Previsão do Tempo e Alertas - Fevereiro 2008

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mario Barros,

Não confundas os leitores, o mapa que colocaste não bate a bota com a perdigota em relação ao que disseste...



O mapa aponta uma quantidade de precipitação de 8mm, histórico???
O mapa aponta 15ºC de máxima e mínimas que não chegam as 0ºC, histórico??

Vamos lá analisar melhor os mapas antes de comentar....



.

Minho eu acho que o post do Mário estava carregado da habitual ironia ;) Por isso é que também lhe devolvi a brincadeira mas a dar a entender que era mesmo brincadeira! Porque é óbvio que está muito longe quer de chuva significativa quer de frio significativo! Acho que o Mário não ia ler assim tão mal um gráfico, até porque ele sabe alguma coisa disto (mais do que eu certamente :) )

Agora também me veio á cabeça o leitor mais incauto que leve à letra as palavras escritas! Ás vezes temos que nos controlar um bocadinho! :D
 


ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Minho eu acho que o post do Mário estava carregado da habitual ironia ;) Por isso é que também lhe devolvi a brincadeira mas a dar a entender que era mesmo brincadeira! Porque é óbvio que está muito longe quer de chuva significativa quer de frio significativo! Acho que o Mário não ia ler assim tão mal um gráfico, até porque ele sabe alguma coisa disto (mais do que eu certamente :) )

Agora também me veio á cabeça o leitor mais incauto que leve à letra as palavras escritas! Ás vezes temos que nos controlar um bocadinho! :D

Simplesmente acho que é somente uma questão de credibilidade para o forum mais nada mas posso estar errado :rolleyes:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Simplesmente acho que é somente uma questão de credibilidade para o forum mais nada mas posso estar errado :rolleyes:

Não, estás muitissimo certo! ;) Eu também acho, simplesmente acho que o Mário não pensou nisso, bastava-lhe ter acrescentado mais umas linhas ou dar a entender que estava a "exagerar" um cadinho! Ainda há uns dias alguém (penso que foi o Vince) falava da importância dos smilies apensos ao texto a prepósito de outras questões.

Mas sem dúvida que o fórum tem que ser credível! E para isso estão cá os moderadores para por ponto de ordem (como foi o caso de intervenção pronta do minho, provando que está por cá e atento :) )

Agora também digo que em termos de credibilidade, leio muita coisa fora daqui que isso sim me assusta! :lol:

Peace and love for all ;)
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
não conheço nenhum site que preveja/indique a temperatura da água do Atlântico Norte/Golfo do México.
quem souber analisar esses dados pode explicar os sucessivos falhanços das previsões dos modelos.
estará o atlântico norte com a temperatura acima da média???
se sim, acho que explica muita coisa, se não ainda estou mais baralhado, porque 2008 tem sido a nível global ou ano frio:huh:
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
lol
o mário falou em frio e neve....
só não especificou foi aonde :lmao:
de qq forma, este fds será quente para a época,
mas a partir de segunda parece-me que a temperatura vai descer.
mas nada de níveis históricos...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Estou completamente de acordo contigo ;) aliás só disse que " já nem digo nada"


Peace and love for all;)

Também eu estou completamente de acordo.E nunca disse nada até aqui.
Mas agora apetece-me dizer:
-Para crescermos como forum temos que ter credibilidade.E há matéria prima humana entre nós para granjearmos essa credibilidade.Se nos diversos tópicos há consenso em que há discussões e exposições interessantíssimos este, que porventura será o mais lido às vezes aparecem uns comentários completamente fora do contexto e em contra-ciclo.
É pena, porque desacredita o trabalho e o interesse demonstrado por muitos ,quase todos , de nós.
Os moderadores estão cá para isso mas não chegam para as encomendas.
Aplaudo a intervenção do Minho.
Ponto final . Parágrafo.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Temperaturas interessantes para o fim-de-semana

wxsimrw5.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Peço desculpa se dei a entender outras coisas para alem do que queria dizer...;)

Eu entusiasmo-me demais e depois dá nisto :(:( eu só queria dizer é que modelos continuam a apostar na neve e numa entrada fria e que vamos lá ver no que dá :rolleyes::rolleyes: isto é o que dá gostar demasiado de meteorologia e a falta de frio :lmao:

Já sabem como eu sou pesssoa mais tarada por fenomenos frios acho que não á cá em Portugal...:p:p

Mais uma vez lamento pelo que sucedeu.
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
boa noite. eu sei que isto vou escrever é para março, e é muito longe, mas no dia 7 de março SE confirmar a tendencia, vai haver alguma emoção no mar portanto vou começar a tomar clamex(run 12 do ecmwf).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Situação complexa a que o ECMWF se propõe adivinhar para o fim de semana de 8/9 de março. Entrada de noroeste bastante forte e temporal pelo menos no mar coincidente com as maiores marés do ano... Esperemos para confirmar a previsão. :(


wind3285032and32mslpeurvy1.gif



wind3285032and32mslpeurzc8.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mas sem dúvida que o fórum tem que ser credível! E para isso estão cá os moderadores para por ponto de ordem (como foi o caso de intervenção pronta do minho, provando que está por cá e atento :) )

A credibilidade é sempre o objectivo principal de todos nós. Apesar disto ser apenas um hobby para a grande maioria acho que todos estamos aqui para aprender mais e melhor. E como muitas vezes tem sido alertado aqui, para além dos mais activos que participam regularmente há um outro MeteoPT meio invisível em que muitas pessoas passam por aqui e lêm com interesse o que por cá se vai dizendo.

Este tópico da Previsão do Tempo (ou o dos furacões no Verão por exemplo) exigem um especial cuidado e atenção por quem nele participa. Já por causa disso é que há alguns meses foi colocado o disclaimer/aviso neste tipo de tópicos.

Às vezes o que se diz tem repercussões, é rara a semana em que através do formulário de contacto do forum a administração/moderação não receba mensagens sobre algumas coisas que cá se falam. Desde o agricultor a perguntar se é mesmo verdade que vem aí muita chuva para Janeiro ao algarvio de Tavira assustado a questionar se vai mesmo haver tornados amanhã ou da mãe desesperada a pedir um número de telefone para obter mais informações porque vai no dia seguinte com o seu bebé para Cozumel passar férias e houve alguém no forum que disse que o furacão iria arrasar tudo.

Isto não é para assustar ninguém nem desincentivar a participação neste tópico em especial, mas apenas para dizer para o fazermos de forma mais séria e realista possível, porque felizmente há cada vez mais pessoas a ler o que se diz por aqui. A única forma de retribuir esse crescente interesse é esforçarmo-nos todos por dar mais e melhor informação, de preferência bem fundamentada e explicada.

Mas para além destes tópicos mais "delicados" que requerem uma especial atenção, a credibilidade é sempre o principal objectivo do forum em todos os temas que cá se discutem.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
A credibilidade é sempre o objectivo principal de todos nós. Apesar disto ser apenas um hobby para a grande maioria acho que todos estamos aqui para aprender mais e melhor. E como muitas vezes tem sido alertado aqui, para além dos mais activos que participam regularmente há um outro MeteoPT meio invisível em que muitas pessoas passam por aqui e lêm com interesse o que por cá se vai dizendo.

Este tópico da Previsão do Tempo (ou o dos furacões no Verão por exemplo) exigem um especial cuidado e atenção por quem nele participa. Já por causa disso é que há alguns meses foi colocado o disclaimer/aviso neste tipo de tópicos.

Às vezes o que se diz tem repercussões, é rara a semana em que através do formulário de contacto do forum a administração/moderação não receba mensagens sobre algumas coisas que cá se falam. Desde o agricultor a perguntar se é mesmo verdade que vem aí muita chuva para Janeiro ao algarvio de Tavira assustado a questionar se vai mesmo haver tornados amanhã ou da mãe desesperada a pedir um número de telefone para obter mais informações porque vai no dia seguinte com o seu bebé para Cozumel passar férias e houve alguém no forum que disse que o furacão iria arrasar tudo.

Isto não é para assustar ninguém nem desincentivar a participação neste tópico em especial, mas apenas para dizer para o fazermos de forma mais séria e realista possível, porque felizmente há cada vez mais pessoas a ler o que se diz por aqui. A única forma de retribuir esse crescente interesse é esforçarmo-nos todos por dar mais e melhor informação, de preferência bem fundamentada e explicada.

Mas para além destes tópicos mais "delicados" que requerem uma especial atenção, a credibilidade é sempre o principal objectivo do forum em todos os temas que cá se discutem.

Mai nada :thumbsup::palmas: