Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
o CAPE, o LI, o verticalbew, a rh elevada, a t agradavel,o alto ponto de orvalho e uma discreta depressao em altidude establecerão condiçoes bastante boas para a chuva e as trovoadas no prox fim de semana e principios da outra semana tudo isto apartir de sabado a tarde.
poderemos tambem assistir a alguma ondulaçao especialmente no algarve devido ao fluxo do quadrante sul.
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
o CAPE, o LI, o verticalbew, a rh elevada, a t agradavel,o alto ponto de orvalho e uma discreta depressao em altidude establecerão condiçoes bastante boas para a chuva e as trovoadas no prox fim de semana e principios da outra semana tudo isto apartir de sabado a tarde.
poderemos tambem assistir a alguma ondulaçao especialmente no algarve devido ao fluxo do quadrante sul.

Acho que ainda é muito cedo para falar em chuva ou trovoada ;) a não ser para a Madeira e Açores.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Acho que ainda é muito cedo para falar em chuva ou trovoada ;) a não ser para a Madeira e Açores.

penso q ja ha algum grau de certeza e posso afirmar q pelo menos alguma chuva no fds
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Não acho nada cedo para se poder quase afirmar que iremos ter aguaceiros e trovoadas por vezes fortes em portugal continental a partir de Sábado...Rebelo prepara ai essa mestela vitaminada :p :nicephoto::nicephoto::trovao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Não acho nada cedo para se poder quase afirmar que iremos ter aguaceiros e trovoadas por vezes fortes em portugal continental a partir de Sábado...Rebelo prepara ai essa mestela vitaminada :p :nicephoto::nicephoto::trovao:

fortes..talvez mas chuva de certeza:D.
vamos rezar á virgem dos scm`s:lmao::lmao:
 

amarusp

Nimbostratus
Registo
10 Set 2008
Mensagens
795
Local
Lousã
Boa Noite, por aqui a temperatura é de 14,3 e a humidade está nos 75%(Jonaslor).
Espero que o fim de semana seja recheado de instabilidade apesar de estarmos ainda muito distantes!:hehe:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Esperemos que essa chuva passe ao lado do Minho porque no próximo fim-de-semana é tempo de Feiras Novas;)


E já agora um pouco de publicidade...
"Nestas Feiras Novas poupe água beba Super Bock":lmao::cheers::cheers::cheers:
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Boa Noite!
Segundo a previsão do GFS, (a 144h ou seja, para o próximo domingo) poderemos ter quantidades de precipitação na zona centro a rondar os 30a 40mm:D

euro3144hr1vy5.png
[/URL][/IMG]

O que acham?
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Eu continuo a achar que é sonhar muito, mas eu cá espero por ela :rain::rain: o GFS subiu a paráda para aqui de 7.1 mm para 24.1 mm é há vontade do freguês...o modelo tá perdido de todo.

Reparem no promenor do jet stream vai empurrar tudo para oeste.

 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto

então? então senhores?
Este é um tópico de previsão e alertas, ou é o quê?
Mai nada o quê? Mai nada de sol, ou de chuva,mai de nada
de Verão tímido .de nortada ou mai nada de nada, mesmo?
Peço desculpa pelo reparo.
Mas caramba,há aqui tópicos para tudo.
E como também leitor interessado deste tópico
gostaria que "mai nada"
não fosse a essência de um post..
Este reparo não será dirigido a ti dgstrom .
Quem sou eu.Um leitor/participante de há apenas meio ano...
Não. Este reparo é para nós todos, os que queremos melhorar este unico forum em Portugal, sobre tudo o que podemos por cá encontrar.
Peço desculpa , mas tinha que o dizer.
...
Voltando ao tópico,
o que ainda e apenas estará mais ou menos certo e seguro será a convectividade madeirense.Para vários dias.
O nosso Rog , se puder, trará inúmeros relatos em dias diferentes.
Pelo Continente, já se vai fazendo contas quer aos mm de chuva quer à abordagem das trovoadas lá para o fim de semana.Alguns modelos (GFS entre outros)colocam primeiramente ,aguaceiros dispersos e isolados explosivos a sudoeste da ponta de Sagres.Depois, já com menor intensidade atingirão sobretudo o sudoeste da Ibéria.
Depois a partir de domingo qualquer região,em qualquer hora poderá ver precipitações.
Outros modelos (o ECMWF,por exemplo) ainda vacilam quanto ao destino a dar à "depressão madeirense " mas também ele determinado em que algo se passará.
Ainda é cedo?
Hum ...já não será assim tanto.
Mas como já assisti a tantas e variadíssimas desilusões,
o melhor será ficar por aqui e não começar a ter o discurso do "velho do restelo"...
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já aqui foram muitas vezes referenciados os falsos alarmes dos modelos...

Desta vez e apesar de tudo parece (pela run das 0z) que começa a existir alguma semelhança em 3 dos modelos que habitualmente consulto. GFS, ECMWF e UKMO (sendo que o último só o uso para comparação, e não me fio quase nada nele).

Não vou postar figuras uma vez que são várias as que me despertam a atenção sobretudo no Sábado ao fim do dia e Domingo de madrugada. É de referir que estes espaços temporais, se a situação se verificar, são variáveis, podendo os picos de precipitação alterar. Contudo começo a achar que o cenário está muito promissor...

De referir que no actual estado da previsão, Lisboa e zonas envolventes seriam as mais afectadas com quantidades de precipitação consideráveis...

Mas cá está... muito tempo e ainda muita incerteza! Mas adivinha-se um fim de semana molhado! (molhadão ou molhadito?)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Os modelos estão a compor-se como eu gosto, chuva já ninguém tira e trovoada também não pelo menos no Algarve:D

Meteorograma para Olhão



Lindo mesmo muito lindo:D, já não é a 1ªvez que o GFS prevê 66 mm há 2 dias também colocou 66 mm, por isso, pode acontecer.:D

Madeira já não foge agora é só pedir ao Rog para fazer ligação directa aqui ao algarve e fica tudo contente.:D:lmao: