Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

Boa tarde.

Aqui pelo Norte o céu continua limpo..apesar de se sentir um vento frio Norte continua um dia maravilhoso.
Estive a vêr o site do INM de Espanha e existe um alaerta amarelo para aregião da Sanábria, que será a zona Montanhosa mais próxima de Portugal e tRás os Montes...O INM Português no meu ponto de vista esta a "jogar" um pouco na espectativa e só amanhã é que poderemos ter algumas certezas relativas ao dia de Sábado..De facto vê-se na imagem de satélite uma massa de ar frio vinda do Norte da Europa a dirigir-se para a Peninsula Ibérica..só falta saber de que forma irá atingir..continuo com esperanças que apesar de não haver uma grande precepitação ela ira existir e a cotas mais baixas do que o normal...falta saber qual das duas previsões (Portuguesa mais cautelosa ou Espanhola mais presistente e animadora para nós) estará mais correcta...;)

Abraço

O Freemeteo está a retirar a chuva para este lados, cada vez a previsão é de menos chuva, 2.4mm.:(

Está run está aumentar um pouco a precipitação para o fim da tarde de Sábado. Eu continuo a achar que o momento decisivo dar-se-á por essa altura...

rtavn544jm1.png

rtavn541kt3.png

gfs-3-66naf1.png

O próprio CliM@UA também já meteu um pouco de precipitação para a madrugada de Domingo. Pode ser um bom sinal;)

O céu tem estado tão limpo e, aparentemente com tão pouca vontade de mandar algo cá para baixo que me custa um pouco a acreditar nesses valores de precipitação. Se bem que, quando é para mudar e virar, isto vira rápido ;)

E EU QUERIA TANTO!! :D:D

O INM já lançou avisos para esta zona...

Riesgo Bajo - Zamora Elaborado: jueves 20 de marzo de 2008 a las 17:20:01
Validez: domingo 23 de marzo de 2008 a las 00:00:00
Nivel de riesgo bajo
Fenómeno Acumulación de nieve: 5 cm Ámbito Geográfico Sanabria
Hora de comienzo 00:00 del 22/03/2008 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 23/03/2008 hora oficial
Nivel de riesgo bajo
Fenómeno Acumulación de nieve: 2 cm Ámbito Geográfico Meseta
Hora de comienzo 12:00 del 22/03/2008 hora oficial
Hora de finalización 00:00 del 23/03/2008 hora oficial

Fonte: © aemet

Bem isto fazendo as continhas e partindo do principio que não me enganei as cotas para sábado a tarde seriam assim:

QUOTE]

Diz a experiência que as cotas podem sempre falhar um pouco... ou para ligeiramente pior, ou para muito melhor... normalmente é assim :lmao:

A má notícia é que o primeiro caso costuma acontecer mais vezes...

MAs eu tenho uma secreta esperança que vamos ter muitas surpresas!

Para já é o acontecimento MeteoPT do ano, veremos se não se trata a frustração do ano! :unsure:

Eu continuo com expectativas moderadas, pois tenho o exemplo de situações anteriores semelhantes em que a precipitação ficou quase toda retida nos montes espanhois...mas espero que desta vez seja diferente.:D
Uma questão: será que o GFS tem em conta a orografia do norte de Espanha quando faz previsões de precipitação?:huh:

ola a todos mais uma vez.desculpem a minha longa ausencia ok.pelo que estive a ver parece que vamos ter alguma animaçao finalmente nest fim de inverno.agora podem-me dizer qual vai ser a cota de neve para sabado e domingo aqui no norte de portugal tou um bocado impaciente?