Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Como podem verificar não nos espera nada de bom ... e como sabem a maior parte do nosso país já se encontra em seca moderada (assim estava em Dezembro). Se não chover na Primavera e Verão ... vamos ter problemas em lagumas regiões especialmente interior Norte/Centro e Interior Alentejano !!!

Tenham juízo que ainda vamos ver neve este ano não me chame eu Mário Barros tanto cepticismo :D:D sejam mais optimistas que não faz mal nenhum.

Só a partir de segunda ou terça feira começaremos a ter certezas mas já é mais que garantido que vai haver uma mudança de padrão.

Tenham juízo que ainda vamos ver neve este ano não me chame eu Mário Barros tanto cepticismo :D:D sejam mais optimistas que não faz mal nenhum.

Se por um lado percebo as preocupações do Aurélio, por outro também percebo o entusiasmo a que o MArio Barros nos vai habituando :) ... eu quando olho para estes modelos ( e só recentemente comecei a ligar-lhes alguma coisa), tenho sempre a noção que estou a olhar para um género de balões... quando se aperta de um lado o ar passa para outro lado... e depois ainda jogamos com o factor tempo... mas anda tudo tão volátil que nem me arriscava a dizer que as próximas semanas vão ser de estabilidade anticiclónica, como não vou dezer que entra uma depressão com muita chuva, como não vou dizer que vem aí neve... isto anda tipo totoloto... só que com menos cenários a equacionar :p vamos ver esta run, para pelo menos ver as tendências mais próximas...

Pouco a pouco o AA vai-nos começar a abandonar isso já uma certeza agora o que varia é a posição da depressão...e a entrada do ar frio que vai tambem acontecer agora quando certezas certezas só a partir de segunda/terça.

Como os modelos mudam por completo em 12h00 ! Agora já vem tudo ao contrário: vento, chuva e muito frio (onde ontem quase nada disso estava previsto).:huh: No final ainda vão colocar uma entrada de uma massa de ar tropical seca para irmos para a praia no Carnaval.
:eek:

mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!192!Europe!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2008012500!!chart.gif

copyright © ECMWF[/QUOTE]

Como os modelos mudam por completo em 12h00 ! Agora já vem tudo ao contrário: vento, chuva e muito frio (onde ontem quase nada disso estava previsto).:huh: No final ainda vão colocar uma entrada de uma massa de ar tropical seca para irmos para a praia no Carnaval.
:eek:

mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations!192!Europe!msl!pop!od!oper!w_mslrain!2008012500!!chart.gif

copyright © ECMWF
[/QUOTE]

Pois claro... e já me esquecia da outra variável... "variabilidade modelística"... :lmao: Acho que temos que voltar à maneira antiga... Olhar para o céu... e tentar adivinhar!!!

Nada particularmente interessante na run das 6z a meu ver... hoje nem isso :(

Sim..:(:(
O run das 6z e até às 180h não traz mesmo nada de bom.
A partir das 180h é que pronto, não traz neve, mas traz alguma chuva...:D

Vamos lá ver o que diz o run das 12z..

Sim..:(:(
O run das 6z e até às 180h não traz mesmo nada de bom.
A partir das 180h é que pronto, não traz neve, mas traz alguma chuva...:D

Vamos lá ver o que diz o run das 12z..

Eles vao colocar a situação tão depressa como tiraram e se for preciso até a agravam.

Optismo meus amigos optimismo é que é preciso e muita pacência.

Dia 1 de Fevereiro deverá começar a chover no norte...eu penso que haverá precipitação nos dias que se seguem...quanto ao frio...acho que só comumas 36 a 48 horas de antecedência é que se confirmárá ou não...

A run das 12z do GFS não traz alterações significativas... contudo enquanto ontem piorava tudo, hoje nem é má de todo... cada vez é mais credível que a partir de quarta possa chover a norte do país... tb passou a haver um pouco mais de frio, mas poderá não ser o suficiente para a ocorrência de neve... a partir de quinta, sexta já sei que dá sempre uma volta de 180º por isso nem quero ver :lmao:

Eu só vejo AA e mais AA e só AA :sad::sad::sad::angry: