Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Os Media hoje disse:
Eu vi na TV as previsões para amanhã, achei estranho e consultei:
A run das 18h indica alguma precipitação para a minha zona só durante a madrugada, FREEMETEO também não prevê chuvas para aqui, Meteoblue idem, o IM idem.
De Sul para Norte não vai nada... faz lembrar a história do Pedro e do Lobo,algum dia até dizem a verdade e ninguém lhes dá importância.
Parece que estão a falar de algo insignificante, de forma gratuita. :(

Acho que vai ser um fim de semana de desilusões, neve decente e acumulável só se for na noite de sexta para sábado e nas terras altas. Depois vem muito frio mas seco, com poucas probabilidades de precipitação. Acho que já é mais que sabido que a humidade com vento de norte fica toda retida na Cordilheira Cantábrica e nas várias serras existentes no norte de Espanha, por isso é que nos mapas de precipitação do GFS a previsão varia quase sempre entre os 0,1 e os 1 mm, o que corresponde mais ou menos à probabilidade de uma nuvem solitária soltar umas gotas ou flocos efémeros e muito localizados, isto baseado na minha experiência aqui em Bragança.

As setas indicam a intensidade e a direcção do vento (Sábado 18Z):
temp850bo3.png

A ver amanhã o que diz o Hirlam, mas acho que vai ser um cenário parecido com a entrada de finais de Janeiro e finais de Março do ano passado como o Dan já referiu, quem se lembra sabe muito bem o que se passou :rolleyes:

Espero que São Pedro me surpreenda, por uma vez neste inverno.

Bons dias.
Aconteça o que acontecer ( quanta precipitação e que cota de neve iremos registar no sábado aqui a norte?) não quero deixar passar em claro este facto que eu considero digno de registo:
Há 9 dias o GFS apontava já para esta entrada de Norte.E insistiu sempre nela.
Há 9 dias ( em 11 de Março) já assim rezavam estas crónicas :

postmaisadianteqq8.jpg

Na altura, muitos de nós lá dizíamos que era mais um delírio, um devaneio daqueles a que estámos habituados.
Acontece que 9 dias depois e a apenas 48 horas da data em questão,nesta última saída as diferenças são espantosamente diminutas:

rtavn601mj2.png

Não há dúvida que depois deste episódio vou continuar a espreitar os modelos
a longo prazo:- Então não é que eles às vezes ,mesmo a tal distância, acertam?

O GFS tem sido bastante persistente ao longo das saídas, e em termos de neve a madrugada de sábado para domingo promete, para o norte cotas muito abaixo do normal, e para o centro cotas médias, o sul terá um pouco mais altas, mas coloca precipitação para o sábado ao fim da tarde em todo o país.
Fil o Hirlam já me deixou ficar mal este ano várias vezes, em previsões de curto prazo.

Está a sair a run das 6h aguardemos :hehe:

o IM já voltou a baixar a cota para os 800 m
:rolleyes:

"A partir de sexta-feira, o território do Continente, será afectado
por uma massa de ar frio e instável. Consequentemente, o vento soprará de Norte, com intensidade nas terras altas, e deverão ocorrer aguaceiros no Norte, que no Sábado se estenderão até ao Alto Alentejo principalmente nas terras altas e que serão sob a forma de neve acima dos 800 metros."

o IM já voltou a baixar a cota para os 800 m
:rolleyes:

"A partir de sexta-feira, o território do Continente, será afectado
por uma massa de ar frio e instável. Consequentemente, o vento soprará de Norte, com intensidade nas terras altas, e deverão ocorrer aguaceiros no Norte, que no Sábado se estenderão até ao Alto Alentejo principalmente nas terras altas e que serão sob a forma de neve acima dos 800 metros."

Boas mas estes senhores do IM já se decidiam pois se formos a descritiva dizem isto

Aguaceiros, com maior probabilidade de ocorrência nas Regiões
Norte e Centro e que serão de neve acima dos 1000 metros.

:huh::huh: