Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A partir do dia de hoje começaremos a assistir a uma descida progressiva das temperaturas a nivel nacional progredindo do litoral para o interior, tudo isto se deve a massas de ar relativemente frescas que irão atravessar Portugal vindas de Noroeste.

A frescura poderá ser tambem acompanhada de alguns chuvisco mas mais prováveis para o litoral norte do país :D na quarta-feira.




--------------------------
Aviso MeteoPT.com

As análises, previsões ou alertas neste tópico são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.

--------------------------
 


Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
previsaosg5.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aqui vai a previsão da temperatura máxima do MeteoBlue/NNM para os próximos 6 dias. A descida vai-se notar a partir de amanhã no norte mas sobretudo na 4ªfeira no restante país.
Para quem está de férias no Algarve a partir de amanhã (como o miguel) não parece ser um drama por aí além, pois depois segue-se uma recuperação das temperaturas sobretudo a sul.

MeteoBlue/NNM

temp-11.jpg


Quanto a chuva no norte, atendendo às previsões parece ser muito pouco significativa , embora ela não ande longe pelo que ainda pode mudar qualquer coisita nos modelos para o extremo noroeste.

Previsão GFS Precipitação acumulada (em 24 horas)
Para 3ªF, 4ªF,5ªF e 6ªF


prec-14.gif





E uma previsão do tipo e comporamento da nebulosidade para os próximos dias

Nebulosidade

http://www.met.fu-berlin.de/terra3d/video/skycover.mpg (video pesado)




A depressão responsável por esta situação é utíl para os britânicos se despacharem mas é com as reservas das férias e virem cá gastar as libras no Algarve :)

sat-12.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Pois é Vince! Vou estar na melhor parte do Pais para uns bons dias de praia nem muitooo quente nem fresco vai estar ameno e noites que não vão escaldar e dão para dormir :D principalmente a partir de sexta :thumbsup:
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bpm dia.
Pelas previsões,que sairam esta manhã,muito similares,pelo menos até ao dia 8 no litoral oeste teremos sempre tempo fresco,e ventoso de NO entre os dias 6 e 8,e já com as neblinas e nevoeiros,no interior do pais logicamente as temperaturas nesses dias serão altas
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Devido há aproximação de uma frente fria que trará alguma chuva fraca ao Minho e Douro Litoral, e nuvens para o restante território, especialmente no dia de amanhã (2 de Junho), iremos assistir a uma descida das temperaturas a nível nacional após a sua passagem, a descida das temperaturas irá processar-se de norte para sul e do litoral para o interior.

A frescura irá perdurar ao longo do resto desta semana, sendo que haverá uma pequena subida das temperaturas entre dia 4 e 5, mas depois haverá uma nova descida.

Quanto ao vento irá manter-se fraco podendo ser moderado durante a tarde essencialmente no litoral.

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Em suma , e já nestas páginas atempadamente alertado,
o restabelecimento da circulação continental estará comprometido para os próximos dias.O calor vai dar tréguas e o Noroeste vai ser de novo revisitado pelo cinzento e por alguma chuva .
O Verão vai de fim de semana prolongado para a Alemanha e Polónia (entre outros países da Europa).
Regressará ,se não houver greves , ou boicotes à livre circulação de advecções, sem sobressaltos,já na próxima semana.
Até lá, tempo de descompressão,de descanso noctívago para quem já penava com o calor,e a Noroeste pois que já sabemos o que a Casa gasta:
-não havendo Leste, não teremos espécie alguma de Verão.
Com os Oestes que se anunciam,até alguma chuva por aqui verão...
Para os Algarves, haverá as especificidades habituais desta altura do ano.
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Re: Nimbostrato

Ainda não tive de há 1 mês ou mais para cá um verdadeiro vento de leste/sueste, caso contrário já teriamos ultrapassado bem os 40ºC, primeiro em Espanha e depois por cá.

Os ventos têm ocorrido por aqui, de Norte, NO, NE e de oeste, razão pela qual as temperaturas médias se encontram apenas pouco acima da média.

Mas o mês de Julho é típico do verdadeiro estío, em especial a 2ª quinzena e a 1ª de Agosto.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Bons dias:
-A devido tempo,foi nestas nestas páginas de verdadeiro serviço público, transmitida a informação aos milhares de portugueses que entrariam em férias
esta semana e que procuram sol,calor e praia, para que, se pudessem,evitassem o Minho e o Douro Litoral como destino de férias.
A meio da semana o cenário para a região confirma-se:
- o tempo vai fresco,sim senhor.Já choveu um pouco ontem.
Voltará alguma chuva amanhã e também sábado e pior que esta região na Europa adjacente,só a Galiza e claro está as Ilhas Britânicas.
A partir do início da próxima semana recuperar-se-ão as temperaturas (voltará o calor onde ele é costume neste mês) e para a "martirizada região do Noroeste" as prespectivas apresentar-se-ão francamente mais animadoras:
Embora não se possa falar em calor para a região, tudo indica que o sol vai imperar num enquadramento favorável ,uma vez que não estão previstas Nortadas consistentes.
Talvez em sol e praia a próxima semana "compense" o desastre desta para a região.
Pelo Algarve, segue o Verão...
Naturlich ...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A frescura irá predurar ao longo dos próximos dias, temperaturas um pouco abaixo da média nas duas principais cidades do país :D

Os modelos estão a apostar em muito calor para 2º quinzena de Julho :w00t:



É de destacar, para a cidade do Porto alguma instabilidade para o dia de amanhã onde poderá ocorrer precepitação.