Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
alguém sabe se existem resgistos de waterspouts em portugal, não me lembro se foi em 2004 ou 2005, sei que foi em Agosto numa praia a norte de Aveiro eu e uns colegas vimos um ao largo e que durou perto de 2 minutos, mas o tempo estava bom e o cone apareceu de uma nuvem que não tinha desenvolvimento vertical
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
alguém sabe se existem resgistos de waterspouts em portugal, não me lembro se foi em 2004 ou 2005, sei que foi em Agosto numa praia a norte de Aveiro eu e uns colegas vimos um ao largo e que durou perto de 2 minutos, mas o tempo estava bom e o cone apareceu de uma nuvem que não tinha desenvolvimento vertical

Este tópico é sobre furacões, para isso vê este tópico, tem muitas:
http://www.meteopt.com/forum/evento...ados-em-portugal-780-post79328.html#post79328
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vince,
minha viagem tá chegando.... :unsure:
Cuba de 28/09 a 04/10.
Tem algum movimento já?
Obrigada.
Aline


atl-44.jpg


Para Cuba parece tranquilo. Há duas perturbações, 93L e 94L.
A 93L continua na Rep.Dominicana e deverá ir para norte-noroeste. Como está estacionária há tantos dias pelo sim pelo não acompanhe a situação pois se demorar muito mais tempo sem sair dali eventualmente a situação sinóptica poderia alterar-se e já não ir tanto para norte. Mas não é isso que está previsto.

A outra perturbação 94L é nova, um possível desenvolvimento subtropical ao largo da costa leste americana, apesar de ainda estar indefinida a direcção, será em principio para oeste ou norte, também não constitui preocupação.

Quanto a modelos para os próximos dias, não aparece nada de novo. Como sempre, isso não é garantia de nada, pelo menos até ir vá, acompanhando.

93.jpg


94.jpg
 

nutri.aline

Cirrus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
6
Local
Brasil
Vince,
apareceu uma formação no site do NOAA (n°3).
gtwo_atl.shtml

Está na cor amarelha, que indica menos de 20% de chance de formação de ciclone tropical nas proximas 48h.
Quanto tempo essa área de distúrbio normalmente demorar para chegar na direção de Cuba?
Tem como eu saber a direção provável que essa formação vai seguir?
Chego em Cayo Coco dia 29 de manhã :unsure:
Aline
 

Bernie

Cirrus
Registo
28 Set 2008
Mensagens
1
Local
Campo Grande
vince, boa tarde.

Tenho uma viagem marcada para Lua de Mel entre os dias 10 e 18 de outubro na cidade de Nassau nas Bahamas, vc tem como informar alguma previsão para este periodo? Há possibilidade de furacões?
 

Rog

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2006
Mensagens
4,515
Local
Norte Madeira (500m)
A depressão ao largo dos Açores recebeu o invest 95L. Nos próximos dias poderá se tornar numa tempestade tropical ou sub-tropical.




THUNDERSTORM ACTIVITY HAS BECOME A LITTLE BETTER ORGANIZED IN
ASSOCIATION WITH A LARGE NON-TROPICAL LOW PRESSURE AREA LOCATED
OVER THE CENTRAL NORTH ATLANTIC OCEAN ABOUT 650 MILES
WEST-SOUTHWEST OF THE WESTERNMOST AZORES ISLANDS. THIS SYSTEM HAS
THE POTENTIAL TO BECOME A SUBTROPICAL OR TROPICAL CYCLONE OVER THE
NEXT COUPLE OF DAYS AS IT MOVES GENERALLY WESTWARD AT 10 TO 15 MPH.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Depois da Tempestade Tropical Laura que não incomodou ninguém como sistema tropical, o Atlântico continua tranquilo sem nada previsto nos modelos para os dias mais próximos.

A dupla Klotzbach/Gray disponibilizou ontem mais uma actualização da previsão da época, e esperam ainda 3 sistemas com nome em Outubro.

FORECAST OF ATLANTIC HURRICANE ACTIVITY FOR OCTOBER 2008 AND SEASONAL UPDATE THROUGH SEPTEMBER
Well above-average activity has occurred so far during the 2008 hurricane season. We expect an active October.
(as of 1 October 2008)
http://hurricane.atmos.colostate.edu/Forecasts/2008/oct2008/oct2008.pdf

Eles esperam que a primeira quinzena de Outubro traga outra vez actividade, e fundamentam-se no MJO (Madden-Julian Oscillation) que esta época parece ter tido bastante relação com estes "pulsos" de semanas mais activas e outras calmas. O MJO é uma oscilação no padrão da convecção/precipitação tropical e entra agora numa fase favorável nalgumas zonas do Atlântico.

MJO
Verde indica padrão favorável à convecção
am_ir_monthly_11.gif


No leste do Pacífico depois de fases muito activas na época, o mês de Setembro foi o mais calmo desde que existem registos fiáveis em 1971, e conta até final de Setembro com o mesmo total de tempestades que o Atlântico embora a época no Pacifico Leste comece uma quinzena antes.

OVERALL TROPICAL CYCLONE ACTIVITY DURING SEPTEMBER WAS THE LOWEST
EVER RECORDED SINCE RELIABLE RECORDS BEGAN IN 1971. IN TERMS OF THE
ACCUMULATED CYCLONE ENERGY INDEX (ACE)...SEPTEMBER 2008 HAD A VALUE
OF ONLY 9% OF THE LONG-TERM AVERAGE. ONLY TWO TROPICAL STORMS WERE
NOTED DURING THE MONTH AND THERE WERE NO HURRICANES. THE 1971-2007
AVERAGES ARE THREE TROPICAL STORMS...TWO HURRICANES...AND ONE MAJOR
HURRICANE.

Possivelmente terá tido a ver com o MJO cuja correlação costuma ser mais notória nessa zona do pacífico e Caraíbas/Golfo do que na maior parte do Atlântico.


Estamos em Outubro e nesta altura do ano torna-se cada vez mais improvável o aparecimento de sistemas a partir da zona de Cabo Verde onde tradicionalmente a época costuma terminar mais cedo, embora possa haver excepções. Nesta altura as atenções começam a concentrar-se mais nas perturbações que nascem nas Caraíbas e Golfo, bem como de sistemas subtropicais ao largo da costa leste americana ou atlântico central como foi a Laura. O mês de Outubro no passado já viu nascer grandes ciclones nas Caraíbas como por exemplo o Wilma em 2005 ou o Mitch em 1998. Vamos ver como corre este mês em 2008.
 

farokinha

Cirrus
Registo
31 Ago 2008
Mensagens
12
Local
porto
Boa noite Vince!

pelos vistos vou antecipar a minha viagem até às caraíbas para o dia 12 deste mês :)

entre Punta Cana (Rep. dominicana) e Riviera Maya(México), quais são as previsões de tempo?

das duas últimas vezes que fui, bem que foi preciso o guarda chuva :angry:

obrigado :thumbsup:
 

nutri.aline

Cirrus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
6
Local
Brasil
acabei de chegar de Cuba.
Muito sol e chuvas somente no fim da tarde.
Havana está toda em reforma por causa dos furacões que passaram lá em ago/set.
Dei sorte e não teve nenhuma tempestade para mim.
Adorei esse forum.:)