Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2007)

katrina

Cirrus
Registo
12 Nov 2007
Mensagens
4
Olá....
Parabéns por este exelente Forum.

Vou dia 17 de Novembro para Cuba, gostaria de saber, se há alguma coisa no "ar" prevista para essa altura??

Obrigada
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vou dia 17 de Novembro para Cuba, gostaria de saber, se há alguma coisa no "ar" prevista para essa altura??

Olá,
De momento, Cuba bem como Rep.Dominicana e Cancun tem estado com excelente tempo nestes dias. Existe uma vasta área de instabilidade mais a sul, mas afectará apenas países da América Central como Nicarágua, Honduras e Costa Rica. E não se prevê que esta área de instabilidade evolua para algum ciclone tropical, nem existe qualquer outra zona neste momento sob suspeita/vigilância. A nível de modelos de previsão numérica também nada consta para toda esta semana.

Para a próxima semana, é ainda muito cedo para saber, mas começa a ser já bastante tarde para desenvolvimentos tropicais nesta região. Vai passando pelo forum para ver se até à data de partida aparece alguma coisa entretanto.

atl-39.jpg


atl2-1.jpg


SHOWERS AND THUNDERSTORMS OVER PORTIONS OF THE SOUTHWESTERN
CARIBBEAN SEA AND CENTRAL AMERICA ARE ASSOCIATED WITH A WEAK AREA
OF LOW PRESSURE NEAR THE EAST COAST OF SOUTHERN NICARAGUA. THIS
SYSTEM IS POORLY ORGANIZED AND TROPICAL CYCLONE DEVELOPMENT IS NOT EXPECTED.
HOWEVER...LOCALLY HEAVY RAINFALL IS POSSIBLE OVER
PORTIONS OF NICARAGUA...HONDURAS...AND COSTA RICA DURING THE NEXT
COUPLE OF DAYS.

ELSEWHERE...TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE
NEXT 48 HOURS.
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Olá....

Sem querer ser categórico acho que podemos afirmar, até pela data em que estamos, e dadas as informações produzidas pelo NHC que irás ter umas férias descansadas....

O último comunicado do NHC diz apenas:

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...
TROPICAL CYCLONE FORMATION IS NOT EXPECTED DURING THE NEXT 48 HOURS.


As imagens satélite revelam que de facto reina a calma nas Caraíbas tirando um trovoada ou outra, nada de mais....

avnl15112007tm5.jpg



wvl15112007zn5.jpg



87668112rn9.gif



Boas férias e boa viagem!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Eugenio Hackbart do Metsul em jeito de balanço da época e sobre alguma polémica que tem havido nos últimos dias nos EUA a propósito do valor das previsões que se fazem antes da época iniciar.

A hora dos números
Termina na próxima sexta-feira a temporada de furacões no Atlântico Norte e, novamente, desabam sobre os especialistas em ciclones tropicais críticas acerca dos seus prognósticos de longo prazo. Apesar de neste ano a temporada ter apresentado um número de tempestades com nome maior do que a média histórica, o índice de energia acumulada foi baixo e muito inferior ao que se previa. Foram poucos furacões na comparação com o que antecipava a maioria das projeções divulgadas pelos centros especializados. O jornal Miami Herald publicou ontem uma matéria em que aborda a falibilidade destas projeções que não tiveram os melhores resultados pelo terceiro ano consecutivo. Em 2005, os números foram acima do esperado e agora em 2006 e 2007 ficaram abaixo do projetado. Leia um trecho traduzido da matéria do Herald:

"Os anos têm sido tormentosos para William Gray, Philip Klotzbach e outros cientistas que predizem a atividade total de furacões antes do começo de cada temporada, o que suscita importantes questões à medida que a temporada de 2007 chega ao fim na sexta-feira. Por que elas importam ? E, considerando os erros, que podem minar a confiança em todo o sistema de alerta de furacões, não estariam estas previsões de temporada mais prejudicando do que auxiliando ? "Os prognosticadores de temporadas têm muito o que explicar", disse o ex-diretor do Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos Max Mayfield. "Os últimos dois anos contrariaram as previsões e indicam que ainda temos muito o que aprender antes de emitir uma projeção precisa", afirmou. Os números apóiam a declaração. Imediatamente antes do começo desta temporada em 1º de junho, o time nacionalmente famoso da Universidade do Colorado formado por Gray e Klotzbach previa 17 tempestades com nome que resultariam em 9 furacões e 5 intensos. Já uma outra equipe, do NOAA, previa entre 13 e 17 tempestades com nome que resultariam em 9 furacões e cinco na categoria de "major". Os números da temporada agora no seu final são de 14 tempestades com nome, 5 furacões e 2 intensos. Foi uma temporada prevista como ser extremamente ativa e que acabou ficando próxima da média no número de tempestades e abaixo da média na intensidade. Mesmo as correções feitas no meio da temporada se mostraram erradas. (..) Os pesquisadores defendem suas previsões, salientando que são feitas com a melhor ciência disponível e que os números em temporadas passadas ficaram próximos do previsto em importante serviço público".

Não somos especialistas em ciclones tropicais, mas desde o furacão Catarina passamos a acompanhar e estudar estes fenômenos com enorme interesse na eventualidade da repetição de um acontecimento como o de março de 2004 em nossas costas. A idéia, portanto, é estarmos preparados tecnicamente com melhores informações para uma ocorrência futura. Nesse sentido, no começo de dezembro do ano passado fizemos uma análise do que poderia ocorrer no globo em 2007 em termos de eventos de grande escala como ENSO e os possíveis comportamentos das oscilações que influenciam na atividade dos furacões. Buscamos análogos como 1977 e 2003 para formular o nosso primeiro prognóstico para uma temporada de furacões. Passado quase um ano e às vésperas do término da temporada, a conclusão é que acertamos com absoluta precisão o número de tempestades que se formariam no ano seguinte, mas erramos na intensidade. Para a nossa surpresa, os números que trabalhamos acabaram ficando mais próximos da realidade do que os projetados pelos principais centros de referência nos Estados Unidos para este tipo de previsão que são o NOAA e a Universidade do Colorado. Prevíamos 8 furacões e foram 5 enquanto antecipávamos 3 ‘major" (categoria 3 ou superior na escala saffir-Simpson) e foram 2.

Código:
Previsão	Tempestades	Furacões	Major
Colorado 	17		9		5
NOAA		13 a 17		9		5
MetSul		14		8		3
Ocorrido	14		5		2

Acerca das críticas feitas aos prognósticos pela imprensa norte-americana as considero injustas. Primeiro, o que surpreendeu muita gente nesta década com intensa atividade nos anos de 2003 a 2005 fora antecipado pelo Professor William Gray e equipe desde o final da década de 80. Artigo na Science de 2001 dizia que os anos seguintes poderiam ter uma enorme atividade de furacões. Se as previsões tivesse sido ouvidas, o desastre do Katrina em Nova Orleans que matou mil pessoas poderia ter sido evitado. Segundo, apesar da intensidade ter ficado muito abaixo do esperado, o número de tormentas foi razoavelmente antecipado. Terceiro, dizer que uma previsão sazonal pode causar maior dano do que benefício é um exagero do jornalista do Herald. Better be safe, than sorry. Melhor prevenir do que remediar. Antes errar pelo excesso, do que não fornecer nenhuma informação. Agora em dezembro vamos voltar a analisar o quadro global para 2008 e pelo segundo ano faremos uma projeção própria para a temporada de furacões que termina em 30 de novembro de 2008 com a esperança de que os números do próximo ano sejam mais precisos do que os de 2007, apesar da nossa satisfação com os resultados da primeira experiência.
(c) Metsul/ Eugenio Hackbart
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Temporada de furacões de 2007 deixou rastro de destruição no Oceano Atlântico

A natureza deixou este ano um rastro de destruição na América Central, no Caribe e no México, em uma temporada de furacões que termina oficialmente nesta sexta-feira e que pouco afetou os Estados Unidos. A pior parte da temporada, que começou em 1º de junho, "aconteceu claramente no Caribe", disse à Agência Efe Dennis Feltgen, meteorologista e porta-voz do Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, com sede em Miami.
As previsões dos meteorologistas, os quais anteviram uma intensa temporada de furacões no Atlântico para este ano, se concretizaram com a formação de 14 tempestades tropicais e seis furacões: Dean, Félix, Humberto, Karen, Lorenzo e "Noel - dois deles de categoria 5 na escala Saffir-Simpson, com ventos de mais de 250 km/h.
Frente às críticas feitas por alguns veículos de imprensa sobre a exatidão das previsões meteorológicas, Feltgen disse que é comum perceber "uma idéia falsa", de que "todas as tempestades vão chegar à terra firme". "O que o NHC disse é que esta seria uma temporada ativa", destacou o cientista, acrescentando que os meteorologistas da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA) dos EUA "previram corretamente o número de tempestades esperadas" para 2007.
Em maio deste ano, a NOAA previu a formação de entre 13 e 17 tempestades tropicais para a temporada de 2007 no Oceano Atlântico, das quais entre sete e dez chegariam ao estágio de furacões.
O "Dean", o primeiro furacão da temporada no Atlântico, foi um furacão de categoria 5 com ventos de 260 km/h que deixou pelo menos 13 mortos após sua passagem em agosto pelo Caribe, além de ter matado outras 10 pessoas e deixado mais de 70 mil desabrigadas no México.
Um mês depois veio o furacão "Lorenzo", que arrasou os estados mexicanos de Veracruz e Puebla, onde seis pessoas foram mortas pelas inundações e pelos deslizamentos de terra.
Ainda em setembro, o furacão "Félix", também de categoria 5, deixou 53 mortos, 105 desaparecidos, mais de 100 mil desabrigados e cerca de 10 mil casas destruídas na Nicarágua. No entanto, o número de mortos após a passagem de "Félix" subiu para 105 com a morte de 52 indígenas em território hondurenho. As comunidades indígenas dos misquitos e dos mayagnas da Nicarágua, localizadas em zonas isoladas do país, foram as mais afetadas, tanto que ainda hoje há regiões sem energia elétrica e serviços de água e telefone.
A destruição e a morte deixaram de luto Haiti, República Dominicana e Jamaica em outubro passado, quando o furacão "Noel" matou pelo menos 114 pessoas, além de ter deixado milhares de desabrigados e muitos desaparecidos. Apesar do Governo dominicano ter demorado a reconhecer a intensidade da destruição, a comunidade internacional respondeu rapidamente, enviando ajuda humanitária e de emergência.
Para Dennis Feltgen, é de vital importância que os Governos e a população entendam a importância da prevenção diante "do atual período de grande atividade de furacões, que começou em 1995 e que pode durar de 20 a 30 anos". A necessidade de tomar medidas mais rigorosas para enfrentar os furacões foi um dos alertas constantes do cientista Herbert Saffir, que criou a escala de medição da intensidade de furacões que leva seu nome e o de seu colega Robert Simpson.
Saffir morreu em Miami no último dia 21, de ataque cardíaco, aos 90 anos de idade, após uma vida dedicada a desenvolver métodos para medir a intensidade dos furacões. A escala Saffir-Simpson é utilizada regularmente desde os anos 70 para medir a força e a velocidade dos ventos dos furacões, dividida em cinco níveis, de 1 a 5, quando os ventos alcançam os 250 km/h.
Emilio J. López

Último Segundo
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estarei a ver mal ou está ali a formar-se qualquer coisa a caminho das Caraíbas (fora de prazo)? :huh:

Bem apanhado Luis. A estrutura tem bastante semelhanças com a Tempestade Tropical ZETA de finais de Dezembro de 2005 no seu estado preliminar. É o tipo de coisas que poderemos ver acontecer em Dezembro já depois do termo da época oficial.

atl-41.gif


Está associado a uma depressão, e o windshear até nem é mau na zona.

atl-40.gif


Mas os modelos não lhe dão nenhuma hipotese, será rapidamente absorvida por uma poderosa depressão extra-tropical que se está a formar mais a norte. Depois disso temos o nosso malfadado AA a exibir os músculos de Portugal até às Caraíbas.

anim-63.gif
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Temporada de furacões do Atlântico Norte foi a menos intensa desde 2002

A temporada de furacões de 2007 no Atlântico Norte chegou ao fim com o balanço de 14 tempestades, 6 furacões e 2 intensos. Em 7 de dezembro de 2006, a MetSul Meteorologia previa para 2007 um total de 14 tempestades, 8 furacões e 3 intensos. Os dois principais centros de previsão de furacões dos Estados Unidos tiveram números distantes do ocorrido, mesmo com suas previsões atualizadas em maio e agosto. Apesar do número de tempestades acima da média, seria a palavra "intensa" adequada para descrever a atividade de ciclones tropicais em 2007 no Atlântico Norte ? A resposta é um rotundo não!

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=30&cod_texto=981

Parece que as famosas previsões dos furacões duplicarem a cada ano anda a sair furada :p:p se calhar as "armas nucelares" meteorologicas já não se precisam de manifestar tanto porque o clima já está a entrar na normalidade :rolleyes::rolleyes: pois eles servem exactamente para gerir os ciclos de energia atmosfericos.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Parece que as famosas previsões dos furacões duplicarem a cada ano anda a sair furada :p:p se calhar as "armas nucelares" meteorologicas já não se precisam de manifestar tanto porque o clima já está a entrar na normalidade :rolleyes::rolleyes: pois eles servem exactamente para gerir os ciclos de energia atmosfericos.

Nos EUA continua uma enorme discussão por causa das previsões. Pode parecer estranho, mas tem uma explicação muito simples. Os prémios de seguro são geralmente definidos recorrendo às previsões. Daí que há muita gente a protestar de que andam a pagar demais... Há mesmo uma cadeia de hoteis que quer avançar com um processo em tribunal contra a dupla Klotzbach/Gray, por aí já podem ver ao ponto a que chegou a discussão. Por isso, se fizerem previsões sazonais, ponham-se a pau :)
 

Gaucho2007

Cirrus
Registo
8 Dez 2007
Mensagens
1
[AJUDA] PREVISÃO PUNTA CANA / REP. DOM. - 16/12 A 24/12.
Olá a todos,
Estou indo para Punta Cana na data acima. Gostaria que alguém me ajudasse a verificar as previsões do tempo nesta época (Furacões, Tempestades, etc.). Não sei muito por onde analisar, por isso uma ajuda mais especializada seria muito bem vinda!

ps.: Vi que o fórum andou um pouco parado..

Abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
PREVISÃO PUNTA CANA / REP. DOM. - 16/12 A 24/12.
Olá a todos,
Estou indo para Punta Cana na data acima. Gostaria que alguém me ajudasse a verificar as previsões do tempo nesta época (Furacões, Tempestades, etc.). Não sei muito por onde analisar, por isso uma ajuda mais especializada seria muito bem vinda!
ps.: Vi que o fórum andou um pouco parado..
Abraço

Tempestades tropicais ou Furacões, a época no Atlântico acabou, a não ser que apareça alguma coisa rara de Dezembro, mas é altamente improvável.
No entanto durante a próxima semana há de facto uma situação que poderá trazer chuva nessa zona tendo em conta o que indicam os modelos. Mas seria antes do dia 16/Dez.

AVAILABLE GUIDANCE INDICATES THAT AN INVERTED TROUGH RIDING WESTWARD
ON THE SOUTHERN PERIPHERY OF THE ATLANTIC RIDGE WILL BE OVER THE
CENTRAL CARIBBEAN DURING THE MIDDLE OF NEXT WEEK. ENHANCED LOWER
LEVEL MOISTURE IN A MODERATE TO FRESH FLOW WILL MEAN AT LEAST A
SLIGHTLY HIGHER CHANCE OF RAIN
. HAVE INCREASED THE POPS TO JUST 20
PERCENT FOR THIS STRETCH. HOWEVER...SHOULD THIS TREND CONTINUE...AN
INCREASE TO CHANCE IS POSSIBLE DOWN THE ROAD.