Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2010)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Atlântico leste tropical tem estado nas últimas semanas sob forte influência de SAL (Saharan Air Layer) o que é normal ate esta altura em que se costuma dar o pico do SAL.

Uma onda tropical depois de atravessar essa zona afectada pelo SAL tornou-se mais vigorosa quando chegou às Caraíbas e deixou a atmosfera um pouco mais húmida para trás. Essa onda agora na zona de Puerto Rico tem vindo a apresentar alguma organização e circulação nos níveis médio-altos mas sem circulação à superfície nem queda de pressão. Está sob vigilância como Invest 97L e para já o NHC dá-lhe 30% de probabilidade de formação de ciclone tropical nas próximas 48 horas. O trajecto da perturbação nos próximos dias será para Oeste-noroeste, passando pela Republica Dominicana, Haiti e Cuba ou Bahamas e a partir daí a vários dias ainda é cedo para saber.

Em África uma imponente onda tropical está quase a sair do continente, ainda é uma incógnita saber como ocorrerá a transição para o Oceano.

97l.jpg



Em termos de climatologia da época estamos aqui,


climo.gif


É normalmente a partir da última semana de Julho que as coisas começam a tornar-se um pouco mais activas porque é quando o Atlântico Leste/zona de Cabo Verde começa por norma também a ser mais favorável, até ao pico da temporada a 10 de Setembro, quer com a subida da ZCIT quer com a diminuição do SAL. Isto em termos de climatologia obviamente.
 


HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Neste momento em Punta Cana chove e faz trovoada como se não existisse amanhã. Pela tua descrição e sem acesso a mapas não percebi bem a trajectoria nem se o que ja nos esta aqui a afectar é já essa onda tropical.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Neste momento em Punta Cana chove e faz trovoada como se não existisse amanhã. Pela tua descrição e sem acesso a mapas não percebi bem a trajectoria nem se o que ja nos esta aqui a afectar é já essa onda tropical.


Olá

Basicamente está a tentar formar-se uma depressão tropical em cima da tua cabeça :D
Para já as trovoadas aí até são meigas comparadas às que existem a nordeste e a leste.

Tem alguma circulação nos níveis médios, o centro em altura estará algures a nordeste de ti entre Punta Cana e Puerto Rico, e nota-se já algum bandeamento a norte e leste, sinal de que estará a tentar formar uma circulação na superfície. Como ela se vai movendo para oeste-noroeste, nada de muito preocupante deve haver para aí pois ainda precisa de mais algum tempo para se consolidar, se conseguir claro.

Mas enquanto estiver aí na zona, de vez em quando podes levar com grandes trovoadas e chuva intensa. O maior problema será do outro lado da ilha, com as montanhas do lado oeste, mas tudo depende donde as trovoadas se localizam e de quanto desenvolvido estiver o flanco leste quando passar aí.

72153572.gif



Não ligues às posições do centro nesta altura porque enquanto não se formar na superfície a inicialização do centro pelos modelos é sempre um bocado errónea, e nesta saída das 12z foi claramente errada, demasiado a leste.

97l.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O 97L permanece desorganizado embora pareça haver alguns sinais de uma circulação na superfície para já ténues.
Hoje está um pouco menos activo que ontem à noite. Uma ULL a noroeste do sistema tem induzido algum shear e introduzido ar seco na perturbação, mas está prevista aquecimento e deslocação da ULL para oeste pelo que as condições vão melhorar nos próximos dias. O NHC tem 60% de probabilidade de formação de ciclone tropical, embora na madrugada já tivesse 70%.

rgb.jpg


68987899.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Eu vou na próxima semana (26/7 a 2/8) para a Riviera Maya... Existe alguma previsão/possibilidade de ter a "visita" de uma tempestade tropical por lá?

A esta distancia é muito dificil adivinhar se vai ou não ocorrer algo...Para já nem o ECMWF nem o GFS desenvolvem qualquer sistema para essa altura, e o 97L tambem não parece querer desenvolver-se devido á ULL, com o shear e intrusão seca associados, qualquer coisa que dela vier passará muito a NE da riviera, nas prox 120h.
Por agora há que prestar alguma atenção á onda tropical que está no leste africano..a ver se dá em algo.
Por esta altura começa a actividade a aumentar, processo que por vezes é rapido e explosivo, tal como o desenvolvimento das perturbações/TS´s:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
97L continua a ser afectado pela ULL com bastante shear na zona, a probabilidade de formação de ciclone tropical nas próximas 48 horas do NHC baixou para 50%.

No entanto é visível que está a formar um LLC a norte do Haiti próximo das Ilhas Turcas e Caicos. Se a ULL permitir que as condições melhorem e com um LLC as coisas podem evoluir rapidamente.

satv.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Entretanto no Golfo do México nas últimas horas de forma muito rápida parece que se está a querer formar algo, mas provavelmente não terá tempo para tal.

gol.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nas Bahamas formou-se a Depressão Tropical nº3, estando previsto que se torne ainda hoje a Tempestade Tropical «Bonnie». O trajecto previsto é de passar no Estreito da Florida entrando no Golfo do México, onde poderá afectar as operações em torno da fuga de petróleo. Um avião de reconhecimento da USAF já se encontra em rota para recolher mais dados.

O sistema já formou uma circulação bem definida na superfície mas está ainda a ser bastante afectado pelo shear de uma ULL a noroeste. A presença desta ULL introduz bastante incerteza no sistema quanto à sua intensificação, para já o NHC pensa que se ficará pela categoria de Tempestade Tropical dado que para já nenhum importante modelo o intensifica muito mais.

145913w5nlsm.gif


14932860.gif






No sul do Golfo do México uma outra perturbação, 98L, continua a organizar-se, mas muito provavelmente não terá tempo de se tornar uma depressão tropical antes de entrar em Terra.

98l.jpg
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Depois de uns dias calmos, alguns modelos querem desenvolver um ciclone tropical oriundo da zona de Cabo Verde.

Para já não existe nada de concreto, apenas ondas tropicais e "imaginação" modelística no longo prazo sem confiança, mas como são vários os modelos a sugerir o mesmo, se passar férias em breve nas Caraíbas mantenha-se atento daqui a uns dias


87613733.jpg



GFS 168 horas (7 dias)

gfst.gif



ECMWF 192 horas (8 dias)

ecm.gif



CMC 144 horas (6 dias)

cmc.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Boas!

Num fórum espanhol, estão a falar muito desta onda tropical. Será a partir dela que se irá formar isso?

Às vezes é complicado perceber de onde os modelos tiram algo. Quando é confuso é preciso ver as cartas da vorticidade e ontem não prestei atenção. De qualquer forma é uma coisa que vai mudando de saída para saída, hoje recuaram um pouco, mas por outro lado a "realidade" evolui durante o dia.


A área com muita convecção é uma perturbação da própria ZCIT que está a uma latitude baixa e tem que se desprender da ZCIT. O NHC ignorou-a desde ontem por isso mesmo, mas a perturbação está a persistir imenso tempo e há pouco declararam a zona como Invest 90L.

atl.jpg



90L:

 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pode estar iminente a formação de uma depressão tropical no Atlântico.
O GFS tem um trajecto a passar a razar as Caraíbas a norte curvando ainda mais na zona das Bahamas para norte. CMC parecido ao GFS. O ECM tem sido muito inconsistente de saída para saída. Enquanto não se formar as previsões de trajecto e intensidade são muito incertas.

atlc.jpg
C
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas,

Já venho acompanhar essa onda desde á 2 dias, e ainda ontem rondava os 60% de probabilidade, depois passara para os 80% e agora só faltam 10% !!

Isto até parece um download :D

ZCZC MIATWOAT ALL
TTAA00 KNHC DDHHMM
TROPICAL WEATHER OUTLOOK
NWS TPC/NATIONAL HURRICANE CENTER MIAMI FL
200 AM EDT MON AUG 2 2010

FOR THE NORTH ATLANTIC...CARIBBEAN SEA AND THE GULF OF MEXICO...

1. CLOUDINESS AND THUNDERSTORMS ASSOCIATED WITH A LARGE AREA OF LOW
PRESSURE LOCATED ABOUT 950 MILES WEST-SOUTHWEST OF THE CAPE VERDE
ISLANDS REMAIN FAIRLY WELL ORGANIZED...HOWEVER SATELLITE MICROWAVE
IMAGERY INDICATES THAT THE LOW DOES NOT YET HAVE A WELL-DEFINED
SURFACE CENTER OF CIRCULATION. NONETHELESS...CONDITIONS APPEAR
FAVORABLE FOR DEVELOPMENT AND A TROPICAL DEPRESSION COULD FORM AT
ANY TIME DURING THE NEXT DAY OR SO AS THIS SYSTEM MOVES
WEST-NORTHWESTWARD AT 10 TO 15 MPH. THERE IS A HIGH CHANCE...90
PERCENT...OF TROPICAL CYCLONE FORMATION DURING THE
NEXT 48 HOURS.