Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Em que é que ficamos ?? :huh::D

Ainda não há certezas. Certo é que há uma mudança de padrão que vai ser muito interessante para boa parte da Europa mas que para nós em Portugal poderá acabar por ser desinteressante embora talvez não de ditadora monotonia. Ainda há algumas boas hipoteses, mas já vi isto com melhor aspecto nos últimos 2 dias.
Apesar da migração das altas pressões para norte, o AA a noroeste mantem ainda muita força durante muito tempo em muitas das pertubações/membros do ensemble do GFS:

Ensemble GFS a 240h (22 Março)
ensyx4.png

http://85.214.49.20/topkarten/fsenseur.html
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mais uma run...mais dúvidas!!! Uma coisa é certa se as previsões do GFS se confirmassem após as 180h era rentável abrir uma estação de ski em Montesinho!!!:lol::lol::lol:

A Amadora está a construir uma :lmao::lmao:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
eu tenho andando caladinho a observar os vários modelos, os meteogramas ect... e penso que esta ninguém nos tira :D certamente não será com a intensidade que esta demonstrada nos modelos mas penso que vem ai uma despedida de inverno em grande :thumbsup:
começa a existir algum bloqueia na zona da Gronelândia isso pode ser benéfico para nos ;)

2s67fvk.gif
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
começa a existir algum bloqueia na zona da Gronelândia isso pode ser benéfico para nos [/IMG]

Sim! isso é fundamental.
Mas acrescento: começa a existir todo um bloqueio no Atlântico Norte.
E assim há lugar para especulações...
Em que é que ficámos???
Ainda é cedo,,,blá, blá...blá...
Mas é encorajante verificar que os dois pesos-pesados da previsão insistem nesse cenário de bloqueio com consistência ,ainda que, com cenários diversos.
O normal seria desde já embandeirarmos em arco.
Afinal em que ficámos?
Ficaremos até onde for plausível:
-Hoje e amanhã dois dias de calmaria, sábado parece que regressa alguma chuva a NW .Manter-se-á até segunda e depois ?
Que desafio?
Ainda estará tudo em aberto...
Mas começa a haver alguma consistência
para que Fevereiro diga de uma vez por todas,
que lá virá Março que fará o que eu não faço (fiz)...
Claro que tudo poderá desbotar ao virar da esquina...
Mas , com os actuais dados disponíveis ,há de facto a possibilidade de haver surpresas pela Páscoa.
Será que veremos a Ressurreição da Neve em Cotas relativamente baixas?
O Futuro a esta distância a Deus pertencerá...
 

rbsmr

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
602
Local
Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
Fez ontem 33 anos que começou um Verão quente que ficou na nossa memória...E os modelos eram outros...

Curiosamente o Verão de 1975 não foi só quente em termos políticos mas também meteorológicos, segundo me contaram os meus pais!:D
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Curiosamente o Verão de 1975 não foi só quente em termos políticos mas também meteorológicos, segundo me contaram os meus pais!:D

Podes crer foi por volta dessa altura que começou o aquecimento que se viria arrastar até 1997/98.

E a festa continua :D :D

 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Podes crer foi por volta dessa altura que começou o aquecimento que se viria arrastar até 1997/98.

E a festa continua :D :D


Tu queres é ver o "bicho" a dar a volta ao globo! E a desaparecer das nossas vidas :p

Eu não sei caro Mário, acho que isto continua promissor mas mesmo as melhores tendências a médio prazo dos vários modelos andam muito inconstante... os perfis de ontem já se alteraram muito, mesmo com o padrão comum de mudança, com o anticiclone a subir e a ocupar uma posição que ora quer ir em viagem rápida para terras polares, ora se quer encostar quase ao Minho (á região, não ao nosso moderador, coitado, acho que ele não quer esse tipo de intimidades com anticiclones :p )

A única coisa que me deixa feliz é que este mosaico é original em relação áquele que ocorreu em grande parte do Inverno... Alguma coisa há-de vir caramba! Se não for frio, pelo menos alguma chuva!
 

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
é desta, é desta???....:D:D:D:D:D:thumbsup:
está ultrapassada a barreira psicológica das 180h e a tendência mantém-se,
melhor ainda.... intensificou-se na run das 12h.

se não for desta, este é o inverno mais estranho de que me lembro.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
é desta, é desta???....:D:D:D:D:D:thumbsup:
está ultrapassada a barreira psicológica das 180h e a tendência mantém-se,
melhor ainda.... intensificou-se na run das 12h.

se não for desta, este é o inverno mais estranho de que me lembro.

Meu caro colega sempre presente quando sai a run das 12z :D :

Que run FANTASTICA! Esta anima, pode ser só até amanhã, mas gosto!

- Precipitação na próxima semana, mais que o previsto anteriormente

- Enfraquecimento do anticiclone, e intensificação da entrada fria.

- Devolução da Páscoa prevista inicialmente mas intensificada, com mais chuva até 180horas, com entrada de frio e risco de neve a cotas médias quiçá baixas!

Desta não estava à espera :surprise: Sabemos que pode ser efémero, mas que foi gostosa esta run, ai isso foi! Vou ver oq ue dizem os outros modelos...