Previsão sazonal Inverno 2009/2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vamos lá a ver uma coisa ...
Todos os modelos que vi sendo que uns valem mais que outros por aquilo que se pode constatar no passado apontam que um inicio de Outono/Inverno mais seco do que o normal, nomeadamente o mês de Outubro e Novembro !!
Todos eles diziam que nesse periodo não estavam previstas anomalias de pressão a norte e estas somente surgiriam lá mais pro Inverno talvez mais em Dezembro ou meio de Dezembro !!

Isto falando em todos os modelos .... sendo que no caso do MetOffice apontava para Out/Nov/dez com precipitação acima da média na zona do Mediterranea.
Pro nosso país os modelos apontavam para este período precipitações na média ou abaixo da média !!
No que respeita ás zonas mais a sul, o nosso território na maior parte dos modelos fazia parte da zona seca.
Os sinais de mudança previstos pelos modelos (alguns) reside agora no mês de Dezembro, tanto em termos de pluviosidade como em termos de chuvas !!

Por isso resta aguardar porque será hoje o lançamento das restantes previsões que faltam (que eu conheça) que são o IRI e o IBIMET !!
Mais frio e mais chuva na Europa (sul ) sempre esteve previsto mais na parte do Inverno.
Esperemos que tal se verifique ... caso contrário aqui mais ao sul teremos outro 2004-2005.
cerca de 80% dos modelos que consultei apontam até ao momento pra aqui chuva acima da média e anomalia nas latitudes mais a Norte !!

Faltam serem lançadas as previsões dos modelos que costumam errar mais e que espero que se forem o que penso que vão ser ... que voltem a errar senão estamos mal !!

Além disso acho que o UK vai esgotar a precipitação toda este mês porque já estão com problemas de inundações ....
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite,

actualização do modelo IRI:

Antes demais devo salientar que este modelo lida com probabilidade de precipitação ser acima da média ou abaixo da média, e ser muito dificil interpretar o que este modelo indica em termos de precipitação.

O que posso salientar é que este modelo tem um apetite devorador pela probabilidade da precipitação ser acima do normal no leste da Europa e nos Açores, e um apetite devorador pela padrão seco na Gronelândia.
Isto repete-se anos a fio ....
Porque de resto não existe mais nada a salientar e que possa ser interpretado !!:huh::huh:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ora digam se não é uma imagem linda de se ver:



Ou preferem esta:



Sonhar não custa ... e como cada vez existem mais modelos a convergir pro mesmo, torna-se mais dificil que o sonho não se torne realidade :hehe: !!

O ECMWF (apesar de não ter o europeu) dá a ideia que indica ainda a possibilidade de Dezembro a Fevereiro ser seco, mas depois de Jan a FEV já diz ser chuvoso !!
Ver um modelo por África torna-se dificil !!
Contudo existe um modelo que é uma mistura do ECMWF/METEOFRANCE e METOFFICE que apontam para anomalia de pressão e precipitação a partir de Janeiro !!

Parecem-me cada vez mais evidente que uma mudança estará para surgir ... a questão será quando ???

E voçês o que acham??
A seca aqui pro sul é para continuar ou ficamos ou teremos um Inverno chuvoso !!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Essas previsões são sem dúvida interessantes. :w00t:
Eu acho que vamos ter um Inverno chuvoso,também ai para o Sul!Tal vai ser a chuva que em Abril a maior parte do SUl já não estará em seca.É bom sonhar:cool: Termos Invernos secos é normal,mas tantos seguidos não acredito.Este Inverno espero,e acredito que seja chuvoso!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite,
mais uma excelente actualização dos modelos que apontam para uma anomalia de pressão e precipitação para o sul da Europa e em especial para a PI em especial o tão carenciado centro e sul de Portugal !!
O actor da proeza foi o IBIMET que indica uma forte anomalia de precipitação e pressão para a PI e em particular o tão carenciado centro e sul de Portugal !!

Neste momento já existe goleada do tipo Benfica - V. SEtubal a favor da chuva !!

"Morreria de desgosto" se as coisas se invertessem :sad::sad::sad:
Os cenários são tão bonitinhos como nunca tinha visto esta década ainda :sad::sad:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Boa noite,
mais uma excelente actualização dos modelos que apontam para uma anomalia de pressão e precipitação para o sul da Europa e em especial para a PI em especial o tão carenciado centro e sul de Portugal !!
O actor da proeza foi o IBIMET que indica uma forte anomalia de precipitação e pressão para a PI e em particular o tão carenciado centro e sul de Portugal !!

Neste momento já existe goleada do tipo Benfica - V. SEtubal a favor da chuva !!

"Morreria de desgosto" se as coisas se invertessem :sad::sad::sad:
Os cenários são tão bonitinhos como nunca tinha visto esta década ainda :sad::sad:

Realmente, os modelos estão tão bons tão bons. tão bons se não se concretizar só pode ser o suicídio Aurélio. Que venha os 400 mm em Dezembro ou Janeiro como nos velhos tempos.:D Se for mentira vão sentir a ira dos algarvios não vai haver modelo que vá resistir à nossa ira. :angry::D
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Bastante simpático o outlook mas ainda assim gosto mais deste... Indice NAO a caminho do valor mais baixo dos últimos 4 meses... Algo vai acontecer... :)

naosprd2.gif
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
em termos de ondulações, quais sao as previsoes para este inverno ?

os ventos vao ser mais de sul ne? nao é mau de todo, mas preferia o de leste :D
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Apesar das previsões sazonais poderem falhar redondamente como eu espero bem que não aconteça nos cenários traçados pode-se tirar as seguintes conclusões:
- Parece haver uma anomalia de pressão positiva em latitudes mais a Norte (Norte da Europa entre a Gronelândia e o Norte do Reino Unido); O resultado disto é termos um sistema de Altas Pressões a Norte provocando ventos de leste no mar do Norte e Reino Unido !!
- Em contraponto existe uma tendencia para baixas pressões nas nossas latitudes, que é aquilo a que chamamos um NAO negativo; o resultado disso é o oceano atlântico poder ser um mar aberto ao surgimento de numerosas tempestades com periodos de forte fluxo zonal.
Assim em termos de mar teriamos um Inverno tremendamente rigoroso ao nível de agitação maritima que geralmente seria variável entre Sul e Oeste, sendo raramente de Noroeste !!

Essas situações que falei devem incidir principalmente entre a segunda metade de Dezembro e a 1ª metade de Janeiro, quando espero que as depressões e bloqueio a Norte atingam o seu auge !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Estes modelos de previsão sazonal continuam tão bons, tão bons que aquilo que eles estão a modelar .. eu já acompanho há vários anos esses modelos nomeadamente o NOAA, e nunca os vi com previsões tão boas como este ano !!

Aguardo a actualização do MetOffice para o Dez/Jan/Fev, que estou á espera que este modelo acompanhe os outros, porque costuma ser razoavelmente credivel !!

Já agora finalizado o mês de Novembro e falando somente dos modelos que fazem previsões mês a mês, o modelo da NOAA, acertou mais ou menos na sua previsão falhando somente aqui no Sul do País !!
O Norte e Centro teve precipitações acima da média ou dentro da média !!

O Sul foi uma região que no modelo deles oscilou imenso entre o seco a normal, acabando por ser seco ...

Impressão minha ou isto até agora está sendo muito parecido com 2000/2001
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Actualização do MetOffice, para o trimestre Dez/Jan/Fev, que segue a mesma tendencia da maioria dos modelos embora eu confesse que esta é a previsão mais estranha que já vi do MetOffice, senão repare-se:

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
During the winter of 2010, mean seasonal temperatures in Europe are forecast to be close to the 1971-2000 average; however, a strong month-to-month variability is expected. In December, the North Atlantic Oscillation (NAO) will be in the positive phase, and unseasonably warm temperatures will dominate much of Europe, with the strongest positive anomalies in Scandinavia. Colder than normal temperatures are forecast for the Mediterranean region. In January, the westerly winds will start weakening, and the outbreaks of cold arctic air will become more frequent. As a result temperatures in Europe will be more seasonal. In February, the NAO index will turn negative and the temperature anomaly pattern will be almost opposite to that in December. It will be the coldest month of the season.

Continuação em: http://www.climatelogic.com/forecasts/winter-2010-forecast-europe.html
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Essa previsão não passa de um enorme monte de disparates !
Apenas falaram de temperatura de NAO e mais NAO .....

O texto tb me parece bastante confuso ... acabei por não saber se estava dizendo que vinha um storm track mais para sul no Inverno ou se era apenas em Fevereiro devido á previsão de NAO negativo !!

O raciocinio e a forma de pensar dá-me a ideia que quem escreveu o texto não é de pessoas profissionais mas sim de alguém amador que segue as teleconexões !!

Fazer uma previsão que diz que durante o Inverno teremos anomalias positivas na temperatura no Norte da Europa e negativas no Sul da Europa põe-me a pensar de onde virá então o frio para aqui da Gronelândia ou da China !!

A forma de dizer que vamos ter um NAO positivo ou neutro tb é descabida, ao dizer que deve ser com base das SST no Pacifico e depois mistura-se tudo com o resto, e pimba cozinhou-se um NAO neutro ou positivo !!

Parece-me uma previsão amadora desse russo a que não vou dar qualquer relevo !!

Parece-me mais previsões de um treinador de bancada !!
Apenas ligo a previsões sazonais de PROFISSIONAIS !!