Previsão e Seguimento Tufões (Pacífico Oeste 2010)

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,501
Local
Cavaleira (Sintra)
Typhoon Megi (15W) over the Philippines

Megi.A2010291.0235.2km.jpg
 

AnDré

Staff
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
11,047
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (900m)
Tufão Megi já fez onze mortos
Chuvas torrenciais continuam a assolar as Filipinas

O tufão Megi, que atingiu na segunda-feira o norte das Filipinas e que continua a assolar o país com chuvas torrenciais, fez pelo menos onze mortos, indicaram fontes oficiais citadas pela CNN.

Quatro pessoas morreram na província de Pangasinan: três foram atingidas por uma árvore e uma por um raio.

Na província de Isabela morreram três pessoas e outra faleceu na província de Nueva Ecija, quanto tentava atravessar um rio.

Uma outra vítima afogou-se em Cagayan e outras duas foram atingidas por árvores em Kalinga e Baguio.

Fonte: IOL diário



Precipitação acumulada desde as 6h utc de dia 17 e as 6h de hoje. (intervalo de 48 horas).

510,0mm - Baguio
307,6mm - Dagupan
223,6mm - Iba
220,2mm - Tuguegarao
198,1mm - Aparri
99,8mm - Manila

semttulo2zd.png


Em termos de escala, de Aparri a Manila são ~420km em linha recta (o mesmo que de Faro a Viseu).
 

adiabático

Cumulus
Registo
19 Nov 2007
Mensagens
316
Local
Lumiar
Parece que este Megi é mais um que se encaminha para regiões do Sul da China próximo de Hong Kong / Macau (onde se prevê que venha a ser hasteada a bandeira de tempestade de grau 8, a terceira mais forte de 10).

O tufão Megi estava hoje a cerca de 490 quilómetros a sudeste de Macau, dirigindo-se lentamente para norte, disse hoje à agência Lusa o diretor dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos.

Fong Soi Kun explicou que a tempestade, classificada de super tufão, continua a "deslocar-se muito lentamente" para norte, prevendo-se que, a manter a rota, passe na sexta-feira no ponto mais próximo de Macau, entre 200 e 250 quilómetros a este.

"Esta noite, devemos hastear o sinal número três e a manterem-se as previsões, o sinal número oito será hasteado durante o dia de sexta-feira", disse Fong Soi Kun que alegou a necessidade de aguardar mais algumas horas para determinar, com precisão, a rota da tempestade.

Super tufão tem ventos de 173 km/h

Fong Soi Kun recordou que o Megi é considerado um super tufão, que tem ventos de 173 quilómetros por hora e que uma tempestade de sinal oito - que paralisa a cidade com o encerramento de escolas, comércio e serviços públicos e privados - tem ventos superiores a 70/80 quilómetros por hora.

"É um grande tufão que poderá passar ainda longe, mas devido à sua dimensão vai ter bastante influência em Macau", disse Fong Soi Kun, que prevê inundações na noite de hoje, e durante sexta-feira, nas zonas baixas da cidade como o Porto Interior.
Fonte: EXPRESSO

Macau, China, 20 out (Lusa) -- O Festival da Lusofonia em Macau foi adiado para o fim de semana entre 29 e 31 de outubro devido à aproximação do super tufão Megi, disse à agência Lusa fonte da organização.
Em declarações à agência Lusa, fonte do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais de Macau (IACM), organizador do evento, explicou que a aproximação da tempestade tropical e, por consequência, a previsão de chuvas intensas e ventos fortes, aconselham o adiamento da festa por não estarem reunidas as condições para a sua realização.
Fonte: Diário de Notícias