A previsão meteorológica nos meus tempos de adolescente (há 30 anos) ,tinha uma base de fiabilidade não mais de 36,48 horas e lembro-me bem de muitos dias em que a previsão que via na TV (com reputados meteorologistas-quem não se lembra do Costa Malheiro,Anthímio de Azevedo ,Costa Alves entre outros-os da minha idade,claro) nem tal prazo garantia,uma vez que por vezes o prognóstico para o dia seguinte apontava para a passagem da frente com a inerente previsão de períodos de chuva,e bastas vezes ela (A frente) atrasava-se (era mal calculado o seu movimento) e quedava um dia de céu azul .Isto é verdade.Quem tiver a rondar os 45 anos ou mais sabe que isto era assim.
Serve esta introdução para dizer desde já, que a previsão meteorológica registou avanços notáveis nos últimos 30 35 anos.Mas diria que essa mesma base de fiabilidade apenas avançou mais uns 5,6 7 dias o que é espectacular.Mas não mais.Claro que há modelos que até têm mapas que especificam onde vai chover daqui a 14, 15 dias.E têm entradas siberianas de manhã e à tarde Sudoestes tépidos para a mesma hora no mesmo local.A mais de 10 dias há modelos para todos os gostos.Mas valem o que valem já que sabemos quantas vezes dão voltas de 180º .E por isso, tiram e voltam a pôr.poêm e voltam a tirar .
Mas é óbvio que algo parece vir a alterar-se,algo está a ganhar consistência,para o início de Fevereiro,embora ainda seja no limiar da tal base actual de fiabilidade ( 6,7 dias).O Anticlone dos Açores parece que vai recolocar-se no Arquipélago,quiçá até mais a Noroeste,o que beneficiaria tempo instável cá pelo burgo.Com que facetas?
É cedo .Mas algo já é algo.porque para pior já basta assim.
Será ainda cedo para embandeirar em arco