Previsão do Tempo e Alertas - Março 2008

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Boas noites.
Depois de tanto ponto e contraponto, de tantas desvios no tópico para outras paragens ,para outras discussões, digo eu,
e é ciclo e é arrefecimento ,qual quê? É aquecimento,pois que está na moda,
é isto e aquilo e tantas certezas em tanta gente.
Eu, só sei que nisto nada sei.Apenas observo.Há muitos e bons anos.
Por exemplo: convido-vos a irem verificar o Março de 1997.
Escolham um dia ao acaso. E que vêem?

http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsreaeur.html

Nesse mês ímpar ,não caiu uma única gota na rede de Estações do IM.
Eu morava em frente à praia(Leça) e foi um dos melhores meses de Praia aqui a norte que há memória:25,26º quase todos os dias,céu limpo e sem Nortadas...Tomara muitos Julhos e Agostos assim.
Ui , ui !!!se tal ocorresse este ano?
Entraríamos em histeria colectiva e imagino os disparates que surgiriam nos media alarmistas adeptos das teses do aquecimento global...
Certezas? Nesta área é sempre só para poucos dias.
Há sempre surpresas ao virar da esquina.
Sim, irá chover no domingo no norte e no centro,e que benvinda será esta água.
e até nevará nas "terras altas".
Depois ,segundo os modelos instalar-se-á uma corrente de Nordeste/ leste / Sueste, conforme a evolução do centro do Anticiclone o que equivale a dizer que finalmente a Primavera ir-se-á mostrar na próxima semana.
Por pouco tempo, por muito?
Isso aí ,já é querer saber de mais...
 


psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Boas pessoal!Grande animação por aqui hoje!:D O que eu já me ri aqui a olhar para os posts que perdi durante o dia de hoje, e realmente vale a pena ter o forum p discutirmos estas questoes!Acho muito bem termos as nossas diferenças de opinioes e devemos respeitar a de cada um...
Relativamente às previsoes concordo com o Luper relativamente à grande probabilidade (caso haja uma hecatombe, talvez algo mude, mas não acredito pq a tendencia está lá toda:rolleyes:) de haver aguaceiros de neve em Bragança..Não acho de todo descabido, aliás, é mais provável do que irem apanhar sol para o Estoril..!Verão vem mais tarde...muito mais tarde...!
Só mais uma pequena achega ao comentario do André sobre os gases com potencial ou efectivo efeito de estufa comprovado, esses gases realmente podem provocar um aquecimento moderado da temperatura a nível global (basta verificarmos a definição básica de efeito de estufa!!) mas este aquecimento pode dar origem ao degelo, que por sua vez pode dar origem às quebras de correntes oceânicas, que por sua vez podem alterar as temperaturas(no caso do nosso país diminuindo-as bastante!).Por isso de facto, o conceito de aquecimento global é bastante subjectivo...Há que ter em conta também os ciclos naturais do planeta! (Porque é que não queimamos enxofre com força?!?!?!? - Quizz: verifiquem qual é o efeito do enxofre relativamente a alguns compostos quimicos causadores do efeito de estufa..!):thumbsup:




bom dia

eu não disse que não nevava em bragança nesta altura do ano ,mas não como estava referenciado naquela situação do gfs.

a cota de neve para portugal segundo o im é de 1400 m que é o mais logico com uma margem de erro de 200 m para cima ou para baixo,

assim é que é democracia todos temos opinião e debatemos os nossos pontos de vista o que enriquece este forum e a ciencia da meteorologia.


obv.eu não gosto de calor.quanto a neve só no campo porque na cidade é um pesadelo quando derrete
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A discussão termina aqui. Algumas mensagens foram removidas e os seus autores informados das razões.

Agradecido! Este é um dos meus tópicos preferidos do MEteoPT, mas também um dos mais delicados uma vez que acredito que seja dos mais visitados (certamente que terás esses dados Vince...)

Lembrem-se da imagem deste fórum rapaziada tentem fundamentar com dados, evitem a troca de garlhadetes, falem com boa disposição, mas sobretudo lembrem-se que este é um fórum público, com muitos visitantes além da nossa comunidade e com muitas pessoas que vêm aqui na busca de uma informação meteorológica CREDÍVEL na qual temos um enorme gosto mas acima de tudo um DEVER enquanto foristas de o manter!

Acho que todos nós, e os moderadores, administradores e suponho que sobretudo os FUNDADORES agradecem. E as pessoas que nos visitam também...

Run das 6h do GFS está a sair... descontraiam olhando as imagens, e comuniquem as vossas interpretações BASEADAS NOS MODELOS!

Um bem haja a todos...
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
Agradecido! Este é um dos meus tópicos preferidos do MEteoPT, mas também um dos mais delicados uma vez que acredito que seja dos mais visitados (certamente que terás esses dados Vince...)

Lembrem-se da imagem deste fórum rapaziada tentem fundamentar com dados, evitem a troca de garlhadetes, falem com boa disposição, mas sobretudo lembrem-se que este é um fórum público, com muitos visitantes além da nossa comunidade e com muitas pessoas que vêm aqui na busca de uma informação meteorológica CREDÍVEL na qual temos um enorme gosto mas acima de tudo um DEVER enquanto foristas de o manter!

Acho que todos nós, e os moderadores, administradores e suponho que sobretudo os FUNDADORES agradecem. E as pessoas que nos visitam também...

Run das 6h do GFS está a sair... descontraiam olhando as imagens, e comuniquem as vossas interpretações BASEADAS NOS MODELOS!

Um bem haja a todos...

Mas quem é que não deu aqui informação credivel? Não fui ando há quase 15 a afirmar que vem ai tempo de Praia, e ele nunca mais aparece, ou fui?
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Realmente a democracia deste forum está de parabens. :thumbsup:

Neste forum não se permitem insultos a outros membros. Há muitos outros foruns por aí, este é de respeito mútuo uns pelos outros. Foste avisado em privado das razões da remoção das mensagens.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Mas quem é que não deu aqui informação credivel? Não fui ando há quase 15 a afirmar que vem ai tempo de Praia, e ele nunca mais aparece, ou fui?

Por favor... palavras são palavras, o que eu disse é claro e não referi sequer um nome... :(

Para este fim de semana e desde ontem (não acompanhei as ultimas runs) o GFS parece indicar quantidades bastante apreciáveis de precipitação (sobretudo sábado). Quanto ao frio parece que será mais intens de Domingo para Segunda... o problema para os amantes de Neve (eu incluído :D ) será a precipitação, que terminará ao que parece ao longo de Domingo...

A acompanhar como sempre...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Mas quem é que não deu aqui informação credivel? Não fui ando há quase 15 a afirmar que vem ai tempo de Praia, e ele nunca mais aparece, ou fui?

Tem lá calma pah!:D
A páscoa ainda só foi ontem, não foi há 1 mês. E o mês de Abril, em anos normais, como diz o meu avó, ainda traz neve. As batatas só se semeiam na serra lá mais para a frente. E muitas vezes ainda se queimam com as geadas de Maio.
Não me parece que o frio de agora seja assim tanto.

Eu até estou a fazer planos para fazer praia no próximo fim-de-semana!:lmao:
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitoramento-clima-de-portugal-2008-a-1810-5.html

Há 3 dias atrás, e não há 15 dias.
E nem foi no tópico das previsões que disse isso.
Perguntei-lhe sobre "nevão em Bragança?", respondeu-me com uma tabela que não percebi e pela qual voltei a perguntar. No entanto nunca me chegou a explicar.

Também já disse que não fazia previsões, apenas comentava cartas/modelos que apresento sempre como justificação. Até porque não sou nenhum meteorologista.

E o resto segue em privado.
Desculpem lá malta.
 

LUPER

Nimbostratus
Registo
20 Nov 2005
Mensagens
1,945
Local
Aveiro
http://www.meteopt.com/forum/climatologia/monitoramento-clima-de-portugal-2008-a-1810-5.html

Há 3 dias atrás, e não há 15 dias.
E nem foi no tópico das previsões que disse isso.
Perguntei-lhe sobre "nevão em Bragança?", respondeu-me com uma tabela que não percebi e pela qual voltei a perguntar. No entanto nunca me chegou a explicar.

Também já disse que não fazia previsões, apenas comentava cartas/modelos que apresento sempre como justificação. Até porque não sou nenhum meteorologista.

E o resto segue em privado.
Desculpem lá malta.

Aqui não se trata de ser ou não meteorologista, até pq essas tb falham e muito, fará os amadores como eu.

Eu não te expliquei e nem te explico simplesmente pq tu começas-te logo a por em causa aquilo que eu disse, sem argumentos, apenas pq não era calor, pq se eu tivesse dito que ia estar calor, nada disto se tinha passado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ainda não chega de falar em neves em Bragança ....

Façam o seguinte:
Domingo olhem para o céu ....
Gotas de água = chuva;
flocos brancos = neve;

A cota de neve é de 1400 metros segundo o INM...
Quanto ao frio não vejo onde está ... tempo normal... levantei-me ás 7h00 e já tinha calor. O frio chega Domingo e abala Domingo... de resto tempo normal para a época !!
Estamos em Março, não estamos nem em Maio, nem em Janeiro !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Falando agora em modelos ... bem já visto isto com melhor cara em termos de precipitação agora para o início de Abril!!
Cada vez mais circunscrita em termos de dias e em termos de precipitação !!

A ver vamos ... apenas não coloco as imagens porque neste momento é tudo muito incerto !!!
 

anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
Dá-me a sensação que, no momento, há alguma agressividade no ar deste forum que me parecia de início ser pacífico e para tratar de assuntos do tempo:huh:??!

Gostaria que assim continuasse, até porque sigo diariamente os comentários de quem percebe mais do que eu sobre um assunto que me preocupa que tem a ver com as alterações climáticas e as suas consequencias para a humanidade.:shocking:

Vamos a ver se não passa de sensação...:thumbsup: