Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Já viram os ensembles, grande saída:thumbsup::thumbsup: Todos os membros apontam para precipitação na madrugada de Domingo:bombar::bombar:

gens-0-2-78afd0.png

gens0290sg3.png

9035lv6.gif

Era so para dizer que apartir do fim da tarde de sexta o vento vai ficar moderado a forte com rajadas entro os 50 e 60 km\h..Horaa toda agente sabe o que isto quer dizer, nao saiam de casa :D Vai ser de cortar mesmo agora a serio, vai ser um wind chiil pontente

eu diria muito menos do que 8ºc ou 9ºc na madrugada de sabado para domingo, bem perto dos 0ºc no litoral e negativos para o interior ;)

Fizemos o post ao mesmo tempo :D exacto as diurnas serão mais altas :thumbsup:

Fiz as minhas contas de temperatura ao nível do solo segundo este diagrama que eu uso para Poluição Atmosférica e para análise de dispersão de poluentes..a partir deste diagrama pode-se estimar muitas coisas, desde o ponto de orvalho ao nível de base de nuvens,temperaturas etc..não sei se já era do vosso conhecimento, mas deixo aqui postado o link do diagrama em si, e de uma breve explicação de como se trabalha com ele...Para além disso, também tem uma escala interessante que relaciona a pressão com a altitude..Para aqueles que ainda têm alguma dificuldade em entender a que altitude(mais ou menos!!) são os 850hPa e os 500hPa, tem aqui uma bela ajuda! Espero que seja util!:thumbsup::rolleyes:

Diagrama:
http://www.eos.ubc.ca/courses/atsc201/BrooksCole/MetSciEngr/BlankSoundings/Emagram.GIF
Explicação:
http://www.aos.wisc.edu/~hopkins/aos100/stuve.htm

Fiz as minhas contas de temperatura ao nível do solo segundo este diagrama que eu uso para Poluição Atmosférica e para análise de dispersão de poluentes..a partir deste diagrama pode-se estimar muitas coisas, desde o ponto de orvalho ao nível de base de nuvens,temperaturas etc..não sei se já era do vosso conhecimento, mas deixo aqui postado o link do diagrama em si, e de uma breve explicação de como se trabalha com ele...Para além disso, também tem uma escala interessante que relaciona a pressão com a altitude..Para aqueles que ainda têm alguma dificuldade em entender a que altitude(mais ou menos!!) são os 850hPa e os 500hPa, tem aqui uma bela ajuda! Espero que seja util!:thumbsup::rolleyes:

Diagrama:
http://www.eos.ubc.ca/courses/atsc201/BrooksCole/MetSciEngr/BlankSoundings/Emagram.GIF
Explicação:
http://www.aos.wisc.edu/~hopkins/aos100/stuve.htm

Bem interessante:thumbsup: desconhecia ;)
já agora podem dizer-me os links para os modelos regionais HIRLAM pois formatei o pc e os bookmarks foram atras :rolleyes:

se o ukmo tivesse razão :rolleyes:

Companheiro spritimind vai haver muitas surpresas, o vento ai na tua zona vai andar na ordem dos 45kmh com rajadas entro os 65 kmh...Gelo..Eu tenho chuva ao final da tarde uns simpáticos 3 m ...;)

oxalá que sim frio vou ter agora neve terei de esperar pois quando se trata de precipitação os modelos não lidam muito bem com ele;) mas tb não quero muito vento pois por estas bandas vento com neve não conjugam la muito bem :D

Voltando aos acontecimentos a curto prazo,:)

Estofex ás 21.42h :

To the south, axis of low geopotential is present from northern Mediterranean to southern Iberian Peninsula, where upper cut-off low will remain quasi-stationary. In the range of this cut-off low, neutral to unstable lapse rates are expected, and thunderstorms are forecast to go on. Weak vertical wind shear will not support organized convection

Hoje foi vê-las passaar :sad: será que amanhã a coisa cai aqui pertinho ?:p

Voltando aos acontecimentos a curto prazo,:)

Hoje foi vê-las passaar :sad: será que amanhã a coisa cai aqui pertinho ?:p

Não.
O que tinha de cair aí ,se não caiu hoje ,azar teu, porque há relatos de surpresas ,as tais que aqui foram conjecturadas, num local bem perto de ti,e que vieram a concretizar-se.Grandes Acontecimentos.
Os Media hoje, entre outras enormidades de ignorância jornalística disseram que o mau tempo dirige-se do sul para norte.(neve no NW alentejano!!!!!em vez de queda intensa de granizo, etc,etc)...
enfim já estámos habituados.
Mas ,efectivamente as condições de instabilidade desaparecerão paulatinamente do sul e por outros factores totalmente diversos, aparecerão no Norte.
Já programei para sábado um itenerário condizente com o que a situação ,julgo eu,irá merecer.
Depois de avanços e recuos das inúmeras saídas nestes ultimos dias ,parece que a entrada fria virá.
O Pormenor é que ainda não estará defenido.
Mas sábado partirei de manhãzinha .
Poderei até regressar de mãos vazias.
Mas o facto de estar nesta expectativa é já de si excitante.

Mau tempo: Granizo cai em várias zonas do Alentejo

Évora, 19 Mar (Lusa) - Várias zonas do Alentejo foram hoje fustigadas pelo mau tempo, incluindo a queda de granizo, mas sem registo de consequências graves, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros.

A queda de granizo foi registada nas zonas de Pinheiro da Cruz (Grândola) e Aljustrel, Moura, Serpa e Ferreira do Alentejo, no Distrito de Beja.

Fonte da Brigada de Trânsito (BT) da GNR disse à Lusa que na zona de Grândola ocorreram oito acidentes, devido ao mau tempo, mas sem causar vítimas.

Ao longo do dia de hoje, várias zonas do Alentejo foram fustigadas por chuvadas acompanhadas de vento forte.

MLM.

Lusa/fim

19 de Março de 2008, 22:51

Malta qual a probabilidade de queda de neve no sabado a noite na regiao centro???
Afinal a temperatura mesmo descendo, nunca será para valores próximos de zero( excepto nas terras altas, claro, onde deverá ser negativo).;)

Jizz!no site das estradas de portugal indica que na torre há 5 mins atrás estavam -6ºC e nos Piornos -5ºC!!!:shocking::eek::thumbsup: no alto do marao indica -1ºC!:w00t: