O tufão Megi estava hoje a cerca de 490 quilómetros a sudeste de Macau, dirigindo-se lentamente para norte, disse hoje à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.
Fong Soi Kun explicou que a tempestade, classificada de super tufão, continua a "deslocar-se muito lentamente" para norte, prevendo-se que, a manter a rota, passe na sexta-feira no ponto mais próximo de Macau, entre 200 e 250 quilómetros a este.
"Esta noite, devemos hastear o sinal número três e a manterem-se as previsões, o sinal número oito será hasteado durante o dia de sexta-feira", disse Fong Soi Kun que alegou a necessidade de aguardar mais algumas horas para determinar, com precisão, a rota da tempestade.
Super tufão tem ventos de 173 km/h
Fong Soi Kun recordou que o Megi é considerado um super tufão, que tem ventos de 173 quilómetros por hora e que uma tempestade de sinal oito - que paralisa a cidade com o encerramento de escolas, comércio e serviços públicos e privados - tem ventos superiores a 70/80 quilómetros por hora.
"É um grande tufão que poderá passar ainda longe, mas devido à sua dimensão vai ter bastante influência em Macau", disse Fong Soi Kun, que prevê inundações na noite de hoje, e durante sexta-feira, nas zonas baixas da cidade como o Porto Interior.