Previsão sazonal Inverno 2009/2010

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas, decidi abrir este novo tópico estamos a 1 mês de entrarmos no Inverno climático e nada melhor irmos debatendo e vendo o que os vários modelos dizem.

Para já deixo aqui a previsão do Joe Bastardi da Accuweather.

http://www.accuweather.com/video-on-demand.asp?video=46727180001

Gostei muito da previsão da neve vai ser acima da média em Portugal e um pouco por toda a Europa, precipitação acima da média na Península Ibérica, o jet passa a sul do Algarve é um bom sinal, o resto é para sonhar.:rolleyes:

"O sonho comanda a vida" António Gedeão
 


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Já expressei algumas vezes a minha "alergia a previsões sazonais" :D

No entanto respeito-as da mesma forma que respeito os organismos que as proferem, uma vez que serão certamente entidades com um grau de profissionalismo considerável! Ora sendo eu um "amador" destas coisas, junto ao meu cepticismo da previsão a longo/ muito longo prazo ao interesse que não deixo de ter pela temática.

E sendo assim apenas quero deixar a nota que parece, e apenas parece, que as previsões sazonais quando enquadradas no espaço mais recente (mês) parecem querer coincidir com os primeiros cenários de previsão a 15 dias de alguns modelos, nomeadamente no que à precipitação diz respeito. Há que aguardar, ser paciente nestas coisas, mas espera-se obviamente que tais cenários venham na medida das necessidades que o nosso país tem. Seja de chuva nos locais que mais precisem, seja o frio que, quer se goste ou não, tem também as suas vantagens. (ah... a bela maturação vínica :p).
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Um Novembro relativamente quente/seco seguido dum Inverno bem chuvoso, e com temperaturas abaixo da média.
Para a Europa um Inverno frio e com muita neve.

São estas as previsoes do Joe Bastardi no www.accuweather.com
Ele costuma acertar em cheio!
Ele coloca um AA polar de bloqueio algures na Escandinávia, a partir do final de Dezembro, que vai direcionar a jet stream para Portugal e puxar o ar polar para a Europa em Jan/Fev.

Fantástico!
http://www.accuweather.com/mt-news-blogs.asp?partner=accuweather&blog=euro
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Um Novembro relativamente quente/seco seguido dum Inverno bem chuvoso, e com temperaturas abaixo da média.
Para a Europa um Inverno frio e com muita neve.

São estas as previsoes do Joe Bastardi no www.accuweather.com
Ele costuma acertar em cheio!
Ele coloca um AA polar de bloqueio algures na Escandinávia, a partir do final de Dezembro, que vai direcionar a jet stream para Portugal e puxar o ar polar para a Europa em Jan/Fev.

Fantástico!
http://www.accuweather.com/mt-news-blogs.asp?partner=accuweather&blog=euro

Só uma coisa ....
Ele é extremamente agarrado á NOAA porque diz que é o modelo que ao fazer as previsões segue todos os parametros/variáveis, incluindo obviamente o EL NINO, que apesar os efeitos serem difusos na Europa, eu pessoalmente acredito que afecte.
Na minha humilde opinião, os Oceanos e a Atmosfera são como o ciclo da água está tudo interligado!!

Só me resta esperar que tudo corra conforme os modelos sugerem !!
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Pois eu também não foi nada expert em relação aos padrões oceânicos!

Ora neste momento nem há forte La Nina, nem forte El Nino. Também não sei se a correlação destes com o clima Europeu é muito clara. O gradiente norte atlântico de pressão atmosférica também parece normal, de modo que não estou a ver grandes extremos (ou anormalidades) para este Inverno.

Mas no Inverno passado e ao longo deste ano, houve mais bloqueios vindo do AA polar que o normal (pelo menos na Europa central). Se a tendência continuar, o Inverno terá mais entradas polares. A tendência de arrefecimento dos últimos anos pode ser que ajude...

Por mim não me importo nada!

Só uma coisa ....
Ele é extremamente agarrado á NOAA porque diz que é o modelo que ao fazer as previsões segue todos os parametros/variáveis, incluindo obviamente o EL NINO, que apesar os efeitos serem difusos na Europa, eu pessoalmente acredito que afecte.
Na minha humilde opinião, os Oceanos e a Atmosfera são como o ciclo da água está tudo interligado!!

Só me resta esperar que tudo corra conforme os modelos sugerem !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Espero que se engane redondamente. Ou frio, ou chuva. As duas coisas juntas não, bleh

Olhando assim aos modelos do NOAA e comparando os mapas de precipitação aos da temperatura o que vejo é:

Dezembro - forte circulação zonal com altas pressões na Gronelândia e NAO algo negativo na PI. Logo ventos de Leste/Nordeste/Norte na Europa Norte e Central, e ventos de Oeste/Sudoeste na PI;

Janeiro - grande ponto de interrogação neste mês. Mas a tendencia mantem-se com as altas pressões no Norte da Europa e o Jet Stream a atingir Portugal em especial o Sul, logo ventos de sul/sudoeste no nosso territorio e direcção contrária nas latitudes mais a Norte!

Nos meses seguintes a ideia é a mesma, logo não vejo qualquer associação Chuva e Frio !!
Nós já sabemos que aqui em Portugal geralmente ou temos uma coisa ou temos outra !!


Mas estou um bocado reticente nestas previsões, ainda não vejo nenhum sinal claro das altas pressões na Gronelândia !!
No final de Novembro teremos já certezas nomeadamente se aqui o Sul terá um Inverno para esquecer ou para recordar ( ou então nem carne nem peixe)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Dezembro - forte circulação zonal com altas pressões na Gronelândia e NAO algo negativo na PI. Logo ventos de Leste/Nordeste/Norte na Europa Norte e Central, e ventos de Oeste/Sudoeste na PI;

Janeiro - grande ponto de interrogação neste mês. Mas a tendencia mantem-se com as altas pressões no Norte da Europa e o Jet Stream a atingir Portugal em especial o Sul, logo ventos de sul/sudoeste no nosso territorio e direcção contrária nas latitudes mais a Norte!

Nós já sabemos que aqui em Portugal geralmente ou temos uma coisa ou temos outra !!

Por norma os ventos de sul e sudoeste (a maioria das vezes) são meros indicadores de chuva e ou condições de instabilidade, geralmente com temperturas amenas (ora, isto não é novidade!), contudo acho que uma boa temporada sob estas condições já premiava o próximo Inverno como uma estação exemplar...
Estando esta previsão por marcar pontos, surgiriam bloqueios a massas de ar polar e quanto a neve, só mesmo às cotas mais elevadas e teriamos poucas possibilidades de presenciar belos cenários brancos por terras mais baixas.
Espero que tal não aconteça! :(
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá boa noite !!

Já voltou o apaixonado pela previsões sazonais ... ou será por desejar que um dia o tempo mude.
Ora bem hoje actualizaram mais dois modelos: O Modelo Russo e o MetOffice !!

- O modelo Russo segue a maior parte dos modelos e assim para o trimestre Dezembro/Janeiro e Fevereiro este encontra-se em perfeita consonância com ( quase todos os restantes );
- O metOffice apresenta para o trimestre Nov/Dezembro/Janeiro uma precipitação para Portugal ligeiramente abaixo da média no Norte e Centro e diz que o Sul tem que viver eternamente com a seca. Previsão identica para a Espanha !!

Comparando o metoffice com o modelo que sigo com mais atenção e que actualiza constantemente e analisando as cartas anteriores do NOAA (a de 13 Outubro) posso constatar que em termos de precipitação as coisas estão "ela por ela" apesar de ser mais seco no MetOffice, mas de forma geral e em termos europeus não divergem muito;

O Modelo Russo com a previsão de Dez/Janeiro/Fev é a cara chapada do NOAA e de outros modelos para o mesmo período.

O modelo IRI que deve pertencer ao "AL GORE":p deve acreditar que todos os anos são um forno porque em 10 anos acho que apresentou sempre o mundo a escaldar todos os anos.
Em termos de precipitação posso afirmar que deve tb ser novamente este ano pro Aquecimento Global porque segue o padrão Altas pressões a sul e baixas a Norte !!
Ou seja para este modelo teria mais um ano de seca aqui no sul e quem sabe eternamente :lmao::lmao::lmao:

Como se pode verificar este ano não existe meio termo dos modelos ou teremos 8 ou 80 (ou muito seco ou muito chuvoso). Neste momento "o muito chuvoso tomou clara vantagem na maior parte dos modelos, mas pelo menos o IRI aponta noutro sentido, e acredito que o MetOffice tb tenha essa ideia quando no proximo mês por para Dezembro/Janeiro/Fevereiro.
PS: Atenção que o pro aquecimento global que falo não é estar a desvalorizar o dito cujo, mas é que este modelo o IRI todos os anos põe sempre isto tudo a escaldar
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O MetOffice tem sido criticado pela imprensa britânica, pois tem falhado todas as previsões sazonais efectuadas nos últimos anos. Quanto ao IRI nem vale a pena comentar. Nunca vi uma previsão desse modelo a não dar calor para pelo menos 90 por cento do globo terrestre. A NOAA, que eu pessoalmente não gosto muito, mas tem estado algo estável e prevê o que a maioria dos modelos prevê para a Península. Precipitação ligeiramente acima da média e temperatura também um pouco acima, para o período D-J-F. Para mim será um Inverno com alternância entre períodos humidos e amenos e períodos frios e secos. Isto porque deverá haver frio na Europa Central, que nos visitará de vez em quando, mas uma precipitação um pouco acima da média no sul, significa circulação de oeste ou sudoeste, o que provoca dias bastante amenos. E daí resulta que os parâmetros fiquem perto da média.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O MetOffice tem sido criticado pela imprensa britânica, pois tem falhado todas as previsões sazonais efectuadas nos últimos anos. Quanto ao IRI nem vale a pena comentar. Nunca vi uma previsão desse modelo a não dar calor para pelo menos 90 por cento do globo terrestre. A NOAA, que eu pessoalmente não gosto muito, mas tem estado algo estável e prevê o que a maioria dos modelos prevê para a Península. Precipitação ligeiramente acima da média e temperatura também um pouco acima, para o período D-J-F. Para mim será um Inverno com alternância entre períodos humidos e amenos e períodos frios e secos. Isto porque deverá haver frio na Europa Central, que nos visitará de vez em quando, mas uma precipitação um pouco acima da média no sul, significa circulação de oeste ou sudoeste, o que provoca dias bastante amenos. E daí resulta que os parâmetros fiquem perto da média.

Mas claro David não é por darem precipitação acima do normal que choverá todos os dias ou estará calor todos os dias ... existirão sempre periodos mais secos e chuvosos.

Quanto ao IRI olhei para os ultimos que eles tinham aquilo em arquivo e deu-me vontade de rir ... não acertaram uma pra caixa !!
E 2004-2005 então foi de morrer a rir porque foram sempre dando precipitação acima do normal o Outono/Inverno todo ... e comparando o previsto com o verificado deles não acertaram um único mês !!
Quanto ao MetOffice não sei sinceramente porque não me lembro das previsões deles !!


O Ibimet para mim é outro que não é muito fiável !!

O da NASA não sei o que hei-de pensar porque estão numa fase experimental, mas como costumam ter os maiores crâneos do planeta entendo que nesse aspecto tb tenham !!
Este segue a linha da maioria dos modelos !!

Sinceramente dos modelos que conheço não conheço nenhum mais credivel que o da NOAA (este tem é a vantagem que os outros não têm .. actualiza todas as semanas)!!
O do NOAA "constrói" a previsão sazonal a partir das condições iniciais de um periodo de 10 dias ... indo actualizando todos os dias ... !!
A meu ver esta técnica é benéfica para acertar mais nas previsões ..

Os outros modelos não sei como funcionam !!
E tb porque existem modelos com métodos completamente distintos, uns basicamente baseiam-se tomando em conta a evolução das SSTs, outros desprezam o El Nino /La Nina e outros misturam tudo como acho que é o caso da NOAA !!

Acho que pode ser isso que distancia tanto algumas previsões !!


Esperemos que não seja este ano que o IRI ou IBIMET ou qui sa o MetOffice acertam !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O Metoffice só diz uma coisa temperaturas acima da média e seca, seca e mais seca, a previsão esfumou-se para o Algarve de Inverno chuvoso, já era algo que estava a mentalizar-me. Mas pode ser um bom sinal, se eles metem água, pode ser que o seco torne-se chuvoso.:rolleyes:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,207
Local
loule-caldeirao
Eu não ligo a modelos pois acho que eles valem o que valem, mas sou a favor de uma perspectiva de equilibrio e acredito que se a chuva não cair neste inverno no sul ela virá na primavera ou até no verão como aconteceu em 2006,salvo erro, a seguir à seca de 2005.
Não acredito que possamos ter um ano hidrológico vá até junho excluído setembro com uma precipitação inferior a 200mm, sei lá
por uma questão de crença ou realidade. Uma coisa é certa o nível médio de precipitação no sul vai continuar a baixar como se tem verificado nos últimos anos mas não seremos ums deserto pra já.
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Uma coisa todos são uniformes, dão um início de Inverno relativamente seco e com temperaturas acima da média, que é o que parece estar a querer manifestar-se de momento.

Já a maioria dos modelos aponta uma Europa com temperaturas acima da média mas chuvosa, enquanto Portugal seco (ou seja o AA em cima de nós), mas a previsão do Joe Bastardi (que costumo seguir) aponta um inverno frio e chuvoso na Europa, e Portugal mais chuvoso (ou seja o AA polar ganha e a jet stream mais passa junto à Peninsula Ibérica).

Já agora brincando aos modelos, o meu palpite é que continuámos até ao Natal com tempo mais seco/quente e depois entra o frio na Europa e chuva em Portugal, e depois deverá haver a entradas frias a meados de Janeiro e final de Fevereiro, com neve a chegar às cotas baixas, quem sabe como ao Porto ou Lisboa.