Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

será este o dia da tão apetecida transição ???? como e possível os modelos variarem tanto em poucos dias pois ainda uns dias atrás era um deserto total :rolleyes: e agora ja está a querer mostrar novamente uma tendência para dia 27 como alias mostravam no inicio do mês :huh: agora pergunto por que motivo estiveram tanto tempo para modelar uma situação que eles proprios já tinham modelado no inicio do mês :huh:

gfs-0-162ihm2.png

A previsão meteorológica nos meus tempos de adolescente (há 30 anos) ,tinha uma base de fiabilidade não mais de 36,48 horas e lembro-me bem de muitos dias em que a previsão que via na TV (com reputados meteorologistas-quem não se lembra do Costa Malheiro,Anthímio de Azevedo ,Costa Alves entre outros-os da minha idade,claro) nem tal prazo garantia,uma vez que por vezes o prognóstico para o dia seguinte apontava para a passagem da frente com a inerente previsão de períodos de chuva,e bastas vezes ela (A frente) atrasava-se (era mal calculado o seu movimento) e quedava um dia de céu azul .Isto é verdade.Quem tiver a rondar os 45 anos ou mais sabe que isto era assim.
Serve esta introdução para dizer desde já, que a previsão meteorológica registou avanços notáveis nos últimos 30 35 anos.Mas diria que essa mesma base de fiabilidade apenas avançou mais uns 5,6 7 dias o que é espectacular.Mas não mais.Claro que há modelos que até têm mapas que especificam onde vai chover daqui a 14, 15 dias.E têm entradas siberianas de manhã e à tarde Sudoestes tépidos para a mesma hora no mesmo local.A mais de 10 dias há modelos para todos os gostos.Mas valem o que valem já que sabemos quantas vezes dão voltas de 180º .E por isso, tiram e voltam a pôr.poêm e voltam a tirar .
Mas é óbvio que algo parece vir a alterar-se,algo está a ganhar consistência,para o início de Fevereiro,embora ainda seja no limiar da tal base actual de fiabilidade ( 6,7 dias).O Anticlone dos Açores parece que vai recolocar-se no Arquipélago,quiçá até mais a Noroeste,o que beneficiaria tempo instável cá pelo burgo.Com que facetas?
É cedo .Mas algo já é algo.porque para pior já basta assim.
Será ainda cedo para embandeirar em arco

Estou a acompanhar a saída das 6Z, e vou tentando não me entusiasmar em demasia... mas a verdade é esta... antes a festa estava para 28 Jan... Depois saltou já para 6/7 fev, depois 4 fev, depois 3 fev, e agora 31 Jan já prevêm mudanças... Isto tá o caos...não só com a precipitação como com o frio! E mesmo a 7 dias (os que faltam para 31 Jan) eu não arrisco a dizer sequer que há uma tendência!

Veremos...

EDIT: Não comento... não acredito... etc... já saiu quase tudo so não consigo ver as precipitações a partir do dia 1... E só digo era demasiado bom para ser verdade! Só não dou pulkos na cadeira porque falta e falta e falta... aguardo as vossas opiniões ;)

Última edição:
Estou a acompanhar a saída das 6Z, e vou tentando não me entusiasmar em demasia... mas a verdade é esta... antes a festa estava para 28 Jan... Depois saltou já para 6/7 fev, depois 4 fev, depois 3 fev, e agora 31 Jan já prevêm mudanças... Isto tá o caos...não só com a precipitação como com o frio! E mesmo a 7 dias (os que faltam para 31 Jan) eu não arrisco a dizer sequer que há uma tendência!

Veremos...

EDIT: Não comento... não acredito... etc... já saiu quase tudo so não consigo ver as precipitações a partir do dia 1... E só digo era demasiado bom para ser verdade! Só não dou pulkos na cadeira porque falta e falta e falta... aguardo as vossas opiniões ;)

Calma :D:D isso daqui a uns 5 anos vai ser tão normal que até vai chatear lá vem a neve outra vez ish :p

Cheira-me que vai começar a adiar e a piorar isto é pouco para Fevereiro que costuma ser frio no inicio e com alguma chuva.

Calma :D:D isso daqui a uns 5 anos vai ser tão normal que até vai chatear lá vem a neve outra vez ish :p

Podes não acreditar mas ontem estava a pensar nisso :lmao: Ia a caminho do bus e a pensar: "e se o Mário Barros tem razão e isto muda assim tanto. Daqui a uns anos um tipo vê neve a cair e já não tem aquela emoção... hum se calhar já não quero..."

OK pronto QUERO!!! NEVE!!!!! :lmao:

Realmente esta última run deu moral!!!
Eu acho que a precipitação começa a ser um facto...quanto ao frio por agora acho que ainda é cedo...

Isto é mais uma prova de como os modelos não regulam da cabeça mas é bom ver algo assim é sinal que alguem andar a meter as variáveis correctas :lol:

Se não temos neve em Fevereiro a nivel nacional eu dedico-me á pesca :D

A previsão meteorológica nos meus tempos de adolescente (há 30 anos) ,tinha uma base de fiabilidade não mais de 36,48 horas e lembro-me bem de muitos dias em que a previsão que via na TV (com reputados meteorologistas-quem não se lembra do Costa Malheiro,Anthímio de Azevedo ,Costa Alves entre outros-os da minha idade,claro) nem tal prazo garantia,uma vez que por vezes o prognóstico para o dia seguinte apontava para a passagem da frente com a inerente previsão de períodos de chuva,e bastas vezes ela (A frente) atrasava-se (era mal calculado o seu movimento) e quedava um dia de céu azul .Isto é verdade.Quem tiver a rondar os 45 anos ou mais sabe que isto era assim.
Serve esta introdução para dizer desde já, que a previsão meteorológica registou avanços notáveis nos últimos 30 35 anos.Mas diria que essa mesma base de fiabilidade apenas avançou mais uns 5,6 7 dias o que é espectacular.Mas não mais.Claro que há modelos que até têm mapas que especificam onde vai chover daqui a 14, 15 dias.E têm entradas siberianas de manhã e à tarde Sudoestes tépidos para a mesma hora no mesmo local.A mais de 10 dias há modelos para todos os gostos.Mas valem o que valem já que sabemos quantas vezes dão voltas de 180º .E por isso, tiram e voltam a pôr.poêm e voltam a tirar .
Mas é óbvio que algo parece vir a alterar-se,algo está a ganhar consistência,para o início de Fevereiro,embora ainda seja no limiar da tal base actual de fiabilidade ( 6,7 dias).O Anticlone dos Açores parece que vai recolocar-se no Arquipélago,quiçá até mais a Noroeste,o que beneficiaria tempo instável cá pelo burgo.Com que facetas?
É cedo .Mas algo já é algo.porque para pior já basta assim.
Será ainda cedo para embandeirar em arco

Eu tenho mais uns anos em cima e e lembro-me muito bem da importância relativa que a população em geral dava às previsões meteorológicas. E lembro-me, igualmente, que a profissão de meteorologista nao era apreciada adequadamente....talvez por causa do "tal céu azul" em vez da chuva anunciada.

Houve um Senhor que ajudou alterar muito a imagem da meteorologia junto do grande público desconhecedor. Foi o o Dr. Anthímio de Azevedo a quem todos devemos estar muito gratos. Durante anos pacientemente produziu pedagògicamente na TV e na Rádio, em entrevistas a Jornais e em artigos da especialidade um esclarecimento de como estes fenómenos se produziam e até onde as previsões poderiam chegar, citando para o efeito o próprio erro do saber acumulado durante milénios pelos povos. Era e é (penso eu) um grande comunicador, um dismistificador da Ciência soberba e sobretudo um dos homens que mais fez pela meteorologia em Portugal.

Quero subscrever inteiramente o "post" do nimboestrato, por ser avisado, oportuno e de um bom senso assinalável. Gostei.

Bom, esta run das 6 possa lá vai Lisboa levar com neve:D:D , Mário se não nevar em Olhão vais dedicar-te à pesca e a dar cambolhotas a Fátima:lmao::lmao::lmao:, promessas são promessas:D:D , Segundo Accuweather para Faro a partir de 31 de Janeiro é só chuva e trovoada :lmao: