade sem qualquer respeito pelo que fizemos e fazemos aqui. Felizmente que nesta comunidade estes casos são extremamente raros. Às vezes as nossas decisões levam mesmo ao abandono do próprio forum pelo visado que é o que mais magoa qualquer moderador, pois o trabalho dele e as decisões que toma é precisamente oinverso, manter a comunidade a crescer, viva, educada e respeitável. Ainda há um mês houve um abandono de um membro que muito me magoou só porque lhe pedi para criticar as decisões ou resultados de uma instituição em vez de adjectivar toda uma instituição de incompetente. São abandonos que magoam muito porque não respeitam o muito trabalho e as muitas horas que eu,o Fil,o Minho e o Rog dedicamos nos bastidores ao forum. Porque há muito trabalho que fazemos que nem sequer é visivel, a comunidade e as visitas crescem e não é certamente por magia.
Mas neste caso a única coisa que pedi foi respeito, o que já tenho feito em anteriores ocasiões. Respeito com as pessoas e também com as instituições como por exemplo o Instituto de Meteorologia ou outras. Peço apenas que se critique as opiniões, as ideias, os resultados ou as previsões por exemplo. De preferência de forma construtiva. Mas que não se critique ou adjective as pessoas ou as instituições. A diferença pode não ser perceptivel para todos, mas ela existe e é muito importante. E até o próprio Mário e outros já foram alertados para isso. Já moderei outros foruns e comunidades virtuais no passado e sei bem como as coisas descarrilam (às vezes até à morte) quando se rompe com frequência essa linha que pode ser tenue mas de facto não o é.
Ao Mário e a todos os outros peço também alguma contenção e um maior esforço no forecasting e que evitem o wishcasting. Como já repetidas vezes alertei aqui em anteriores ocasiões, este forum tem muitas visitas que nada tem a ver com a comunidade activa que por vezes discute de forma às vezes até divertida alguns cenários longínquos nas 200 ou 300 horas mas que pode induzir em erro leitores menos familiarizados com estas discussões ou com os modelos.

Eu penso que a discussão a 200 ou 300 horas é apenas uma maneira de manter a "conversa" animada até aparecer de facto algo mais concreto e fiável. Os visitantes do fórum devem tal como em tudo na vida ler e tirarem as suas conclusões, tal como fazemos todos nós quando lemos um artigo de opinião num qualquer jornal. E se sentirem que devem aprofundar a assunto sobre esse artigo, pois que pesquisem sobre tal "assunto" o que neste caso pode passar por se inscreverem no fórum e recolherem informação mais detalhada. Tal como lêem as opiniões do membro X também podem ler do membro Y. Cada um é que deve fazer a avaliação por si.![]()
mas tambem continuarei a ser sonhador a longo-prazo mas claro as relidades adequadas ás epocas do ano
e devidamente explicadas.
e quanto ao que o Costa disse penso que ele estaria num mau dia e só disse uma verdade eu ás vezes sou muito sonhador, isto porvavelmente é devido á idade eu só discuto meteo á cerca de 3 anos ou nem isso, passei por muito pouca coisa não sei como é realmente a realidade climática no nosso país mas pronto eu vou moderar-me sabem como é tal como os modelos eu não sou lá muito de fiar
invento com cada previsão que é obra mas eu só tenho a intenção de manter o forum unido e animado porque o AA provoca muitas tensões o que se torna chato.