Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Depois destes últimos quinze dias mais fresquinhos, que eu até estava a achar bastante agradáveis, temos então um período mais quente e até, em alguns locais, a possibilidade da primeira onda de calor deste Verão.
No entanto, seria bom que este episódio quente não correspondesse também àquela situação, infelizmente habitual, de numerosos fogos florestais.
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Esperemos que assim seje :rolleyes::rolleyes: :D é já amanhã.


Ia postar algo sobre isto mas estava hesitante! É que estou baralhado! Tal como o Mário postou a situação está favorável a trovoadas amanhã. para Domingo pela análise do CAPE não me parece tão favorável! No entanto o IM só aponta com a possibilidade de trovoadas para Domingo :huh: Há certamente outros motivos em análise...

Comentários???? :D
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Apenas queria referir que o barómetro da estação meteorológica da Escola Anselmo de Andrade prevê para as próximas 24 Horas precipitação.

Será correcto afirmar isso, ou teremos só situação de trovoada seca?

É normal essa indicação uma vez que os valores de pressão atmosférica estão muito baixos. Por "default" as estações assumem isso como "mau tempo". Contudo (e pelos (poucos) conhecimentos que tenho) é relativamente normal no Verão acontecerem este tipo de valores originados por depressões isoladas. Este tipo de situação não implica precipitação mas pelo que sei é um factor de eventual instabilidade. Trovoadas não serão assim de descartar sobretudo no interior... e é aqui que serão localmente acompanhadas de aguaceiros!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,464
Local
Olhão (24 m)
Previsão Sábado
Tempo quente, com céu pouco nublado ou limpo, aumentando de
nebulosidade no Algarve no final do dia.


Previsão domingo
Regiões Sul:
Céu pouco nublado ou limpo, temporariamente muito nublado no início do dia quando há possibilidade de períodos chuva fraca no Algarve.

Segundo o modelo ECMWF disponibilizado no site IM:





Fonte: IM
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Boa noite ! será que já se pode dar um palpite sobre o tempo que estará no sudoeste portugues nos dias 23 a 30 ? obrigado :)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Devido ao gradual aproximar de uma depressão e a passagem da mesma pela Peninsula Ibérica, e tambem o afastamento para Oeste do AA, as temperaturas irão sofrer uma ligeira descida a partir de dia 23/24 a nivel nacional, progredindo do litoral para o interior ao longo do resto da semana (a contar a partir de dia 23/24).

Poderá vir ainda a ocorrer precepitação, mas para mais certezas esperemos por terça-feira :D pois o caldo ainda está a cozinhar.

 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Ora bem, para os próximos dias iremos ter alguma frescura, isto é, temperaturas na média essencialmente no litoral onde tambem poderão ocorrer agueceiros fracos no Minho e Douro litoral entre amanhã e depois.

O vento irá sofrer um enfraquecimento o que levará a tornar-se fraco.

Tudo isto se deve a um conjunto de depressões que estão a puxar algum ar fresco das latitudes mais a norte de nós.



As temperaturas poderão vir a voltar a subir a partir de dia 1 de Agosto.