Previsão do Tempo e Alertas - Novembro 2007



Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Acreditar no accuweather é a mesma coisa que acreditar no pai natal :) sem ofensa ;)

É verdade. Mas não é só o Accuweather, no geral quase todos esses sites que dão previsões automáticas baseadas apenas em modelos são bastante limitados. Por exemplo, a nivel de trovoadas baseiam-se nos valores de CAPE mesmo baixos ou médios, e como sabemos, isso é bastante falivel. Por isso é que nestes sites há países tropicais com previsão de trovoadas quase todos os dias durante meses, e obviamente não está sempre a trovejar.

Vou dar um exemplo radical. A previsão do Accuweather para 6ªfeira em Khulna, Bangladesh. A previsão para esse dia dá 23.1mm de precipitação e rajadas de 8 km/h. Acontece que na 6ªf essa cidade vai ser assolada pelo Ciclone Tropical Sidr... Não é preciso mais comentários...

khulnasu5.gif
 

Zephyros

Cumulus
Registo
18 Set 2007
Mensagens
167
Local
pinhal novo(50m),Vimieiro(230m)-concelho de Arraio
em que é que o IM se baseia para as suas previsões?
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Sem dúvida o GFS é nosso amigo...


85639873zs2.png
84934935gi4.png

18077138di1.png




... até à próxima run :D
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Se os modelos estiverem correctos, então de facto a situação tenderá a evoluir no início da próxima semana. Presumo que algum sistema frontal atravesse o território de Portugal Continental, dando origem a precipitações, mais generosas no litoral e para as regiões do norte, com vento moderado. A boa notícia será a subida das temperaturas mínimas.

Está previsto: na Segunda-feira haverá um deslocamento de uma superfície frontal sobre a Península Ibérica, de Norte para Sul. Isso quer dizer que as precipitações devem ficar quase todas nos sistemas montanhosos do Norte da Península Ibérica (quer dizer ... Espanha !!!). Link

mid_tropospheric_flow_and_boundary_layer_temperature!120!Europe!z500_t850!pop!od!oper!w_z500t850!2007111412!!chart.gif

copyright ECMWF
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Vince, acho que já podemos deixar de receitar o "Calmex" pelo menos na próxima semana ;)

Vão em certos sitios ser precipitações extremas e, certamente cheias, mas muita falta fazia cair água com abundância! E ela parece qe vai certamente cair...:rain:

Será que o provérbio vai-se cumprir?

"Novembro põe tudo a secar pois pode o Sol não voltar"
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

migueltejo

Cirrus
Registo
30 Out 2007
Mensagens
35
Local
marinhais
Oi bons dias a todos,então parece ke temos a :rain: a caminho?
ker dizer ke ja posso deixar de regar as laranjeiras?:D:D,então ke venha ke vai ser bem recebida :) e o :cold: tb pode vir,ja tenho saudades de tar à lareira.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Penso que esta saída das 6Z que está a acontecer nos está a "enganar" quando empurra a mais de 120h (sabemos que a mais de 120h é muito duvidoso) a depressão para norte e deixa caminho livre para o A voltar para cima de nós. Penso que será rectificado na próxima saída das 12Z.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Bela run mete chuvinha para todo o país mas mais no sul do que no Norte não muda mais que eu não deixo, bom, tenho que limpar o pluviometro já deve ter uma família de aranhas lá a viver, e assim liberte-as antes que fiquem afogadas:D:lmao::lmao: