Previsão sazonal - Outono 2009

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O índice NAO não é tudo. Neste Outubro o seu valor será negativo, e tivemos um mês relativamente seco (bastante para vocês, algarvios). Nos próximos dias seremos 'atacados' por uma dorsal muito potente, mas mais ou menos à nossa latitude, perto dos Açores, há bastante ar frio e uma depressão bastante interessante. Para além de um NAO negativo temos também de ter sorte da 'descarga' de ar polar dar-se sobre nós. Geralmente quando há bloqueio a latitudes elevadas o índice NAO é negativo, pois as depressões só podem descer. Como a tendência é haver altas pressões mais a norte (e nesta tendência eu acredito, uma vez que tem sido mostrada consistentemente por vários organismos), deveremos ter um Inverno com NAO negativo. Mas também o de 2004/2005 (os meses de Outubro, Novembro, Fevereiro e Março) assim foi e deu no que deu.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O índice NAO não é tudo. Neste Outubro o seu valor será negativo, e tivemos um mês relativamente seco (bastante para vocês, algarvios). Nos próximos dias seremos 'atacados' por uma dorsal muito potente, mas mais ou menos à nossa latitude, perto dos Açores, há bastante ar frio e uma depressão bastante interessante. Para além de um NAO negativo temos também de ter sorte da 'descarga' de ar polar dar-se sobre nós. Geralmente quando há bloqueio a latitudes elevadas o índice NAO é negativo, pois as depressões só podem descer. Como a tendência é haver altas pressões mais a norte (e nesta tendência eu acredito, uma vez que tem sido mostrada consistentemente por vários organismos), deveremos ter um Inverno com NAO negativo. Mas também o de 2004/2005 (os meses de Outubro, Novembro, Fevereiro e Março) assim foi e deu no que deu.

Pois o que acontece é que o NAO é medido pela diferença de pressão entre os Açores e algures ali perto da Gronelândia !! Contudo existe quem defenda que deveria ser entre o referido ponto e Gibraltar !!
Não sabia que o Inverno de 2004/2005 tinha sido com NAO negativo e tb estavamos com El Nino (parece existir certa relação entre eles) ... Existe muita gente a dizer isso noutros Foruns, mas dependendo da sua intensidade e momento angular (não sei o que isso é ... mas deve ter a ver com o seu posicionamento relativamente a qualquer coisa :huh:).
Mas tb em 2004/2005 os modelos todos previram um Outono/Inverno extremamente seco e foi isso que aconteceu ....
Mas estive agora a olhar nos arquivos e não vejo como pode ter sido negativo :huh:
As pressões nos Açores foram sempre ultra-fortes !!

Ainda em relação ao que estava a dizer um NAO negativo é meio caminho andado para um bom Inverno nas latitudes mais a sul, mas se o Jet desse uma ajudinha dava jeito !!
Por outro se o dito bloqueio a Norte tb for demasiado forte poderemos ter uma forte depressão nos Açores com prai 985 mb e termos um bloqueio a norte e um mais Anti_Ciclone na Escandinávia estendo-se até Portugal como vai acontecer nos proximos tempos.
Um forte NAO em vez um ligeiro é sempre o ideal, mas para ser sincero já vi isto mais favorável para que tal aconteça.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois o que acontece é que o NAO é medido pela diferença de pressão entre os Açores e algures ali perto da Gronelândia !! Contudo existe quem defenda que deveria ser entre o referido ponto e Gibraltar !!
Não sabia que o Inverno de 2004/2005 tinha sido com NAO negativo e tb estavamos com El Nino (parece existir certa relação entre eles) ... Existe muita gente a dizer isso noutros Foruns, mas dependendo da sua intensidade e momento angular (não sei o que isso é ... mas deve ter a ver com o seu posicionamento relativamente a qualquer coisa :huh:).
Mas tb em 2004/2005 os modelos todos previram um Outono/Inverno extremamente seco e foi isso que aconteceu ....
Mas estive agora a olhar nos arquivos e não vejo como pode ter sido negativo :huh:
As pressões nos Açores foram sempre ultra-fortes !!

Outubro e Novembro foi muito negativo, tornou-se positiva em Dezembro e Janeiro, foi ligeiramente negativa em Fevereiro e muito negativa, -3.3, em Março.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
O problema é que ás vezes os AA são tantos ao mesmo tempo e isto bloqueia tudo ...
Por acaso Outubro de 2004 aqui no Algarve até foi chuvoso !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O problema é que ás vezes os AA são tantos ao mesmo tempo e isto bloqueia tudo ...
Por acaso Outubro de 2004 aqui no Algarve até foi chuvoso !!

Olha que não foi Aurélio, olha que não foi, o Outubro foi chuvoso em todo o país e abaixo da normal no Algarve foi seco a normal, Faro só tem 37.5 mm nesse Outubro de 2004.

Os anos mais chuvosos no Algarve foi sempre negativa, excepção Dezembro de 1992 foi positiva, em Dezembro de 1989 mês que choveu cerca de 500 mm a NAO foi bastante negativa.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Histórico do NAO

polarmet.mps.ohio-state.edu/NAO

Excelente site .....
Será somente impressão minha ou 1876 terá sido um ano demoniaco ....
Em termos de NAO negativo os finais do SEC. XIX parece ter sido demoniaco, com valores de NAO de -5,0 ou até mesmo de -7 num mes de Outubro;
No ano de 1876 Novembro teve -5,4 o que para esse mês deve ter sido medonho assim como Dezembro que se seguiu.

Aliás parece que tivemos mais ou menos 30 anos Muito chuvosos no final do sec. XIX, depois mais ou menos secos nos seguintes 30 anos, provalmente com os anos 6 e 9 habitualmente chuvosos, depois mais uns trintões assim, assim e depois mais 30 anos chuvosos .... e agora parece que entramos numa fase mais seca ou não !!
Parece haver mais ou menos uma flutuação de 30 anos em termos de NAO positivo ou negativo e acho que agora supostamente deveriamos estar a entrar na fase negativa do NAO !!

Não liguem muito ao que disse mas li exaustivamente o site acima mencionado e tive essa ideia !!
O NAO tb flutua entre o Outono e o Inverno ...
Mas são apenas pequenas considerações, não quer dizer que seja um ciclo .....
Mas destaco claramente esses anos a partir dos anos 70 do sec. XIX, impressionantes os valores do NAO em alguns casos !!!

Terá sido 1876 o ano mais chuvoso de sempre nomeadamente no seu Outono ???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olha que não foi Aurélio, olha que não foi, o Outubro foi chuvoso em todo o país e abaixo da normal no Algarve foi seco a normal, Faro só tem 37.5 mm nesse Outubro de 2004.

Os anos mais chuvosos no Algarve foi sempre negativa, excepção Dezembro de 1992 foi positiva, em Dezembro de 1989 mês que choveu cerca de 500 mm a NAO foi bastante negativa.

Tenho usado a estação sempre de São Brás de Alportel porque tem os dados actualizados até agora .... as restantes deixaram de transmitir ou desde de 2001 ou 2008 ... Enfim !!

O que acontece é que quando as chuvas vem de oeste ou Noroeste as estações da serra registam sempre mais precipitação e deve ter sido isso que aconteceu em Outubro de 2004 !!

Quanto ao facto do NAO ser negativo em Outubro, Abril, Maio ou Setembro pouca importancia lhe dou !!
Importantes é os valores do NAO na época entre Novembro e Fevereiro, ou, Novembro a Março !!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Será só impressão minha ... ou estamos numa fase de corte geral de precipitação que o tempo é de seca ...:disgust::disgust:

O que acabei é muito vago mas parece-me cada vez mais que os modelos de previsão estão-se juntando ao MetOffice e assim será o "Deja Vu" á precipitação aqui para nosso cantinho ...
Mas isso no dia 1 de Novembro voltaremos a falar sobre isso ...

Neste momento já não me está a agradar nada algumas conjunturas que se estão formando !!

Isto porque essas linhas de altas pressões previstas a norte estão imensa vontade de cortar a linhas de baixas de pressões que supostamente atravessaria o Atlântico rumo ao Mediterrâneo ....

Já vi isto muito melhor ... mas dia 1 Novembro falaremos então quando já terei mais previsões concretas
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Costumo seguir as previsões do Joe Bastardi do Accuweather.com que costumam ser bastante correctas.
Para este Inverno prevêm temperaturas bem abaixo da média para a maioria da Europa, com o posicionamento do anticiclone na Escandinávia. Ou seja, tempo frio e seco para Portugal.

Quem sabe propício a queda de neve a cotas baixas tal como no ano passado.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Costumo seguir as previsões do Joe Bastardi do Accuweather.com que costumam ser bastante correctas.
Para este Inverno prevêm temperaturas bem abaixo da média para a maioria da Europa, com o posicionamento do anticiclone na Escandinávia. Ou seja, tempo frio e seco para Portugal.

Quem sabe propício a queda de neve a cotas baixas tal como no ano passado.


Desculpa mas não foi nada disso !!

Vê o vídeo com muito mais atenção :
http://www.accuweather.com/video-on-...eo=46727180001

Ao ires acompanhando a previsão dele podes verificar que ele preve o Jet tremendamente a sul e altas pressões basicamente em toda a Europa do Norte mas fundamentalmente onde nos interessa ..algures entre a Gronelândia , Islandia e Reino Unido !!
Quanto a temperaturas ele apenas preve tempo bastante frio na segunda metade do Inverno la´mais pro meio de Janeiro e principalmente Fevereiro afectando quase a Europa inteira no mês de Fevereiro ...

Para mim a parte que eu gosto mais é que dá precipitação acima da média no Inverno para Peninsula Ibérica e Mediterrâneo !!
Acho que ele referia-se tb a este caso entre Novembro e Fevereiro !!

Gostei de ver o Jet tão a sul e vindo de Sudoeste !!:D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Vejam as diferenças.

Previsão da T2m a 8 de Outubro:

Agora a previsão que lá está hoje, com data de 19 de Outubro:


A Europa Central teria uma anomalia muito posítiva. Agora tem uma anomalia negativa. O norte da Europa o contrário. Até dá ideia que os mapas são simétricos.
Não esquecer que a 8 de Outubro a generalidade dos modelos de previsão a alguns dias, GFS, ECMWF, etc, já viam a incursão fria na Europa Central. A previsão sazonal da NOAA não viu o que se ia passar na semana seguinte, como há-de ver mais além?
Para mim as previsões sazonais não são muito de fiar, apesar de algumas darem uma boa indicação a nível global. Mas a NOAA é um desastre, confio mais no Borda d'Água que neste orgânismo.

Não vou pôr as cartas que não estou com muito tempo, mas na Europa Oriental voltou a acontecer exactamente o mesmo este mês ao nível das T2m.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não vou pôr as cartas que não estou com muito tempo, mas na Europa Oriental voltou a acontecer exactamente o mesmo este mês ao nível das T2m.

Eu pessoalmente não ligo ás previsões de temperaturas nem foi algo que ligasse nem ao NOAA nem a nenhum !!
Mas garanto-te uma coisa eles acertam muito mais em precipitação, olhando a 2/3 meses de distancia do que nas temperaturas em falham quase sempre (mas tb acho esta parte mais dificil).
Não vale a pena criticares pois andamos ás voltas e falamos sempre o mesmo, :D
Vá um abraço,
E não olho somente a um modelo ... mas diversos modelos e comparo-os !!