Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não sei que sentido terá pensar nisto mas com o arrefecimento que se prevê nos próximos 2/3 dias, vento de nordeste forte e com alguma instabilidade que ainda resta aqui nos Algarves será expectável queda de neve na Fóia (902m) no sábado de manhã? :huh:
 


Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
É de facto muito complicado Agreste...!Não haverá frio suficiente em altitude para que isso aconteça e para alem disso as temperaturas mínimas também não serão tão baixas assim infelizmente!:rolleyes:
 

Jan Kalker

Cirrus
Registo
28 Out 2007
Mensagens
9
Local
Campo Real
Desde k nao volte a chover ja fico contente, k semana horrivel. Ainda estou com gripe e a tomar antibioticos... porra!

O Anticiclone parece querer novamente voltar em todo o seu eplendor:disgust:
As temperaturas parece que tendem a baixar tanto a 850 como a 500 hpa neste fim de semana o que se traduziria em queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, mas a precipitação não estará presente, logo talvez um gelito pela manhã. ;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O Anticiclone parece querer novamente voltar em todo o seu eplendor:disgust:
As temperaturas parece que tendem a baixar tanto a 850 como a 500 hpa neste fim de semana o que se traduziria em queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, mas a precipitação não estará presente, logo talvez um gelito pela manhã. ;)


Olha que não Kalker. Nos Algarves ainda vamos ter aguaceiros e trovoadas até sabado... Aqui ainda não acabou a chuva. Ainda não desiti da ideia de alguma chuva se converter em neve. O Minho é que podia actualizar o post sobre "a que altitude está a neve a cair"... :cold:
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Já repararam na anomalia da temperatura da água no Atlântico Norte :huh:

t0.png


t1.png


(dados de 17 Nov 2007)
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Esse mapa indica uma anomalia positiva na temperatura da água, e não é pequena. Espero que isso não afecte futuras possiveis entradas de NW, enfraquecendo-as em termos de frio. A Corrente do Golfo não parece estar assim em tão mau estado afinal :rolleyes: :p

Quanto à neve no Algarve, mesmo com precipitação, não há frio em altitude como o Tiagofsky tinha dito.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Desculpem-me a ignorancia! Mas qual deles é mais credível, o GFS ou ECM?
Sim eu sei que são modelos que fazem previsões, e previsões muito falíveis, mas para quem os segue ha mais tempo, o que acha? Qual costuma ser mais certeiro?


Boas Flaviense, do pouco que também sei, a longo prazo são os dois bastante bons e especialmente quando apresentam semelhanças como é o caso. Quantos mais modelos indicarem um cenário maior a probabilidade. Geralmente o que acontece é que um modelo tende a aproximar-se do outro para chegar ao valor próximo da realidade. É sempre dificil dizer quem está mais próximo do que se pode passar e penso que a saída das 0Z do GFS e do ECMWF dirá muito sobre o principio de Dezembro.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Bem, boas tardes

Dentro do possivel depois de ontem ter entrado em Setúbal e ter visto ao vivo a explosão de gás :shocking: :(

Falando de coisas boas, parece que :rain: vem antes do que pensavamos :D