Previsão do Tempo

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Não acham que o fórum devia ter um espaço para as previsões do tempo?? Já estou farto do IM e das suas previsões quase sempre erradas, eu sei que já existem os meteogramas GFS mas, uma espécie de um quadro com uma previsão de 5 dias, o que acham??
:)
 


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
É uma boa ideia, mas que precisaria de ser amadurecida. Para se por em prática, teria de haver um planeamento e compromisso prévio dos os users do fórum que quisessem participar. Se é para criticar ou opinar o estado do tempo do dia X para determinada região, então nesse caso já existe o tópico "seguimento das previsões do estado do tempo"! E teria de haver o dever de fundamentar as previsões com dados oficiais! Mas admito que seria engraçado sair diariamente para cada distrito ou região autónoma o estado do tempo da responsabilidade "opinativa" não oficial de cada user! Não se trata aqui de estar contra o IM, que até acerta +/-1C nas temperaturas max e min locais (o que me parece excelente), mas de fazer pequenos ajustamentos locais. Mas para colocar esse plano em prática seria necessário muito compromisso e um plano delineado pelos responsáveis do fórum.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Não acham que o fórum devia ter um espaço para as previsões do tempo?? Já estou farto do IM e das suas previsões quase sempre erradas, eu sei que já existem os meteogramas GFS mas, uma espécie de um quadro com uma previsão de 5 dias, o que acham??
:)

As previsões do IM não estão quase sempre erradas, acertam muitas veses no estado do tempo e nas temperaturas, por isso acho que essa critica é injusta;)

Quanto à ideia da previsão a 5 dias talvez seja uma ideia a pensar:)...
 

Chingula

Cumulus
Registo
16 Abr 2009
Mensagens
327
Local
Lisboa
Penso já existirem no fórum espaços em que são feitas interpretações das propostas dos vários modelos que são disponibilizados...na NET.
A sintese para elaboração de previsões credíveis, não é fácil, nem está ao alcance de qualquer um...por mais amor que se tenha à Meteorologia...
Penso que se pode continuar a "brincar" com o tempo, mas tenhamos a humildade de reconhecer que não é possível ir "além do chinelo"...como o sapateiro...a não ser que se pretenda jogar com as interpretações que cada um faz dos modelos que consulta...para concluir quem será o melhor....tipo futebol...
As previsões do I.M. sendo o que são...podiam ser diferentes, mas em tempo de vacas magras não acredito em milagres.
Cumpts
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
É um pouco complicado, dado que existem muitas vezes discordâncias entre vários membros do fórum mesmo na previsão a curto prazo.
Creio que a vantagem do fórum e do tópico de modelos é a apresentação das diferentes visões de cada um e a discussão de cada ponto de vista. Quem quiser consultar previsões e for ao tópico de modelos sai de lá relativamente bem elucidado sobre o que se pode passar, muitas vezes mais bem informado, do que se consultar uma previsão oficial, que mesmo estando certa, apenas diz se vai chover ou não, dá as máximas e mínimas e nada mais.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Eu estou aqui apenas pelo prazer de falar de coisas que me entusiasmem e apenas onde me sinto à vontade para falar, e é assim com quase todas as pessoas aqui. Os tópicos de previsões e modelos são para isso.
Fazer previsão de forma rotineira é uma seca e muito mais cansativo e exigente do que alguns podem pensar à primeira vista. É fácil debater modelos e cenários mais extremos ou menos prováveis, é exigente ter que debitar uma previsão regular que exige responsabilidade perante os outros e muitas cautelas com o que se está a dizer. Fazer uma boa previsão para o país numa situação rotineira exige no mínimo meia hora ou uma hora de análise, se for numa situação complexa exige pelo menos 2 horas a olhar para n modelos e cartas se o objectivo é fazer uma boa previsão de forma minimamente séria e profissional. Muitas vezes as criticas ao IM podem ser justificadissimas, mas muitas outras vezes são injustas, até já tenho dito que a intensidade da critica, sobretudo quando é violenta, é muitas vezes inversamente proporcional ao conhecimento. É muito precário o equilíbrio que tem que existir numa previsão de uma entidade oficial que se dirige à população, entre ser conservador e cauteloso e ao mesmo não ignorar algo de mais improvável.
Fazer previsão por obrigação tornaria a experiência uma canseira levando a desmotivação, as coisas deixariam de dar prazer para serem uma tarefa, e ninguém aqui faz disto um trabalho, andamos apenas pelo gozo de falar apenas do que queremos e quando queremos.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Não acham que o fórum devia ter um espaço para as previsões do tempo?? Já estou farto do IM e das suas previsões quase sempre erradas, eu sei que já existem os meteogramas GFS mas, uma espécie de um quadro com uma previsão de 5 dias, o que acham??
:)

Vou dar-te uma sugestão, porque não criares um blog onde publicas as tuas próprias previsões. Mas claro, tem que ser uma coisa séria que ao longo do tempo se vá afirmando como uma previsão credível. Eu falo por mim, quando comecei a fazer previsões para o meu blog no princípio foi complicado, agora já estou mais familiarizado com as coisas, mesmo assim, uma previsão semanal tem sempre os seus riscos e às vezes é preciso fazer alterações. :D:)
 

Aspvl

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2009
Mensagens
505
Local
Lisboa, Arronches
Vou dar-te uma sugestão, porque não criares um blog onde publicas as tuas próprias previsões. Mas claro, tem que ser uma coisa séria que ao longo do tempo se vá afirmando como uma previsão credível. Eu falo por mim, quando comecei a fazer previsões para o meu blog no princípio foi complicado, agora já estou mais familiarizado com as coisas, mesmo assim, uma previsão semanal tem sempre os seus riscos e às vezes é preciso fazer alterações. :D:)

É uma hipótese mas, como o Vince disse depois uma pessoa cansa-se:lol: