Previsão do Tempo e Alertas - Junho 2008

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aqui para a Quinta de Queluz o FreeMeteo dá 20.9ºC para dia 3 :D:D

Bem, já deu para ver que o freemeteo é aquela base:hehe:
Ainda ontem previa neve para a Serra da Estrela e hoje já só chuva, com um aumento de 5ºC para o dia 3 em relação ao que previa ontem. Tudo o que vai além dos 2, 3 dias são sempre um pouco extremista, ora para calor, ora para frio.

Para aqui prevê exactamente a mesma coisa.
Se bem que 1,7mm para o mês de Julho era de louvar, até porque o meu Junho vai seco, mas seco! Uns miserios 0,5mm:(
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Aqui vai a previsão do Meteoblue/NNM para os próximos 6 dias. O pico do calor será hoje e amanhã, de realçar o calor também já bem instalado nalgumas zonas do norte nestes dias.

E então a partir do dia 2 assistiremos a uma queda súbida e acentuada das temperaturas, tanto mais expressiva porque partimos de uma situação de temperaturas altas. O pico do frio será na 5ªfeira eventualmente acompanhado de alguma chuva a norte iniciando-se depois a recuperação.

Meteoblue/NNM
temp-10.jpg

www.meteoblue.com

Isto se as previsões estiverem correctas, tudo indica que sim pois a entrada desse cavado e massa de ar atlântica mais fria é visto da mesma forma por vários modelos globais como o GFS, ECM e UKMO.


GFS/ECMWF/UKMO
modelos-1.gif
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Bom dia!

A previsão para hoje do Freemeteo para a cidade de Faro é de: 37.7ºC. O que me faz duvidar deste site. Pois com brisas maritimas jamais poderia chegar a essa temperatura, a não ser que por momentos o vento rodasse para Norte mas a predominancia é continuação do sueste.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Há que ver também a situação pelo lado positivo. Não fosse esta próxima entrada fresca e estariamos agora quase de certeza a falar da primeira onda de calor oficial do ano no final de Junho/princípio de Julho em boa parte do interior do país.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Depois do "vipe" de ontem, a previsão a 15 dias desta já nossa conhecida fonte, volta a "equilibrar o padrão"



Dir-se-ia que foi grande a cambalhota mas uma análise mais cuidada ameniza a situação e esclarece um pouco à luz das previsões no momento. De facto nos primeiros 7 dias está a queda de temperatura (que parece menos acentuada), equilibrada com este periodo mais quente e quiçá já com o início de alguma recuperação. No segundo periodo de 7 dias da previsão o que parece acontecer é a aproximação à medida que se avança no horizonte temporal de novos dias bem quentinhos sobretudo no interior sul, mas ao que parece com uma tendência de distribuir o calor de forma mais equitativa.
O resto é ir acompanhando... aqui neste tópico do costume! ;)

Fonte: http://wxmaps.org/pix/temp4.html
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Bom dia!

A previsão para hoje do Freemeteo para a cidade de Faro é de: 37.7ºC. O que me faz duvidar deste site. Pois com brisas maritimas jamais poderia chegar a essa temperatura, a não ser que por momentos o vento rodasse para Norte mas a predominancia é continuação do sueste.


O freemeteo, eles não dizem, mas é quase de certeza baseado nos dados do GFS, um modelo global e não de mesoescala e tem ainda a desvantagem dos dados terem algum atraso em relação ao último run que nós conhecemos. A função dum modelo global não é a de fazer previsões locais, não tem dados nem resolução para isso. Devemos sempre ver, mas sempre apenas para uma orientação, para termos mais ou menos uma ideia geral sabendo das limitações desse tipo de previsão.

O Meteoblue/NNM é mesoescala, já lida muito melhor com previsões locais, mas também nunca é perfeito a lidar com situações particulares, nem este nem outros modelos.

A titulo comparativo, o Meteoblue aponta mais ou menos para os 32ºC hoje em Faro

alg.jpg

http://www.meteoblue.com
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
O freemeteo, eles não dizem, mas é quase de certeza baseado nos dados do GFS, um modelo global e não de mesoescala e tem ainda a desvantagem dos dados terem algum atraso em relação ao último run que nós conhecemos. A função dum modelo global não é a de fazer previsões locais, não tem dados nem resolução para isso. Devemos sempre ver, mas sempre apenas para uma orientação, para termos mais ou menos uma ideia geral sabendo das limitações desse tipo de previsão.

O Meteoblue/NNM é mesoescala, já lida muito melhor com previsões locais, mas também nunca é perfeito a lidar com situações particulares, nem este nem outros modelos.

A titulo comparativo, o Meteoblue aponta mais ou menos para os 32ºC hoje em Faro

Obrigado Vince :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Bom dia!

A previsão para hoje do Freemeteo para a cidade de Faro é de: 37.7ºC. O que me faz duvidar deste site. Pois com brisas maritimas jamais poderia chegar a essa temperatura, a não ser que por momentos o vento rodasse para Norte mas a predominancia é continuação do sueste.


Se o freemeteo fosse uma previsão acertada coisa que deixa muito a desejar o Algarve já estaria sobre uma onda de calor, nem alerta amarelo temos tido:D, as temperaturas em Olhão segundo o Freemeteo anda desde de Sábado à volta dos 36ºC/38ºC houve mesmo um dia que davam 40ºC, essa temperatura só era atingida por aqui, devido a vários factores como em 2004: tempestade de areia no deserto do Sahara recordo-me de ver essa notícia na RTP1, vento Norte constante e claro incêndios como o ano horrível de 2004 nunca mais sairá da memória:(:(, os canadiers a virem buscar água à Ria Formosa entre Olhão e a Fuzeta, penso que o Sueste recorda-se dessa semana infernal que foi vivida na parte no Algarve.
 

Sueste

Cumulus
Registo
9 Jun 2008
Mensagens
279
Local
Fuzeta - Algarve
Se o freemeteo fosse uma previsão acertada coisa que deixa muito a desejar o Algarve já estaria sobre uma onda de calor, nem alerta amarelo temos tido:D, as temperaturas em Olhão segundo o Freemeteo anda desde de Sábado à volta dos 36ºC/38ºC houve mesmo um dia que davam 40ºC, essa temperatura só era atingida por aqui, devido a vários factores como em 2004: tempestade de areia no deserto do Sahara recordo-me de ver essa notícia na RTP1, vento Norte constante e claro incêndios como o ano horrível de 2004 nunca mais sairá da memória:(:(, os canadiers a virem buscar água à Ria Formosa entre Olhão e a Fuzeta, penso que o Sueste recorda-se dessa semana infernal que foi vivida na parte no Algarve.

Lembro-me perfeitamente desse ano quando em Faro foi atingida a temperatura máxima absoluta com quase 45ºC e que as noites eram bem quentes com temperaturas na ordem dos 30.ºC.
Em relação aos incendios julgo que foi em 2003 em que na Fuzeta e Olhão até cairam cinzas devido aos incendios que havia pela serra. Foi verdadeiramente um inferno, nunca antes visto. Outra memoria é ver os canadiers passar por cima da Fuzeta para buscar água. :surprise:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Lembro-me perfeitamente desse ano quando em Faro foi atingida a temperatura máxima absoluta com quase 45ºC e que as noites eram bem quentes com temperaturas na ordem dos 30.ºC.

Também eu me encontrava de férias em Altura .
Há um tópico (que eu não consegui encontrar) que referencia bem essa extraordinária onda de calor.
O vento Norte/nordeste permaneceu 4 dias 24h/dia e nem à tarde havia tréguas.
Voltando ao tópico, depois do esclarecedor post do Vince com a previsão para os próximos dias só me apetece acrescentar:
-Muda o mês, mudará o tempo.Depois, lá virá de novo o tempo que agora será mudado já que de Verão, isto ainda estará mal começado...
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Eu lembro-me, quando tinha de 6 a 8 anos, no tempo do Senhor Presidente do Conselho, de estar na praia de Fão, entre Julho e Agosto, e quando chegava ao fim da tarde era quase sempre a tremer com o vento. Carneirinhos no mar e na foz do Cávado, manhãs de nevoeiro, pessoal de casaco vestido depois do jantar; era tudo normal. Mas também havia dias de canícula, claro.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu lembro-me, quando tinha de 6 a 8 anos, no tempo do Senhor Presidente do Conselho, de estar na praia de Fão, entre Julho e Agosto, e quando chegava ao fim da tarde era quase sempre a tremer com o vento. Carneirinhos no mar e na foz do Cávado, manhãs de nevoeiro, pessoal de casaco vestido depois do jantar; era tudo normal. Mas também havia dias de canícula, claro.

Era uma época certamente mais fria :D essencialmente entre 40 e 60 de onde resultou neve em Lisboa em 1954.

Agora o que é canícula ??
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Eu nasci em 65. A primeira metade dos anos 70 ainda foi fria. Chegou a nevar em Braga duas vezes com poucas semanas de intervalo, em 1971. É ver aqui.
Canícula é como hoje, ou pior, tempo de Verão com calor intenso, onde até na praia faz calor, a areia queima, etc.
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
boas

atenção pessoal que o cape para domingo final do dia e segunda de madrugada está bastante favorável com -3 possibilidade de ter alguma trovoada, vamos ver se é desta, as nuvens parece que também vão estar por essa altura com boa formação.

:pray::pray::pray::pray::pray:

abraços