Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

Tópico em 'Tempo Tropical' iniciado por Mago 3 Abr 2007 às 21:05.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Para as várias pessoas que perguntaram por MP sobre o médio prazo, infelizmente há de facto uma zona a manter sobre vigilância e que se poderá desenvolver.

    [​IMG]

    Mas antes que começem a ter excessivas preocupações, devo alertar que:

    1) É ainda muito cedo. Nas últimas semanas tivemos muitas coisas deste tipo que não se desenvolveram, o normal é mesmo não se desenvolverem. A médio prazo as coisas são muito imprevisiveis.

    2) E para já, o desenvolvimento previsto é de um sistema bastante fraco, e o trajecto actual é para norte, rumo à costa da Florida onde chegaria no dia 25, ou seja, não afecta as tradicionais zonas onde os portugueses passam férias.

    [​IMG]

    Aqui no forum prometemos que vamos acompanhar estas situações ainda com mais atenção do que é costume.
     
  2. loukima

    loukima
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    19 Ago 2007
    Mensagens:
    8
    Local:
    Queluz
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Boa noite,

    Em primeiro lugar, os meus parabéns pelo excelente site/fórum, o qual conheci através de pesquisas sobre o "Dean".

    Dado ter viagem para a Jamaica marcada para 17 de Setembro (estadia em Negril, extremo oeste da Jamaica), gostaria de ter uma perspectiva do que será expectável para essa data.

    Atendendo ao que foi referido neste tópico, este ano prevê-se um ano muito activo nesta matéria de furacões.

    Quando reservei a viagem (lua de mel), aconselharam-me a Jamaica na agência de viagens, dado que nas Caraíbas seria o país com menos probabilidades de ser afectado por este tipo de fenómenos naturais (o que já percebi que não corresponde 100% à verdade :angry:).


    Desde já obrigado pelos esclarecimentos que possam fornecer.
     
  3. Brigantia

    Brigantia
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Jan 2007
    Mensagens:
    2,196
    Local:
    Norte de Portugal
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)


    Aqui ficam as 7 principais bacias de formação de furacões:
    fonte :Wikipédia
     
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Preve-se um ano médio, mas a data em que vais é uma das semanas em que tradicionalmente é mais activo o Atlântico.

    Pois... em termos estatisticos até pode ser dos menos atingidos, mas simplesmente porque é pequeno, com menos área e assim vicia um pouco as estatísticas por país.

    Quanto à tua Lua de Mel, ainda falta muito tempo, e é impossivel previsões a tanta distância. Vai passando por cá uma semana antes da viagem a ver se há algo no horizonte.
     
  5. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Como prometido ontem, mais uma pequena análise para os que vão de férias para os tropicos e estão preocupados.

    A situação que falei ontem mantem-se, no entanto por exemplo o modelo GFS praticamente desistiu da hipotese de se desenvolver. Outros modelos também não indicam praticamente nada de relevante, apenas uma depressão fraca.
    A única excepção para já é o modelo canadiano CMC, que é um modelo que é respeitado porque foi o 1º a prever o Katrina em 2005, mas é um modelo que todos consideram exagerado, vê desenvolvimentos tropicais constantemente, nestas últimas semanas já devem ter sido dezenas.

    No entanto, nesta altura do ano é de sempre se seguir com atenção qualquer pequena hipotese. O proprio NHC mantem o local sobre vigilância e não descarta a hipotese de se desenvolver.

    INVEST 92L
    http://www.nrlmry.navy.mil/

    [​IMG]

    CMC a 132 horas:

    [​IMG]

    Mas mesmo que o modelo CMC estivesse certo, estariamos a falar num sistema que chegaria à Florida daqui a 5/6 dias e não afectaria as Caraíbas.
    Mas olhando para os modelos, diria que a probalidade disto acontecer é minima.


    De resto, num prazo de uma semana não há aparentemente nada mais no horizonte. A mais longo prazo, não vale a pena traçar cenários porque seriam irrelevantes dado o dinamismo da atmosfera. Estamos na pior altura do ano em termos de furacões no Atlântico, é preciso estar sempre a seguir a situação diariamente com atenção.
     
  6. ritagomes

    ritagomes
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    7
    Local:
    Valença
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    OLÁ!

    É a primeira vez que visito este forum e fiquei supreendida:eek:... Mtos parabens :thumbsup:, este forum é mto bom...
    Dá para nos mantermos actualizados relativamente às tempestades e furacões, uma vez que a informação é credível e constantemente actualizada :thumbsup:

    Dia 27/08 (2.ªf) tenho viagem marcada para Républica Domnicana.
    O furacão Dean deixou-me mto preocupada e receosa. É certo que já passou na Républica Dominicana, no entanto continuo a temer formações de tempestades, ou tempo instável (chuva, vento) :rain:
    Terei motivos para estar preocupada?
    Já existem previsões meteorológicas para a semana?
    Será que vou apanhar chuva e vento?

    Uma vez que passou recentemente o Dean pela Republica Dominicana, as probabilidades de existirem tempestades para a semana diminui?

    Agradeço toda e qualquer informação sobre as previsões metereológicas para Punta Cana de 27/08 a 03/09... Ainda deve ser cedo, mas logo que saibam de algo, agradeço...
     
  7. Seavoices

    Seavoices
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    10 Out 2005
    Mensagens:
    90
    Local:
    Odivelas
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Boa tarde e bem vinda ao fórum. Recomendo que passes no tópico de apresentações.

    Nesta altura do ano, as formações que podem ocorrer e originar os furações nas caraíbas aparecem com uma velocidade muito elevada e com uma frequência muito alta. Mas grande parte dessas formações dissipam-se pelos mais variados motivos.

    Como tal, e como está descrito na mensagem anterior, uma formação deste tipo pode surgir a qualquer momento e poder originar um furação que possa passar na zona onde irás estar de férias. É certo que não existem neste momento nem a esta hora indícios que se possa formar um novo furação que possa passar nas caraíbas durante as próximas semanas, mas a informação que se pode dar nesta altura é muito pouco fiável e pode mudar a qualquer momento. Tanto podes ter uma semana óptima, como podes ter uma tempestade tropical em cima(um passo antes de um furacão Cat. 1) ou até mesmo um furacão! Numa situação extrema e em condições com probabilidade muito baixa, poderás ter um furação por semana a passar no mesmo ponto. Sei que é um exagero mas serve para entenderem a incapacidade de se prever estes fenómenos.

    Durante esta semana aconselho-te a seguires os tópicos do Vince relativamente aos possíveis furacões no atlântico mas sem nunca deixares de estar em contacto com a tua agência de viagem para confirmares se o Dean criou problemas na zona e nas estruturas presentes na tua zona de férias (tão mais do que saberes se vai estar bom tempo, é se existem as condições para teres umas excelentes férias e não saires defraudada com aquilo que eles te possam oferecer)

    Como recomendação, esta é uma altura muito volátil, logo pouco recomendável para férias nas caraíbas, sendo que a melhor altura é sempre antes de Agosto e depois do início de Novembro, onde a probabilidade de teres tempestades é bem mais baixa.

    Boas férias! :thumbsup:

     
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Mais uma actualização sobre a zona em observação que desde ontem se denomina oficialmente INVEST 92L

    Há agora condições um pouco mais favoráveis a que haja desenvolvimentos, alguns sinais (fracos) duma circulação em superficie e windshear a diminuir.
    Mas as probalidades de que se desenvolva ainda são reduzidas.

    [​IMG]

    A desenvolver-se, o trajecto preliminar previsto por modelos será este:

    [​IMG]

    Para quem está preocupado com as férias nas Caraíbas, acrescento que a partir desta zona é quase impossível ele ir muito para sul, é praticamente contra-natura, devido à força de Coriolis da rotacção da Terra.

    Para quem quer seguir atentamente, recomendo sempre a utilização do site do NHC. Os INVEST não aparecem nos avisos até se desenvolverem, aparecem no Graphical Outlook e nas Discussions.

    http://www.nhc.noaa.gov/

    Imagens aqui:
    http://www.ssd.noaa.gov/PS/TROP/float2.html
     
  9. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Deixo estas imagens para perceberem porquê é que esta altura é complicada. Mas não se assustem, porque sempre foi assim, hoje é que o assunto é mais mediatizado. Há muitos ciclones tropicais, ma a área por onde circulam também é imensa. Este ano, o Dean foi o 1º furacão, a época está prevista como média. O ano passado foi das mais calmas de há muitos anos. Em 2005 é que foi o pior ano desde que há registos.

    Distribuição por meses (Atlântico)

    [​IMG]

    Trajectos (1950 -> 2005)
    Desde a formação aos remanescentes extratropicais

    [​IMG]


    É um pouco mais complexo do que isso, há uma serie de condições que tem que estar reunidas. Por exemplo, uma zona de baixa pressão, uma circulação em superficie, baixo windshear, temperaturas da água elevadas, etc,etc.No satélite por vezes há formações espectaculares que não tem futuro nenhum. Mas os satélites são essenciais para detectar muitas coisas, como por exemplo a tal circulação.
    Se tens interesse estás no site certo, aqui todos nós gostamos destas coisas, e há muita informação no forum. Para uma introdução rápida aos ciclones tropicais, recomendo este link:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Tropical_cyclone
     
  10. dany

    dany
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    20 Ago 2007
    Mensagens:
    5
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Vince,
    depois do Dean qual a previsão para o Félix?
    Temos pelo menos 1 semana de descanso para o lado do México?

    você já havia dito que após a tempestade geralmente vem a bonança :lol:
    Pelo o que vi na Jamaica hoje o sol voltou, mas não está tão quente né? Máxima de 29graus.
    Será que o tempo abrirá em Cancun pós DEAN?

    Obrigada Dany
     
  11. Gerofil

    Gerofil
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    9,340
    Local:
    Estremoz (401 metros)
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Principais furacões na América e no Caribe desde 1980

    Esta é a relação dos principais furacões que passaram pela América do Norte e pelo Caribe desde 1980:
    - Agosto de 1980 - O furacão "Allen" causa 100 mortos e 200 mil desabrigados no Caribe.
    - 28 de setembro de 1980 - O ciclone "Herminia" mata 30 pessoas e deixa 175 mil desabrigados no México.
    - Setembro de 1984 - O furacão "Odilia" deixa 40 mortos e centenas de desaparecidos em Acapulco (Guerrero, México).
    - Novembro de 1985 - Durante sua passagem pelo Golfo do México, Panamá, Cuba, Jamaica e Flórida (Estados Unidos), o furacão "Kate" mata 15 pessoas e deixa milhares de desabrigados.
    - 10 de setembro de 1988 - O furacão "Gilbert" atinge o sudeste do México, Jamaica, Guatemala, Nicarágua, Texas (EUA) e Cuba, contabilizando 350 mortos e US$ 8 bilhões em perdas.
    - Outubro de 1988 - O furacão "Juana" deixa 340 mortos e 500 mil desabrigados na Nicarágua.
    - 16 de setembro de 1989 - O "Hugo" mata dez pessoas em Porto Rico e deixa US$ 600 milhões em perdas.
    - 23 a 26 de agosto de 1992 - O furacão "Andrews" passa pelo arquipélago das Bahamas, Flórida e Luisiana (EUA) e provoca 44 mortes e US$ 30 bilhões em danos materiais.
    - 16 a 23 de setembro de 1993 - O furacão "Gert" atinge Honduras e Nicarágua, matando 100 pessoas e deixando 200 mil desabrigados.
    Noo México, são 29 mortos, 125 desaparecidos e 50 mil desabrigados.
    - 3 a 5 de outubro de 1995 - O furacão "Opal" castiga a costa do Golfo do México e deixa 35 mortos e 150 mil desabrigados em sua passagem pelos estados americanos de Flórida, Alabama e Geórgia.
    - 13 a 16 de outubro de 1995 - O furacão "Roxana" atinge o Golfo do México e os estados de Tabasco, Campeche, Iucatã e Quintana Roo, deixando 21 mortos, 22 desaparecidos e 40 mil desabrigados.
    - 28 de julho de 1996 - O furacão "César" deixa 60 mortos, 12 feridos e US$ 60 milhões em perdas em sua passagem pela América Central.
    - 10 de setembro de 1996 - O furacão "Hortênsia" atravessa Porto Rico e mata 14 pessoas, deixando dez desaparecidos e 2 mil desabrigados.
    - 17 de outubro de 1996 - O furacão "Lili" castiga Honduras e Cuba, com seis mortos e dois mil desabrigados. O prejuízo em Cuba chegou a US$ 500 milhões.
    - 20 de novembro de 1996 - O furacão "Marco" atinge Honduras, Guatemala e Costa Rica, deixando 12 mortos.
    - 9 de outubro de 1997 - O furacão "Pauline" chega à cidade de Acapulco e atravessa os estados de Chiapas e Oaxaca, matando 210 pessoas e deixando 150 mil desabrigados.
    - 21 a 26 de setembro de 1998 - O furacão "Georges" mata mais de 350 pessoas em sua passagem por Haiti, República Dominicana (onde foi registrado o maior número de vítimas), Cuba, Porto Rico e o sul da Flórida. Os prejuízos são avaliados em milhões de dólares, e milhares de pessoas ficaram desabrigadas.
    - 26 a 31 de outubro de 1998 - O furacão "Mitch", o pior do século, deixa mais de 10 mil mortos, 12 mil desaparecidos, cerca de 3 milhões de desabrigados e enormes danos materiais na América Central.
    Honduras e Nicarágua são os países mais atingidos, mas Guatemala, El Salvador, Panamá, Costa Rica e Belize também sofrem graves danos.

    - 6 a 7 de setembro de 1999 - O furacão "Greg" deixa 11 mortos e milhares de desabrigados nos estados mexicanos de Oaxaca e Michoacán e na Cidade do México.
    - 14 a 16 de setembro de 1999 - O furacão "Floyd" deixa 45 mortos em uma ampla faixa do nordeste dos EUA, principalmente na Carolina do Norte e Nova Jersey.
    - 21 de fevereiro de 2000 - O furacão "Carlotta" causa oito mortes no México e deixa 10 mil desabrigados nos estados de Chiapas, Tabasco e Guerrero.
    - 26 de setembro de 2001 - O furacão "Juliette" deixa seis mortos e milhares de desabrigados em vários estados do México. Os mais atingidos são Chiapas, Guerrero e Oaxaca, no sudeste, e Michoacán, Colima, Jalisco, Sinaloa e Zacatecas.
    - 9 de outubro de 2001 - O furacão "Iris" provoca 23 mortes e deixa mais de 100 mil desabrigados, destruindo centenas de casas em sua passagem pela América Central e México. Os países mais atingidos foram Belize, onde morreram 20 passageiros de um barco turístico, Guatemala, com um morto, e México, com outros dois.
    - 2 a 5 de novembro de 2001 - O furacão "Michelle" deixa seis mortos, 14 desaparecidos e 27.179 desabrigados em Honduras. Na Nicarágua foram seis mortos, 12 desaparecidos e 5.636 desabrigados.
    Em Cuba houve cinco mortes e mais de 700 mil pessoas ficaram desabrigadas, na maior catástrofe natural da ilha em mais de 50 anos.
    - 18 a 19 de setembro de 2003 - O furacão "Isabel" mata 28 pessoas e deixa um prejuízo de mais de US$ 2 bilhões na Costa Leste dos Estados Unidos.
    - 13 a 14 de agosto de 2004 - O furacão "Charley" deixa 27 mortos, quatro deles em Cuba e 23 na Flórida (EUA), centenas de milhares de desabrigados e um prejuízo avaliado em US$ 17,5 bilhões.
    - 7 de setembro de 2004 - O furacão "Frances" assola as Bahamas e os estados americanos da Flórida e da Geórgia, matando 16 pessoas.
    - 10 a 15 de setembro de 2004 - O furacão "Ivan", o sexto ciclone mais forte até o momento no Atlântico, deixa 82 mortos ao passar por Caribe, sul dos EUA e norte da Venezuela. A maior parte das vítimas era de Granada e Jamaica.
    - 12 de julho de 2005 - O furacão "Dennis" deixa 45 mortos, 16 desaparecidos e 15 mil desabrigados no Haiti, onde chegou após causar oito mortos no sudeste dos EUA. Em Cuba, "Dennis" provocou 16 mortes e danos materiais superiores a US$ 1,4 bilhão.
    - 18 de julho de 2005 - O furacão "Emily" deixa cinco mortos na Jamaica e um em Granada.
    - 25 a 29 de agosto de 2005 - O furacão "Katrina" inunda grandes áreas da Louisiana, Mississipi e Alabama, onde causa pelo menos 1.833 mortos, deixando mais de 1,5 milhão de desabrigados e um prejuízo de mais de ? 63 bilhões.
    A cidade de Nova Orleans fica inundada em 80%.
    - Outubro de 2005 - O furacão "Stan" deixa pelo menos 670 mortos e 850 desaparecidos na Guatemala, 69 mortos em El Salvador, 49 no sul do México, nove na Nicarágua, mil em Honduras e dois na Costa Rica, além de milhares de desabrigados. Segundo a ONU, os mortos em toda a América Central seriam em torno de dois mil.
    - 28 de outubro de 2005 - O furacão "Wilma" causa 22 mortes no sul da Flórida, depois de inundar Havana (Cuba) e matar seis pessoas na Península de Iucatã (México).

    O Globo
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    A zona em observação INVEST92L que falei nos meus últimos 2 post's "evaporou-se"...

    O NHC diz que as condições se deterioraram, e o INVEST92L já desapareceu do site do NRL e também do site do SDD
    Portanto... este já morreu. Não é daqui que nasce o Felix !



    Amanhã volto a ver o que nos dão os modelos a médio prazo, se há alguma coisa nova no horizonte, à primeira vista temos apenas mais uma poderosa onda tropical a largar Africa, vou verificar amanhã se algum modelo prevê desenvolvimentos. Foi daqui que saiu o Dean, mas a existirem desenvolvimentos a partir desta zona levam sempre muitos dias a chegar dada a distância até às Caraíbas, Golfo do México e Costa leste dos EUA.
     
  13. REASON

    REASON
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    21 Ago 2007
    Mensagens:
    5
    Local:
    Ponta Delgada
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Boa noite,
    Vince já há mais novidades sobre a nova "onda tropical que saiu de África"?
     
  14. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Oi Reason. Estive a checkar agora vários modelos, e nenhum deles desenvolve nenhuma depressão associada a qualquer onda tropical que pudesse ter desenvolvimento tropical, até às 144 horas (6 dias). Para já, a nível de modelos, está tudo tranquilo no Atlântico, quer na ZICT (Zona de convergência intertropical) quer noutras zonas. Mas como tenho dito repetidas vezes, nesta altura do ano é preciso ir acompanhando diariamente.
     
  15. REASON

    REASON
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    21 Ago 2007
    Mensagens:
    5
    Local:
    Ponta Delgada
    Re: Época Furacões 2007 (Atl. Norte)

    Mais uma vez, obrigado Vince.
    Até ao final do mês venho aqui absorver toda a informação sobre o tempo tropical... :)
     

Partilhar esta Página