Previsão do Tempo e Alertas - Setembro 2008

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Isto a mim não me parece nada animador .. a menos que isto mude muito e atendendo a que isto vai ser mais uma depressão em altura parece-me que esta depressão vai passar a sul de Portugal (abaixo do Algarve) e vai largar a precipitação na Andaluzia espanhola ...

Mais uma seca .... como foi esta última depressão que enquanto eles davam chuva ... eu estava a torrar ao sol :angry:
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Isto a mim não me parece nada animador .. a menos que isto mude muito e atendendo a que isto vai ser mais uma depressão em altura parece-me que esta depressão vai passar a sul de Portugal (abaixo do Algarve) e vai largar a precipitação na Andaluzia espanhola ...

O ECMWF mantem instabilidade para o sul

Precipitação

520232008092400114op3.gif


Altura

527562008092400114or8.gif


Superficie

96phase1hf0.png




GFS

gfsrr2.png


A depressão dos Açores é que se afasta muito para Oeste (ECM) ou sudoeste (GFS) dos Açores na próxima semana.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
a tal depressao dos açores prevista p a prox semana devera ser acompanhada com rigor pois segundo o ECMWF estara integrada numa massa quente e establecera um LLC intenso com possivel desenvolvimento de uma TS ou STD.
quanto a peninsula establecer-se-a uma situaçao de intabilidade ( provavelmente parecida com a dulce) q durará desde 6ª até ao inicio da prox semana.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
a tal depressao dos açores prevista p a prox semana devera ser acompanhada com rigor pois segundo o ECMWF estara integrada numa massa quente e establecera um LLC intenso com possivel desenvolvimento de uma TS ou STD.

É o que dizem alguns modelos

gfsdh6.png


Mas é algo que acontece quase sempre com todas as depressões deste género naquela zona do Atlântico nesta altura do ano (Setembro/Outubro), é a altura mais favorável para isto nestas latitudes, a água ainda está quente e existe algum frio contido em altura que ajuda a convecção, após perderem as características frontais tem sempre a tendência de ganharem alguma simetria e aquecerem um pouco o nucleo nos seus últimos dias de vida, que a avaliar pelos modelos seria já em afastamentos dos Açores. Neste caso é uma boa possibilidade porque a pressão desce razoavelmente e de acordo com o GFS mover-se-ia para sudoeste para água mais quente de 26ºC. Mas é muito cedo para cenários desses pois a depressão ainda nem sequer nasceu.

Também interessante seria a ULL agora a oeste da Madeira já reflectida na superfície com 1010/1012mb aguentar-se mais uns dias e haver alguma interacção dos remanescentes desta com alguma frente da depressão dos Açores mas o timing não parece favorável.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estes modelos estão muito incertos ... creio que apenas Sexta Feira poderemos saber o que realmente vai acontecer .. pois penso que até a 48horas a previsão é bastante incerta por isso temos que ir acompanhando....

Mas para já segundo os modelos de hoje a tendencia é que para o próximo fim de semana tenhamos aguaceiros e trovoadas em especial na região Sul, mas realçe para ser provável que a maior parte da precipitação vá para a Andaluzia ...
Essa situação começará no Sábado mantendo-se até Segunda Feira !!!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
pois penso que até a 48horas a previsão é bastante incerta por isso temos que ir acompanhando....

Sim, são situações muito frágeis que mudam a cada run.
Uma animação do GFS da temperatura em altura (500hPa)

anim-65.gif


Esperemos que bolha de ar frio se aguente melhor que a bolha dos mercados financeiros :D
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Mas quaisquer probabilidades já me agrada! :D ! É certo que há menos probabilidade mas Vou acompanhando este forum na espectativa de que algo interessante aconteça nas runs proximas. Tá tudo muito fragil ainda. e tudo puderá mudar. Os modelos assim o dizem! :thumbsup:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Sábado e Domingo podem ser dias interessantes aqui no Algarve, uma vez que o vento estará moderado a forte de Sueste, o que torna o ar mais quente e húmido, logo propício à ocorrência de aguaceiros e trovoadas.:D

Se chover dia de São Miguel ou então pela feira de Olhão (decorre este fim-de-semana), então teremos um ano bom em termos de precipitação,:D
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Mantêm-se as previsões de instabilidade para o fim de semana e segunda-feira com um novo embolsamento de ar frio que circula de forma retrograda de leste para oeste ao longo do cavado que actualmente se prolonga agora até à madeira, isolando depois mais uma depressão em altura que se localizará ao largo de Portugal descendo depois para sul, reflectindo-se finalmente na superfície a sudoeste do Algarve seguindo depois para o sul espanha onde poderá gerar situações complicadas.

ECM 500hPa
ecm_a.gif


GFS 500hPa
gfs_a.gif



Haverá bom fornecimento de humidade

humid.gif


A precipitação seria mais intensa a sul devido à maior instabilidade, podendo ser importante no sotavento algarvio e interior centro/sul

Precipitação GFS
prec-19.gif



Precipitação ECM
prec-11.gif



Isto claro, se os modelos estiverem certos, mas tem bastante semelhanças o que já diz qualquer coisa.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
É pena Vince segundo os modelos a depressao dos Açores não escolher o melhor caminho...

Pois agora que temos possibilidade de ver uma coisa em grande dentro das nossas aguas é que não da em nada para o Continente... mas ate la tudo pode mudar, quem sabe :sad: