Olá boa noite !!
Já voltou o apaixonado pela previsões sazonais ... ou será por desejar que um dia o tempo mude.
Ora bem hoje actualizaram mais dois modelos: O Modelo Russo e o MetOffice !!
- O modelo Russo segue a maior parte dos modelos e assim para o trimestre Dezembro/Janeiro e Fevereiro este encontra-se em perfeita consonância com ( quase todos os restantes );
- O metOffice apresenta para o trimestre Nov/Dezembro/Janeiro uma precipitação para Portugal ligeiramente abaixo da média no Norte e Centro e diz que o Sul tem que viver eternamente com a seca. Previsão identica para a Espanha !!
Comparando o metoffice com o modelo que sigo com mais atenção e que actualiza constantemente e analisando as cartas anteriores do NOAA (a de 13 Outubro) posso constatar que em termos de precipitação as coisas estão "ela por ela" apesar de ser mais seco no MetOffice, mas de forma geral e em termos europeus não divergem muito;
O Modelo Russo com a previsão de Dez/Janeiro/Fev é a cara chapada do NOAA e de outros modelos para o mesmo período.
O modelo IRI que deve pertencer ao "AL GORE"
deve acreditar que todos os anos são um forno porque em 10 anos acho que apresentou sempre o mundo a escaldar todos os anos.
Em termos de precipitação posso afirmar que deve tb ser novamente este ano pro Aquecimento Global porque segue o padrão Altas pressões a sul e baixas a Norte !!
Ou seja para este modelo teria mais um ano de seca aqui no sul e quem sabe eternamente
Como se pode verificar este ano não existe meio termo dos modelos ou teremos 8 ou 80 (ou muito seco ou muito chuvoso). Neste momento "o muito chuvoso tomou clara vantagem na maior parte dos modelos, mas pelo menos o IRI aponta noutro sentido, e acredito que o MetOffice tb tenha essa ideia quando no proximo mês por para Dezembro/Janeiro/Fevereiro.
PS: Atenção que o pro aquecimento global que falo não é estar a desvalorizar o dito cujo, mas é que este modelo o IRI todos os anos põe sempre isto tudo a escaldar