Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Eu também não achei esta run nada má...
Para a madrugada do dia 4 tudo está em aberto;)
grapheens3ly5.gif
 


nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Olá Bom Dia:
-Lá vem o chato ...Lá vem o corta-ilusões.
Pois é: Até temos uma situação prevista para as 12 horas de amanhã
que seria interessante .:
Rtavn601.png


Seria...Até poderia desembocar numa forte invasão de ar polar como aconteceu
em Março do ano passado.

untitledvt7.png

Acontece que nos modelos começa a ganhar força a formação de um
Anticiclone Mediterrânico que vai impedir esta forte advecção polar de
baixar para sul de França.
Mais uma vez vamos morrer na praia.
A frente de Domingo ,com chuvas generosas mais a norte
que a sul,(com cota de neve alta)será ao que tudo indica o ponto alto
para uma situação que tanto prometia.
Muito pouco para a expectativa criada.
Peço desculpa das más notícias mas há que aguardar mais lá para diante:
-Ainda falta TODO O FEVEREIRO que às vezes é LOUCO...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
bom dia a todos escrevo pela 1ª vez neste topico eu sou mais fã de uma bela saudosa "onda de maré" que já não vejo há uns bons 12 ou 13 anos em 28 de dezmbro e gostaria de a ver no mês dos temporais (fevereiro) e que a acontecer seja com a maior amplitude de mare mas com estas condições de bloqueio no atlantico não tenho esperança pois o padrão deste ano não favorece. saudaçoes a comunidade meteorologica
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Olha olha dá-se possiblidade de agua-neve estes tipos devem ser doidos :lmao::lmao: (tem toda a razão;))

PS: Os modelos ainda tem muitas histórias para contar e vão ser todos muito boas :cold::cold:

Lisboa



Porto

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Boas:

A minha opinião pessoal baseada em modelos:

A acontecer algo, juntem por favor as vossas energias positivas AGORA! Este fim de semana é a altura...

As previsões da semana não morreram e chegaram praticamente intactas ao fim de semana... houve contudo um ligeiro diminuir da precipitação e um ligeiro aumento do frio. O fim de semana de carnaval para mim será o ponto chave e faltam apenas algumas horas... já nem é preciso entrar muito mais frio... As perspectivas são boas (pelo menos a cotas médias). Mas quando digo para porem a fé toda agora é porque os modelos não dão nada de muito animador para a frente... portanto vamos ver o que o fim de semana nos reserva! ACREDITEMOS! ;)

Abraços
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Em termos de PREVISÕES por enquanto:

Freemeteo - possibilidade de agua neve para a Guarda nos dias 2, 3 e 4. Possibilidade de neve dia 3.

Accuweather - Só chuvinha

Intellicast - Possibilidade de neve dia 2 para Bragança (estes tipos até costumam ser brandos nas previsões)

E agora é aguardar... :mad:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Boas. Eis a previsão do snow-forecast com base no GFS para o final de Domingo ... esperemos que melhore ainda mais.
snowfall4alluv3.jpg

Estes tipos até costumam ter razão.
Já vejo qualquer coisa ali para a serra de montemuro!

Começo mesmo a ficar empolgado:):)
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Eu aguardo pacientemente a run das 12z do gfs... amais pessimista por sinal! Para ficar (ou não) mais esperançado. O que acho estranho (ou sensato) é a falta de previsões "optimistas". Já andei a correr uma data de sites e não encontro nada de extraordinário. Diria até que não vão de encontro aos modelos. Por mais perto que estejamos parece que ainda é cedo. Agora se a run das 12z aumentar a certeza de frio e chuva talvez possamos considerar um evento especial para o fim de semana! AH QUEM DERA!!!!!
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
Eu aguardo pacientemente a run das 12z do gfs... amais pessimista por sinal! Para ficar (ou não) mais esperançado. O que acho estranho (ou sensato) é a falta de previsões "optimistas". Já andei a correr uma data de sites e não encontro nada de extraordinário. Diria até que não vão de encontro aos modelos. Por mais perto que estejamos parece que ainda é cedo. Agora se a run das 12z aumentar a certeza de frio e chuva talvez possamos considerar um evento especial para o fim de semana! AH QUEM DERA!!!!!

pois....
eu estou pessimista:(
diria mesmo que este ano foi, é e será uma desilusão.
dezembro ainda prometeu, janeiro foi o que se viu e fevereiro não parece dar noticias muito diferentes.
uma chuvinha aqui, uma água/neve ali e uns cm de neve no topos das montanhas. nada de mais.
afastada está a possibilidade de grande queda de neve com acumulação por várias dias/semanas:(:(
e mesmo que venha alguma coisa de diferente a partir do final de fevereiro e março irá derreter no espaço de um ou dois dias. paciência.
espero que esteja errado....
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
neve na grécia:angry::angry:



Heavy Snow, Winds Disrupt Flights, Power in Greece
--------------------------------------------------------------------------------

Mail this story to a friend | Printer friendly version

GREECE: January 30, 2008


ATHENS - Sudden heavy snowfall across much of Greece on Tuesday and gale-force winds in the Aegean sea grounded dozens of flights, forced ships to remain docked in ports and cut power in many areas, officials said.


Snow flakes even made a brief appearance over the Acropolis in central Athens with heavier snowfall causing traffic disruptions in the capital's northern suburbs.
"There is a ban on sailing at least until this afternoon from the port of Piraeus to all Aegean islands," a Merchant Marine official who requested anonymity told Reuters. "All ships including passenger ferries for the islands have been ordered to stay in the port for the second day."

The other nearby ports of Lavrio and Rafina had also banned ships from leaving apart from a ferry to the nearby island of Evia, she said.

Dozens of domestic flights from Athens to the islands including Crete, Samos and Milos were cancelled due to the strong winds.

Meteorologists said the weather would improve by Wednesday but temperatures would remain below freezing.

"The winds will continue to be strong until tonight and temperatures will drop to minus 9 Celsius mainly in northern Greece," metereologist Theodore Kolydas told broadcaster Mega TV.

Greece's power utility PPC said the winds and falling trees had caused power outages, including in the northern city of Thessaloniki. (Reporting by Athens bureau, Writing by Karolos Grohmann, Editing by Myra MacDonald)