Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Boas novamente pessoal!Depois da epoca mais dura dos exames ca estou eu de volta aos posts e a espera que agora o Verão possa dar um arzinho da sua graça para podermos por os pneus que nos deram aconchego no Inverno a derreter! :D Esta semana parece que ainda vamos ter umas oscilações de temperatura bastante fortes como todos voces têm vindo a reparar e com razao, e tenho uma forte convicção que para a semana que vem é que vai estalar o verniz com as temperaturas a subir aos níveis dignos de Julho e normais para esta altura..Agora, este ano ser ano de "forno"..??Cada vez menos me convenço disso...Esperemos ter umas semanitas para podermos ir a banhos e que já nao seja pedir muito...Este ano temos bastante inconstancia nos anticiclones...E quem nuns posts atrás pedia previsoes para Agosto, tenho um feeling que vai ter alguma chuvinha a mistura...Se bem que talvez daquelas tropicais com as trovoadas que deviam ter vindo em Maio a acompanhar...!A ver vamos..!:thumbsup:
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia , fui ao site do meteoblue e vi que eles estão a prever alguma chuva para domingo nestas terras:D, alguém me pode dizer se é realmente verdade:huh:.
 

CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Bons dias! Pelas previsões o Verão fica à porta até ao início da semana que vem, pelo que o fim de semana não dá para ir a banhos. Contudo, a partir dos meados da semana que vem, desagasalhem-se porque as temperaturas parecem querer ir para cima dos 30 graus e talvez até 40! :hehe:

P.S. para quem tem de trabalhar é ganda nóia....:angry:

Winter, how I miss you...
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A partir de dia 14 as temperaturas irão subir a nivel nacional, podendo ultrupassar os 32ºC em algumas regiões :D tudo isto se deve a uma extensão por parte do anticiclone dos Açores para sul, no entanto ele tambem irá expandir-se bastante para norte o que irá proporcionar para a formação da nortada nomeadamente no litoral oeste que poderá ser forte ao final da tarde.



Ainda antes do calor as regiões do norte ainda irão ver alguns aguaceiros essencialmente dia 11.



 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Boas tardes! Após longa ausência aqui coloco um novo "post" e este devido á muita irritação que já me causa o estado do tempo na minha zona. Vivo perto de Sintra, no principio da encosta da Serra de Sintra e parece que tive azar quando escolhi o sitio que mais parece a "zona onde o vento dá a volta". De Junho até Setembro é um vendaval quase constante com excepção das alturas em que Portugal é bafejado por correntes de Leste e mesmo assim nem sempre. As praias aqui da zona (Maçãs, Grande, Adraga) passam práticamente todo o Verão com nevoeiro e ondulação alta, chegamos a sair de Sintra nos tais dias de corrente de Leste com 34/35º e 20 minutos depois chegamos á praia e estão 25/26º.
Sei que isto é assim e que não há nada a fazer como é óbvio mas que irrita, irrita... Desde o inicio do mês passado, á excepção de 2 ou 3 dias, o vendaval tem sido constante e parece ser para continuar. No último "post" do Mário Barros li a previsão de aumento de temperaturas para a próxima semana mas já lá está também a nota de que na costa ocidental haverá nortada que poderá ser forte ao final da tarde. O Mário não vive muito longe daqui e provavelmente também está habituado a olhar para os lados de Sintra e a ver o tipico manto de nevoeiro sobre a serra.
Não sei se é pedir muito mas se alguém me puder dar uma explicação simples sobre o porque é que isto é assim aqui na zona agradeço. E já agora se me puderem dizer que isto vai mudar nos próximos tempos melhor ainda...:)
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Em relação á continuição da nortada na costa ocidental,nas previsões do ecmwf é para haver o seguimento do que tem acontecido nas ultimas semanas,isto é em relação da run das(00), e retirou o calor extremo que há 3 dias estava a anunciar.
 

Brunomc

Nimbostratus
Registo
7 Abr 2008
Mensagens
1,977
Local
Vendas Novas - Alto Alentejo (132m)
Álguem sabe previsões para sexta feira e sabado a noite??

Queria saber por causa das noites de verão que vai haver aqui em vendas novas..se vai tar umas boas noites pro pessoal sair..:)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
O Interior Alentejano já está em seca fraca, se não chover portugal está bonito está:disgust:

é so 3 % do pais..so nos falta Julho,Agosto e Setembro,os meses mais críticos. o resto do país metade estar dentro do normal é bem bom para esta altura para não falar nos que estão em estado chuva fraca
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
A tendencia desta ultima run do ecmwf, para a costa ocidental de Portugal continental, é da nortada não ser tão intensa nos dias 14 e 15 e com uma subida moderada de temperatura,mas para o resto do pais deverá haver calor na ordem dos 35º, ou mais no interior do alentejo nestes 2 dias,no entanto depois volta ao que tem sido nestes ultimos dias, isto tudo devido á entrada de ar frio em altitude no NO da peninsula.

Um factor espectacular nesta run das 12, é a posição do geopotencial(500 hp) muito alto(invulgar)na ordem dos 5940, a NO dos açores até ao S da terra nova.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
é so 3 % do pais..so nos falta Julho,Agosto e Setembro,os meses mais críticos. o resto do país metade estar dentro do normal é bem bom para esta altura para não falar nos que estão em estado chuva fraca

Sim mas se nas zonas honde á seca fraca se nos práximos tempos não chover:( a situação pode muito bem piorar:disgust:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Boas tardes! Após longa ausência aqui coloco um novo "post" e este devido á muita irritação que já me causa o estado do tempo na minha zona. Vivo perto de Sintra, no principio da encosta da Serra de Sintra e parece que tive azar quando escolhi o sitio que mais parece a "zona onde o vento dá a volta". De Junho até Setembro é um vendaval quase constante com excepção das alturas em que Portugal é bafejado por correntes de Leste e mesmo assim nem sempre. As praias aqui da zona (Maçãs, Grande, Adraga) passam práticamente todo o Verão com nevoeiro e ondulação alta, chegamos a sair de Sintra nos tais dias de corrente de Leste com 34/35º e 20 minutos depois chegamos á praia e estão 25/26º.
Sei que isto é assim e que não há nada a fazer como é óbvio mas que irrita, irrita... Desde o inicio do mês passado, á excepção de 2 ou 3 dias, o vendaval tem sido constante e parece ser para continuar. No último "post" do Mário Barros li a previsão de aumento de temperaturas para a próxima semana mas já lá está também a nota de que na costa ocidental haverá nortada que poderá ser forte ao final da tarde. O Mário não vive muito longe daqui e provavelmente também está habituado a olhar para os lados de Sintra e a ver o tipico manto de nevoeiro sobre a serra.
Não sei se é pedir muito mas se alguém me puder dar uma explicação simples sobre o porque é que isto é assim aqui na zona agradeço. E já agora se me puderem dizer que isto vai mudar nos próximos tempos melhor ainda...:)

Sim sem dúvida que eu sinto o vento vindo de Sintra, mas não é apenas a zona de Sintra que tem grandes vendavais durante o Verão devido há nortada, todo o litoral o Oeste sofre com ela entre Junho e Setembro devido ao posicionamento do AA durante o Verão, quando o nosso anticiclone se estende em crista para norte da Galiza é um sinal de que poderá ocorrer nortada, ela ocorre essencialmente em dia quentes e ao final da tarde embora em algumas zonas como por exemplo o Cabo Carvoeiro que estão sempre expostas a vento que é constante e também gelado vai-se reflectir nas temperaturas.

Quanto mais para Oeste fores da nossa costa mais vento sentes, é sensivelmente a 200 km da nossa costa que a nortada se centra, por vezes ela oscila um pouca para Este o que leva a que nós soframos com ela, logo como a zona de Sintra tal como o Cabo Carvoeiro é uma zona exposta (no sentido de que fica muito perto do mar) vai levar com mais vento do que por exemplo Lisboa.

A Nortada faz-se sentir em toda a faixa costeira Ocidental, onde é mais violenta, e pode estender-se aproximadamente até aos 80 Km para o interior.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Tal como já aqui tinha sido enunciado, iremos assistir a uma gradual subida das temperaturas a nível nacional, subida essa, que se irá manifestar a partir essencialmente de dia 14 de Julho, as temperaturas no interior poderão chegar ou até mesmo passar dos 35ºC enquanto que o litoral irá ter temperaturas dentro da média ;)



No Porto poderá ocorrer alguma precepitação essencialmente durante a manhã de amanhã.



Uma vez mais devido ao posicionamento do AA iremos ter nortada em especial no litoral Oeste.