Previsão e Seguimento Furacões (Pacífico Leste e Central 2014)

INVEST 93E está sendo previsto atualmente para ficar bem próximo a costa mexicana e talvez afetar a Baja California no final de semana.
Em relação a intensidade, o NAVGEM é o mais extremado, mostrando o sistema se fortalecendo para categoria 2, já o CMC e ECMWF mostram uma forte tempestade tropical e o GFS uma fraca tempestade tropical.
O próximo nome na lista é Norbert.

4QGqRGf.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Tstorm e StormRic
Tempestade tropical Norbert se formou.
Antes de ser nomeado uma tempestade tropical, o sistema causou chuvas fortes nos estados de Michoacán, Colima, Jalisco e Nayarit, ocasionando deslizamentos de terra e inundações.
A chuva nestes estados devem continuar no mínimo até amanhã.
O ciclone deve afetar nos próximos dias a Baja Califórnia.

ukJtCaD.jpg
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tstorm
Norbert fortalece para categoria 3.

SUMMARY OF 1100 PM PDT...0600 UTC...INFORMATION
-----------------------------------------------
LOCATION...24.4N 113.1W
ABOUT 55 MI...90 KM WSW OF CABO SAN LAZARO MEXICO
ABOUT 265 MI...425 KM SSE OF PUNTA EUGENIA MEXICO
MAXIMUM SUSTAINED WINDS...115 MPH...185 KM/H
PRESENT MOVEMENT...NW OR 320 DEGREES AT 9 MPH...15 KM/H
MINIMUM CENTRAL PRESSURE...960 MB...28.35 INCHES
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e Tstorm
Tempestade tropical Odile se formou.
O ciclone está previsto para se tornar furacão na sexta e manter-se bem próximo a Costa Mexicana e depois atingir a Baja Califórnia.
Duas áreas estão sendo observadas, porém apenas um dos sistemas tem apoio dos modelos para o seu desenvolvimento para uma tempestade tropical.
Vale ressaltar, que o sistema com altas chances de desenvolvimento, tem apoio para sua formação pelo GFS e CMC, o NAVGEM e o ECMWF não mostram o desenvolvimento.

t3rgBXA.png
 
Odile está previsto agora para ficar um pouco mais longe da costa mexicana, mas apesar disso, chuvas e ventos fortes ainda podem ocorrer na costa do país, principalmente na Baja Califórnia.
O sistema está previsto para se intensificar para furacão entre hoje e manhã e se tornar um grande furacão na segunda-feira.

TD 16 se formou e deve se intensificar para tempestade tropical Polo entre hoje e amanhã.
A previsão atual é que a tempestade tenha uma vida curta.

Uma área próxima a costa de El Salvador e Belize, está sendo acompanhada para o possível desenvolvimento dentro de alguns dias.

vn0a7Ro.jpg
 
Ao contrário do que eu esperava, Odile não tem conseguido se organizar e permanece sendo uma tempestade tropical. Os modelos ainda mostram a tempestade se fortalecendo para furacão e a possibilidade de afetar a Baja Califórnia.

Depressão tropical 16, pode ser absorvida por Odile dentro dos próximos dias.
Apesar de ter alcançado um número dvorak que a classificaria como tempestade tropical, o NHC optou por não atualizar, pois a tempestade manteve esse número por poucas horas.

Outra tempestade tem altas chances de se formar dentro dos próximos 5 dias.

tKEOsnH.jpg
 
Odile nas últimas horas tem se intensificado de forma rápida, acredito que possa se fortalecer mais que o previsto pelo NHC e chegar no mínimo a categoria 3.
Caso Odile se torne mesmo um grande furacão, será o oitavo do ano, o recorde de maior quantidade de grandes furacões em uma única temporada pertence a 1992, que teve 10.
2014 tem tudo para quebrar esse recorde e talvez também o recorde de maior quantidade de furacões.
Como Odile se tornou furacão hoje, tivemos ao todo 9 furacões seguidos, quebrando o recorde anterior que era de 8, ocorrido em 1992.

E1O8v3S.jpg