Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Freemeteo: céu limpo, ou pouco nublado, temperaturas amenas (minima proxima de 10, máxima por volta dos 20),

Accuweather: Dia agradável com temperaturas entre os 8 e 16º. Céu pouco nublado.

Intellicast: Céu pouco nublado. Tmin 10ºC, Tmax 17ºC



EDIT: Mas segundo a run do gfs das 12z terás chuva!!! Olha não sei que te diga, ou isto anda tudo avariado, ou eu percebo realmente muito pouco disto... se calhar a segunda!

Venha o diabo e escolha ! xD

DeixA la... Obrigadao na mesma !
 


ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Ao que parece , até a chuva moderada prevista para quarta-feira aqui a Norte vai ser fraca.
Este Inverno , venceu-me.
Em 2006 e mesmo em 2005 apareciam no 2º painel do GFS advecções frias em que na maioria das vezes acabavam por ocorrer, com nuances ou surpresas é certo, mas que ocorriam ...
Mas este Inverno não houve uma advecção , UMA que seja, das muitas que o GFS e de algumas que o ECWMF anunciaram , que se tenha concretizado.
Não quero que a minha confiança nos modelos a médio prazo fique abalada.
Quero acreditar antes,
que o Clima esconde variáveis que escapam aos cálculos do computadores...

Para ajudar à desgraça, agora o Europeu reforça o Anticiclone e posiciona-o para mais uma Eternidade em cima das nossas cabeças a partir de quinta-feira...

e um AA da sibéria/escandinávia até à PI a mandar ar muito frio e seco para cá!!!! alguém viu???
que saudades daqueles dias muito frios e com vento de leste junto à fronteira:disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
e um AA da sibéria/escandinávia até à PI a mandar ar muito frio e seco para cá!!!! alguém viu???
que saudades daqueles dias muito frios e com vento de leste junto à fronteira:disgust:

Ainda pode acontecer :D

Á bocado tava a fazer zapping na tv e apanhei um fim de um documentário no canal história onde um cientista terminou o documentário a dizer que se a corrente do golfo realmente parar devido a todo este aquecimento a temperatura na Europa poderia cair 20ºC (e eu claro :lmao::lmao::lmao: lá andam os tipos a inventar não sabem que o calor vai-nos levar ao fim dos tempos afinal a temperatura vai subir 7ºC até 2100 graças ao CO2 hehe (ironia)) depois ele disse que o prazo para isso acontecer estava entre 1 e 20 anos :lmao: eu acho que o processo já começou mas ok :p

Primeiro Verões frescos/frios e chuvosos e depois Invernos gelados e nevosos...;)

Peço desculpa o off-topic.

-----------------------------

Que raio se passa com este AA anda ao contrário no Verão abandona-nos e de Inverno não nos larga :confused: :lol: os modelos estão cada vez melhores.

 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Ainda pode acontecer :D

Á bocado tava a fazer zapping na tv e apanhei um fim de um documentário no canal história onde um cientista terminou o documentário a dizer que se a corrente do golfo realmente parar devido a todo este aquecimento a temperatura na Europa poderia cair 20ºC (e eu claro :lmao::lmao::lmao: lá andam os tipos a inventar não sabem que o calor vai-nos levar ao fim dos tempos afinal a temperatura vai subir 7ºC até 2100 graças ao CO2 hehe (ironia)) depois ele disse que o prazo para isso acontecer estava entre 1 e 20 anos :lmao: eu acho que o processo já começou mas ok :p

Primeiro Verões frescos/frios e chuvosos e depois Invernos gelados e nevosos...;)

Peço desculpa o off-topic.

-----------------------------

Que raio se passa com este AA anda ao contrário no Verão abandona-nos e de Inverno não nos larga :confused: :lol: os modelos estão cada vez melhores.


Como diria uma pessoa que eu ca sei... que por acaso sou eu... ISTO ANDA TUDO MAMADO !
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Significa Anticiclone dos Açores que costuma ser representado nos modelos por um H ou A...;)

Um pequeno reparo... o Anticiclone dos Açores e qualquer outro anticiclone é representado por H (do inlês High Pressure) ou A ou seja, não são siglas exclusivas do Anticiclone dos Açores mas antes para representar altas pressões.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
As linhas de instabilidade estão a começar a levantar :D e penso que iremos assistir a um reforço das mesmas ao longo dos próximos dias...;)

Quero é mais calor para que possa haver umas trovoadazecas catitas :lmao: com o passar do tempo e aproximar do Verão as probablidades de chuva aumentam...(na minha opnião) sei que para alguns isto é uma calinada de todo o tamanho.

 

b0mbeir0

Cirrus
Registo
10 Dez 2007
Mensagens
14
Local
Palmela
As linhas de instabilidade estão a começar a levantar :D e penso que iremos assistir a um reforço das mesmas ao longo dos próximos dias...;)

Quero é mais calor para que possa haver umas trovoadazecas catitas :lmao: com o passar do tempo e aproximar do Verão as probablidades de chuva aumentam...(na minha opnião) sei que para alguns isto é uma calinada de todo o tamanho.

http://img525.imageshack.us/img525/2463/gfsum3.png

Mário Barros, podes explicar melhor essa opinião? ;)
Cumps
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mário Barros, podes explicar melhor essa opinião? ;)
Cumps

Bem como nós temos tido um Inverno muito seco em que caiu cerca de 25% da percepitação normal em termos gerais/nacionais o mais provavel é que acabe por chover parte ou maior parte daquilo que não choveu no Inverno mas a chuva no Verão não vai apenas na linha de se uma compensação do Inverno seco que temos tido tambem tem a ver com outros factores como a transicção do nosso clima mediterraneo para um clima continental mas isso são outras histórias em que só os malucos como eu se metem :lmao::lmao:

E os climas continentais caracterizam-se por grandes percepitações no Verão e diminutas no Inverno em que muitas vezes são de neve.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
As linhas de instabilidade estão a começar a levantar :D e penso que iremos assistir a um reforço das mesmas ao longo dos próximos dias...;)

Quero é mais calor para que possa haver umas trovoadazecas catitas :lmao: com o passar do tempo e aproximar do Verão as probablidades de chuva aumentam...(na minha opnião) sei que para alguns isto é uma calinada de todo o tamanho.


Por acaso, as tendências futuras dão conta de que as superficies frontais vindas de oeste ou NW vão ser mesmo escassas. O que está a dar agora são as "descargas eléctricas". :D
A região de Lisboa não se deu nada mal este mês. Mas lá está, é tudo uma questão de sorte, completamente impossivel de prever:unsure:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Nesta animação do ECM pode ver-se o progressivo deslocamento da dorsal a 500 hPa para leste. Será que é desta que vem a instabilidade tão desejada.... ou iremos ter circulação zonal??

29798934tq4.gif
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,175
Local
Setúbal
E olhando para tendências que é disso que se trata, as trovoadas estão de volta a partir de terça ;) para ficar depois um tempo instável a partir dai até não se sabe quando :w00t: este fim de semana está bom para uma ida a praia :hehe: lavar a vista e tal :p:cool::thumbsup:

Atenção que isto é apenas uma previsão e terá de ser encarada como tal;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Nesta animação do ECM pode ver-se o progressivo deslocamento da dorsal a 500 hPa para leste. Será que é desta que vem a instabilidade tão desejada.... ou iremos ter circulação zonal??

29798934tq4.gif

Ah! não sei se repararão na saida do meteociel do run das 18z, mas das 150h até às 384h eles preveem uma quantidade brutal de precipitação em Portugal distribuída praticamente de forma homegenea por todo o país.:w00t:

http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?mode=2&ech=6

Mas 150h são muitas horas...:( amanhã quando acordarmos já secou tudo!:(
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Como dizia o outro: -"Não vamos queimar etapes"...
Da chuva , do frio, do vento e do agreste falaremos depois.
Se falarmos.
Para já, o que temos, será um fim de semana de calmaria total,tranquilidade absoluta.
mais um, neste Inverno.

calorfhk1.png


Muito Sol, muitas neblinas, alguns nevoeiros...
Isto depois de alguma chuva fraca, hoje a norte...
Enfim, já não é surpresa neste Inverno para ninguém tanta calmaria anticiclónica.
Quando terminará este ciclo???