Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
venham mas é as Trovoadas e o calor!!:D
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
venham mas é as Trovoadas e o calor!!:D



trovoadas sim, calor não, mas temperaturas moderadas sempre.



espero e grande maioria do forum tambem espera, que aquela depressão que estará muito perto dos açores "caminhe em nossa direção"
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
É uma situação muito indefenida aquela que o GFS mostra a 180H . Por norma costumo a acreditar nas situações do GFS quando passam para o primeiro painel, embora existam sempre ajustamentos, mas este, da-me cá um nó :huh:




Será que existe alguma racionalidade nesta minha previsão???
A tendencia é para as depressões se juntarem devido ao AA, mas depois penso que seria dificil juntarem-se por cima da peninsula ibérica, pois penso que iriam enfraquecendo.
Se forem ver no meteociel (a animação), reparem no tempo que fica por cima dos Açores, seria um grande temporal com chuva trovoada e ventos fortes.

P.S: Esta é apenas uma ideia para discussão, não existe base cientifica por detrás disto :D
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É uma situação muito indefenida aquela que o GFS mostra a 180H . Por norma costumo a acreditar nas situações do GFS quando passam para o primeiro painel, embora existam sempre ajustamentos, mas este, da-me cá um nó :huh:

Será que existe alguma racionalidade nesta minha previsão???
A tendencia é para as depressões se juntarem devido ao AA, mas depois penso que seria dificil juntarem-se por cima da peninsula ibérica, pois penso que iriam enfraquecendo.
Se forem ver no meteociel (a animação), reparem no tempo que fica por cima dos Açores, seria um grande temporal com chuva trovoada e ventos fortes.

P.S: Esta é apenas uma ideia para discussão, não existe base cientifica por detrás disto :D

Não é um cenário de confiança. Estamos a falar de uma depressão que só se formaria daqui a uma semana e viveria por mais uma outra semana até chegar ao continente. São 15 dias de previsão, muito tempo. Mas a tendência está lá, a das baixas pressões a Oeste no Atlântico, praticamente todos os membros do ensemble concordam de uma forma que quase se pode dizer de invulgar.

Ensemble das 21 pertubações a 240h (10 dias)
depox6.gif


Agora de que forma é que depois isso nos vai afectar é que já é outra história, porque pequenas variações nos modelos e na depressão podem ter efeitos muito distintos aqui pelas nossas bandas. Uma coisa é certa, não temos uma situação monótono pela frente, temos uma coisa bastante interessante para acompanhar.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
...Uma coisa é certa, não temos uma situação monótono pela frente, temos uma coisa bastante interessante para acompanhar...


...O que é certo e que não é nada monótono é esta Primavera que prá semana vai inundar-nos a todos: de Melgaço a V.R.S. António.
Depois da chuva de Domingo cada vez menos significativa e mais confinada a Norte,
aí vem Ela, A Prima e em Força.
Não será monotonia ver esta alteração da circulação atmosférica,
sobretudo para acabar de vez aqui a NW ,com este faz que chove mas não chove, tanta nuvem escura ,tanta parra,tão pouca uva,tanto fresco desagradável,tantos dias cinzentos sem se passar nada...
Se assim é ,que venha o Sol e o vento Leste,
que venham os primeiros calores, os primeiros suores...
Não espectemos que seja uma situação indefenida do GFS a 180 h,
que nos vá dar alento para quebras de monotonia.
Ainda estão tão longe...e tão indefenidas...
Num Inverno de monotonia constante ,
que venham os 1ºs calores.
Depois,veremos se haverá mais coisas interessantes para acompanhar..

,
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Para mim já ninguém nos tira uma coisa para a semana...o calor!!:p com aquela depressão ali e o anticiclone onde fica ele é obrigado a vir! as peças estão colocadas não me parece que vá fugir muito aquilo...depois espero levarmos com a tal depressão mais para a frente:rolleyes: mas infelizmente mais uma semana sem chuvas:( venha o calor:p
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Queda de neve acima dos 1400 metros para amanha. axo k vou a serra:lol:

A partir de terça então começa a subida de temperatura e dias soalheiros.
Depois temos de ir acompanhando, mas umas trovoadas acompanhadas de aguaceiros são sempre bem vindos.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Para amanha, a chuva é garantida aqui pelo norte, podendo ser forte na madrugada/manhã de Domingo. Mas o mais interessante será a possibilidade de trovoadas, se bem que pouco espetaculares devido á descida de temperatura. No entanto será dificil, mas estou com esperanças de um ou dois trovões :D

O CAPE não é muito favorável, mas é melhor que nada :lol:



O tiemposevero dá avisos para a Galiza que espero que se estenda aqui para o norte ...



O Estofex fala de alguma possibilidade mas não coloca qualquer alerta. (nota que ainda não saiu a actualização para amanhã)



Vamos ver como corre, mas é pena ser pouco o calor, por outro lado é bom para os nossos amigos de Bragança :thumbsup:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
E depois da chuva de hoje a norte,do tempo solarengo e gradualmente a aquecer para a semana que ora se inicia,da Primavera que se instala por cá,mas que pelos Açores vai estar revolta,depois deste consenso para os próximos 5, 6 dias ,viajo até à disparidade, até à diferença.
E mais uma vez constato que o ECMWF anuncia para depois deste episódio anticiclónico chuvas generosas e generalizadas

08abrilkg6.png


E depois vou ver o GFS para o mesmo dia 08.Abril e o que é que encontro?
É parecido sim senhor...Tem tudo a haver:

0804ab9.png


Se fôr a conjecturar sobre o passado recente de quem se aproximou mais da realidade neste Inverno, diria que ,estamos tramados,
a seca irá continuar .
Depois da subida da temperatura virá uma descida da dita,
mas continuaremos com o Nordeste seco.
Quero crêr é que finalmente o modelo Europeu irá levar a melhor
como em tantas outras circunstâncias no passado já o fez...
E sim, sim : depois deste quase Verão que aí vem , e haverá que desfrutar,
(já que iremos ter máximas que já não nos visitavam há muitos meses)
depois virá chuva generosa e generalizada...
Veremos...
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
bom dia


segundo os modelos a médio prazo,porque agora vai entrar calor para esta semana que entra em abril (será outro topico) espero que se concretize estes adagios:


"águas que no verão hão-de regar,em abril hão-de ficar"

"a ti chova todo o ano e a min em abril"

"abril,ora chora ,ora ri"

"abril frio e molhado enche o celeiro e farta o gado"


mas esperamos que não este

"é mau por todo o abril ver o céu descobrir"

o ecmwf é muito generoso, vamos ter que esperar
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Ola boa tarde

Acabei de chegar agora de boticas.

Ontem um muito bom. Demanhã acordei com muita chuva e frio...não sei temperaturas...estranho fui que de regresso a Braga na estrada entre Boticas e Montalegre apanhei chuva e em certos locais chuva neve meia derretida....aquele local não teria mais de 900 metros...achei um pouco estranho porque verifiquei que da neve apenas par cima dos 1400 metros.
Fica o registo e já agora quem for aqui da zona de Braga aproveitem para vistiar a feira do livro de Braga que está muito boa e quem sabe encontrem alguns livres sobre metereologia
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
aque horas saem as run...?é que tive a ver e acho que ainda não saíu a das 18:huh:

Amigo Ferreira, devido ao novo horário as run saem uma hora mais tarde :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
A única coisa certa é que a Primavera/Verão vem aí !!!
Esperam-se temperaturas da ordem dos 26º ... para o final da semana (Quinta-Sexta) !!

Depois logo se vê .. !!