Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Estava agora a ver os diferentes modelos e sem registar grandes novidades a meu ver existe um facto que lançaria para análise:

Não vos dá a sensação ao olharmos para os modelos dos últimos dias e nomeadamente nos das últimas horas que o domínio anticiclónico que nos ia afectar directamente por vários dias com pressões relativamente altas, parece estar mais fraco com diminuição gradual das pressões? Embora não tenha aqui as imagens dos últimos dias dá-me a ideia pela memória de ver o cenário mais acentuado... :unsure:

Apesar disto e após o fim de semana algo se mantém... um aumento significativo da temperatura a 850hPa! Por quanto tempo é outra questão...
 
Mais uma profunda depressão (935 hPa !!! no centro) que irá varrer o Norte da Europa começando já a partir de Domingo pelas Ilhas Britânicas:


valentetemporalys8.png


Se este monstro se dirigisse para cá, imagino a quantidade de páginas e páginas com posts que este tópico iria registar.
Neste cantinho à beira-mar plantado continua a não passar-se nada:-apenas o Norte do Continente vai registar alguma chuva e algum vento no domingo e segunda.
Depois, adivinhem quem aí vem.
O Anticiclone ,pois então...
 
935hpa?????é obra:eek:,muitos estragos vai provocar,mas uma depressão dessas a passar mesmo por cima de nós,ui,nem imagino,nem quero pensar nisso,a chuva faz-nos falta mas não com esses temporais todos que essa depressão fortissima vai provocar.
 
Penso que quando as depressões sejem assim muito cavadas e com grandes temporais elas sejem batizadas,mas não sei ao certo,mas talvez o vince possa explicar melhor porque se metem os nomes a estas depressões.
 
Desde quando se põe nomes ás tempestades ??

Desde 1954 que o Instituto de Meteorologia da Universidade Livre de Berlim dá nomes a todos os ciclones e anti-ciclones que afectam a Europa central. Até aos anos 90 era uma coisa apenas conhecida na comunicação social de Berlim, mas gradualmente tornou-se comum na restante Alemanha e posteriormente na Europa. Quando as tempestades são mais severas toda a imprensa europeia acaba por usar os nomes da Universidade Livre de Berlim. Vieram daí os nomes de famosas tempestades de Inverno na Europa como Lothar, Martin, Erwin, Franz, Per, Kyrill, Tilo ou a recente Emma. Os nomes masculinos ou femininos são dados a ciclones e anti-ciclones de forma alternada de ano para ano. A prática de dar nomes é também comum na Noruega, são indicados pelo próprio Instituto de Meteorologia.

Mas já que se fala nisso, o Rog anda há uns tempos para propôr aqui no forum um esquema de usar os nomes da Universidade de Berlim e uma lista adicional a criar pelos utilizadores do forum para as depressões que nos afectam a nós e que ficam de fora da lista dos alemães, pois sao geralmente as depressões convectivas (ULL's, etc) que nada dizem aos alemães.

O objectivo de dar nomes seria o mesmo que todos tem, um mais fácil registo e organização histórica de eventos e respectivo seguimento especial aqui no forum, pois seria mais prático por exemplo recordar determinado evento pelo nome do que pela trovoada de Agosto do dia não sei quantos do ano não sei quê. A ver se o Rog avança com a ideia dele para discussão geral um dia destes.

Já agora, a curiosidade dos nomes da Alemanha é que eles desde há poucos anos são nomes reais, de pessoas ou instituições. Toda a gente pode concorrer para um nome que é sorteado e pago por quem ganha o direito ao nome. Foi uma ideia dos estudantes do Instituto conseguirem receitas para manter a funcionar um observatório que esteve para fechar.
 
Mas já que se fala nisso, o Rog anda há uns tempos para propôr aqui no forum um esquema de usar os nomes da Universidade de Berlim e uma lista adicional a criar pelos utilizadores do forum para as depressões que nos afectam a nós e que ficam de fora da lista dos alemães, pois sao geralmente as depressões convectivas (ULL's, etc) que nada dizem aos alemães.

Acho uma excelente ideia :w00t::thumbsup::thumbsup::thumbsup: quando é que a pomos em prática ?? por mim pode ser já a partir de dia 1 se precisarem de ajuda eu cá estou :p

Eu por acaso não sabia disso porque normalmente só oiço falar dos nomes dos furacões ou tempestades tropicais :hehe::hehe:
 
Alguem me pode dar a informação se para este domingo vai haver possibilidade de queda de neve para as terras altas do norte... serra do geres, por aí ?
 
Bem mas para domingo e segunda já se preve alguma chuvinha. olhando os modelos na 2 quinzena deste mês vamos ter mt chuvinha, pratticamente todos os dias...julgo que o nosso amigo AA vai de férias:D
 
A fim de democratizarmos alguns dos nomes de terras lusitanas dando-lhes um eco universal (passe a pretensão), porque não criar uma lista de nomes de zonas, aldeias e vilas que venham a ser atribuídas, pelo menos aqui no MeteoPt, a futuras depressões de grande magnitude: Exemplo: tempestade "Hermínios" com forte incidência na serra da estrela (e que seria ventosa e de neve), depressão "Bragançana" quando atacasse o nosso Nordeste, depressão "tejana" terras a norte e sul do Tejo com cheias, isto, quando essas forças naturais apenas tivessem uma expressáo localizada...regional..

No caso de abranger o todo nacional....poderíamos ter os ciclones "Silva", "Antunes" "Sousa""Olegário" "Bettencourt" " Martins" e ....o Anticiclone dos "Açores" (é universal).... as nortadas "portucalenses ", o Suão "Chaparral", e a brisa do sul com céu nublado, ameaçando chuva, que em certos locais vem acompanhada de um forte odor a celulose e que deveria ter o nome da fábrica de pasta de papel que lhe deu origem....

Aceitam-se sugestões....:thumbsup:
 
Execelentes sugestões olheiro :w00t: :thumbsup::thumbsup:

Pessoal já repararam na debelidade tanto de depressões como de anticiclones...será a transicção ?? :rolleyes: parece que o Atlantico acalmou bastante.